Penteados para lhasa apso

Pelos longos e sedosos, uma tranquilidade cativante e muita delicadeza. Esses são os traços mais marcantes da raça lhasa apso, um cãozinho muito calmo e fácil de conviver, perfeito para quem busca um amigo para tardes de leitura ou brincadeiras leves, que não remetam a grandes aventuras.

Lhasa Apso

Muito procurado por papais ou mamães que vivem em apartamentos ou casas com quintais pequenos, o lhasa apso se dá muito bem com outros pets e crianças. Aliás, ele gosta bastante de brincadeiras que envolvam descobertas, embora troque facilmente as corridas por horas de cochilo ao lado de seus humanos favoritos.

Bastante silencioso, ele não é um cachorro do tipo que faz escândalos ao ouvir passos no corredor. Ao contrário, seu lhasa dará “sinal de vida” apenas se achar que algo pode fazer mal a você, porque, apesar de pequeno, ele é muito corajoso e está disposto a tudo para proteger aqueles que mais ama.

Cuidados com o pelo e dicas de penteados para o seu lhasa apso

Os cães da raça lhasa apso não costumam dar muito trabalho a seus pais, mas têm uma parte de seu corpo que precisa de muita, muita atenção. Aliás, ela requer cuidados diários: seu pelo.

Os “cabelos” longos do lhasa precisam ser escovados todos os dias, para evitar que embaracem. E, de tempos em tempos, é preciso optar pela tosa lhasa apso, para amenizar o calor que o pequeno sente com tantos pelos e também renovar o seu visual, afinal todos nós gostamos de um bom corte de cabelo, não é mesmo? Isso inclui também o seu amiguinho peludo.

Lhasa apso penteado

Modelos de penteados para seu Lhasa

Para o dia a dia

Para deixar seu lhasa apso com um belo penteado todos os dias, a dica é comprar elásticos e lacinhos, prendendo principalmente os pelos que caem na região dos olhos e podem incomodar e atrapalhar a visão do seu amiguinho.

Já para os meninos lhasa, a dica é investir em enfeites em formato de gravatinha. Além de modernos, eles ficam muito fofos.

Combinando penteados

Você é um papai ou mamãe criativo? Que tal combinar penteados diferentes? Uma boa dica é deixar os pelos do rosto do lhasa com a aparência de um urso de pelúcia e fazer um nó alto com os pelinhos da cabeça. Quer ousar ainda mais? Faça uma tosa em formato de juba de leão. Seu cãozinho vai ficar muito estiloso.

Nó alto

Para quem quer deixar o lhasa com muita classe e estilo, o nó alto é a melhor pedida. Para fazê-lo, basta prender os pelos com o nó mais acima da cabeça. Mas atenção: esse tipo de penteado só pode ser feito nos cachorros que estão com o pelo longo.

Tosa do Lhasa Apso

Mas, afinal, como escolher a melhor tosa do lhasa apso? Aqui, vale conversar com profissionais e ver também como o animalzinho se adapta. Nesse momento, é importante não exagerar, para que o pequeno não fique completamente sem pelos. Ah, e tome cuidado com a época da tosa.

Além do melhor tipo de tosa, um tema que costuma dividir os donos é o melhor período para o corte. Afinal, quando devo tosar o animal?

Prefira sempre as estações mais quentes do ano, assim o cãozinho não corre o risco de sentir frio, e seus pelos já terão crescido quando os dias mais frios chegarem. Tosou seu lhasa e o tempo esfriou? Agasalhe o animalzinho.

Tosa bebê para lhasa apso

Alguns tipos de tosa costumam fazer muito sucesso com os tutores de lhasa, como o caso da tosa bebê (também conhecida como tosa filhote), onde a pelagem do cãozinho é cortada bem curtinha, deixando o pet com carinha de filhote.

Já na tosa japonesa, o cachorro fica com o ar de um verdadeiro ursinho de pelúcia. Perfeito para quem quer deixar seu lhasa apso ainda mais delicado depois de uma bom corte do pelo.  

 

Características e personalidade

O lhasa apso adulto é pequeno (não mede mais do que 29 centímetros), mas o que esse simpático cãozinho não tem em tamanho, ele não economiza em alegria. Com um jeitinho tímido encantador, o lhasa é extremamente companheiro, do tipo de cãozinho que está ao lado de seus pais onde eles estiverem (quase como uma pequena sombra a seus pés).

Por ser assim, digamos não tão amante de longas corridas, os cães da raça lhasa apso precisam de algum estímulo para se exercitar (embora eles adorem passar longas horas ao seu lado, apenas observando enquanto você dorme, e tirando longos cochilos), mesmo que eles tenham todo o espaço do mundo para dar aquela corridinha. Aliás, ver um animalzinho dessa raça correndo desenfreado é algo muito raro.

Como são bastante curiosos, a dica é investir em brincadeiras onde a família toda participe, instigando o pequeno a, por exemplo, encontrar seu brinquedinho favorito. E oferecendo uma recompensa sempre que possível.

Quer uma dica de como fazer seu lhasa apso ficar ainda mais satisfeito depois de uma tarde de brincadeiras? Faça aquele carinho em sua barriga, enquanto ele descansa na poltrona favorita. Seu amiguinho vai lhe agradecer.

Sobre o autor

Ana Luísa

Ana Luísa

Apaixonada por gatos, séries de comédia romântica e livros de suspense. Mãe da Lola Maria e Alice Maria, duas gatas que enchem a vida de amor e a roupa de pelos. Quando encontra algum gatinho na rua sai correndo atrás - mesmo que tenham donos. Sonha em ter um cachorro Vira Lata pra completar a família.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.