Pastor de Beauce

Pastor de Beauce

Pastor de Beauce

Pastor de Beauce
imagem: site culturamix.com

O pastor de beuce é descendente dos “cães de planície” que antigamente vigiavam os rebanhos da Bacia parisiense. Entre eles, os de pêlo curto foram denominados, no final do século XIX, de Beaucerons. Os de pêlo longo se denominaram os Briards. E. Boulet (mais conhecido pelosseus Grifos do mesmo nome), instigador da raça, participou à criação de um Clube Francês do Cão de pastor em 1896. Em 1911, nasceu o Clube dos Amigos do Beauceron. Devido a suas marcasfogo nas extremidades dos membros, o Beauceron foi qualificado de “Bas Rouge” (Meias Vermelhas). A seleção do Beauceron hesitou muito tempo entre o trabalho com rebanho, as exposições, os concursos de guarda e de defesa. Todavia, mantiveram-se sobretudo fiéis ao tipo condutor de rebanho. Muito difundido na França, mas praticamente desconhecido no estrangeiro, exceto na Bélgica.

GRUPO CINOLOGICO 1 – CÃES PASTORES

PAÍS DE ORIGEM França
NOME DE ORIGEM Berger de Beauce
OUTROS NOMES Beauceron, Bas-Rouge,Cão de Pastor francês de pêlo curto.

Principais características anatômicas:

CABEÇA
Longa (2/5º do tamanho), modelada. Crânio chato. Stop pouco pronunciado. Cana nasal ligeiramente convexa. Focinho nem
estreito nem pontiagudo.
OLHOS
Redondos, escuros, com uma expressão franca.
ORELHAS
De inserção alta. Naturalmente pendentes, não coladas, mas chatas e curtas. Se forem cortadas, são portadas eretas.
CORPO
Sólido, poderoso, de construção geral sólida e musculoso sem ser pesado. Pescoço musculoso. Peito largo, alto e profundo. Dorso reto. Lombo largo. Garupa pouco inclinada.
MEMBROS
Pernas portadas ligeiramente para trás. Patas ovais, compactas. Ergots duplos nos membros posteriores, situados no interior, junto da pata. Patas fortes e redondas.
CAUDA
Inteira, portada baixa, ligeiramente guarnecida de pêlos, descendo até a ponta do jarrete, sem desviar, formando um ligeiro gancho
em forma de J.
PÊLO
Raso na cabeça,forte, grosso, assentado (3-4 cm de comprimento) no corpo. As coxas e a parte inferior ligeiramente franjado.
Sub pêlo muito curto,fino, denso e penugento, de preferência cinza rato.
PELAGEM
Preta e fogo (bicolor), luvas vermelhas (o mais freqüente). Cor preta muito carregada. Fogo: canela. Marcas fogo: nas pastilhas
por cima dos olhos, de ambos os lados do focinho, garganta, na parte inferior da cauda; nos membros fogo descendo até as patas e os
antebraços (gênero de “meias” a que se deve o nome de Bas-Rouge (“Meias-Vermelhas”). Arlequim: cinza, preto, e fogo (tricolor), cinza e preto distribuídos em partes equivalentes, em manchas e com as mesmas marcas fogo clássicas).

TAMANHO DO PASTOR DE BEAUCE

Macho: de 65 a 70 cm
Fêmea: de 61 a 68 cm.

PESO DO PASTOR DE BEAUCE

De 30 a 40 kg

Temperamento, aptidões, educação:
Fiel, corajoso,rápido,resistente, vigilante com uma presença dissuasiva surpreendente. Incorruptível e desconfiado com estranhos. Fiel a seu dono, manso com as crianças, só consegue ser feliz no meio de uma família. É preciso saber que eles e muito dominador perante outro macho. Seu faro de grande desempenho é utilizado desde a pistagem até a buscade trufas. É um obediente atrevido, isto é um cão com um comportamento direto, dinâmico, corajoso no trabalho e ao mesmo tempo manejável e obediente.

Fonte: enciclopedia canina Royal Canin

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

Deixe um comentário