Raças de gato peludo

Atenção, gateiros e gateiras de plantão! Se sua vontade é adotar um gato que pareça uma bolinha de pelos ambulante, não pode perder esta lista de raças de gato peludo que preparamos! São cinco felinos domésticos para você conhecer e, quem sabe, aumentar a família!

Mas olha só, não esqueça que os pais humanos desses bichinhos não podem se queixar de ver a casa cheia de pelos e muito menos deixar de escovar o “casaco” dos bichinhos com frequentemente (alguns diariamente). Aproveite estes momentos para encher o gato de carinho 😻

Conheça a nossa seleção de raças de gato peludo:

Persa

Gato Persa branco

Esta é uma das raças mais conhecidas do planeta e não há dúvidas que pelagem do bichinho é um dos motivos para tanto sucesso.

De porte médio, os gatos Persas têm fios longos e sedosos em quase todo o corpo, inclusive na cauda. Ele pode ser encontrado nas mais diferentes cores (mais de 100 opções!) e ama a vida 100% domiciliada.

Para garantir a saúde dos pelos do Persa é necessário fazer escovações diárias com uma boa escova, retirando as sujeiras e evitando a formação de nós. Aproveite a oportunidade para fazer um check-up na pele do gato, já que a raça é propensa a infecções e seborreia. 

Angorá

Gato Angorá Turco branco

Outra raça super popular e desejada, o Angorá tem origem turca e seus pelos lembram um tapete no qual você adoraria ficar horas e horas passando a mão e fazendo um carinho (se o pet assim deixasse 😹).

O Angorá também pode ser encontrado em diversas cores, porém a mais famosa é a pelagem toda branca e com os olhos azuis, mas fica o alerta: existe uma grande chance de que com essa combinação os filhotes nasçam surdos devido a um defeito no gene dessas cores.

Por conta da ausência de subpelos, a necessidade de escovação frequente é maior para que os fios não formem nós. Porém, como já demos o spoiler, não é todo dia que você conseguirá tratar as madeixas do seu peludinho, já que o Persa costuma não gostar de ser tocado com muita frequência.

Maine Coon

Maine Coon tricolor

Este aqui pode chegar a um metro de comprimento e é uma das raças de pelo longo mais antigas que existe! A cor da sua pelagem tem tons de marrom, mas também pode ser encontrada nas cores cinza, branco, tricolor e tartaruga.

Se você quer uma raça de gato grande e peludo nem tem muito o que pensar, o Maine Coon é a escolha certa. Além de bonitão, o felino é bastante carinhoso, inteligente e brincalhão, principalmente com as crianças.

Como sua pelagem é densa, a escovação diária é obrigatória para manter os pelos lindos e brilhantes. E pra finalizar uma curiosidade, O Maine Coon adora água! Mas isso não quer dizer que os banhos precisam ser dados com frequência. A gente explica melhor sobre isso neste outro post.

Himalaio

Gato Himalaio bicolor

Talvez o nome não lhe seja tão familiar, mas aposto que você já viu esse rostinho por aí. Resultado da mistura entre Siameses e Persas, o Himalaio é um dos reis dos memes por conta da sua carinha de bravo.

Os pelos do Himalaio herdaram toda a genética dos Persas, já as cores são parecidas com a do Siamês: castanho-escuro, azul, chocolate, lilás, tartaruga e azul-creme. Seu pelo, por ser longo, requer escovações frequentes, ao menos três vezes por semana.

Atenção à lacrimação excessiva, que pode provocar manchas ao redor dos olhos, crostas e até feridas. E uma dica que vale para todos os gatos: capriche na escolha da alimentação, ele é essencial para manter os pelos bonitos e saudáveis!

Ragdoll

Ragdoll bicolor

Fechando a nossa lista de gatos peludos de raça, trouxemos o Ragdoll, que tem a fama de se comportar como um cachorro e, assim como os caninos, também podem aprender truques e comandos.

A pelagem bem macia do pet pode ser vista em diversas cores, porém as mais comuns são marrom, azulado, cinza, gelo, lilás e creme, sendo que nas extremidades do corpo os pelos são mais escuros.

Recomenda-se aos pais e mães deste pet que façam uma escovação diária, pois além de cuidar dos pelos, é uma forma de retirar também o excesso de fios soltos que podem ser engolidos pelo bichinho e causar as indesejáveis formação de bolas de pelos no estômago, que podem colocar a saúde dos gatos em risco.

Gostou do nosso top 5 de raças de gato peludo? Então compartilhe!

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e que não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.