Pesquisa diz que pets têm mais chances de serem canhotos que humanos

Você sabia que, assim como os seres humanos, os animais também possuem uma preferência específica por usar mais membros direitos ou esquerdos? A princípio, pesquisadores do mundo inteiro acreditavam que apenas as pessoas poderiam ser destras ou canhotas, mas alguns estudos provam que os animais também costumam preferir um lado do corpo para realizar certas atividades.

As descobertas não param por aí: novas pesquisas mostram que cães e gatos são mais propensos a serem canhotos do que os humanos. Para quem não sabe, apenas 10% da população mundial tem predileção pelo lado esquerdo do corpo. Entretanto os números são bem diferentes em relação aos pets.

Pesquisa diz que pets têm mais chances de serem canhotos que humanos

Os pesquisadores da Universidade de Bochum, na Alemanha, constataram que 54% dos felinos são destros e 46% canhotos, quando classificados em duas categorias (patas esquerdas ou direitos). Em pesquisas que foram utilizadas três categorias (direita, esquerda e sem preferência clara), 39% dos bichanos se mostraram adeptos aos membros do lado direito, 36% pelos esquerdos e 25% não mostraram preferência. À vista disso, é possível notar que a chance dos gatos serem canhotos é pelo menos três vezes maior que os humanos.

Enquanto apenas 10% da população humana tende a ser canhoto, de acordo com a mesma pesquisa, 31% dos cães têm preferência pela pata esquerda, isto é, assim como gatos, a probabilidade de um cachorro ser canhoto também é três vezes maior que a de uma pessoa.

Meu pet é destro ou canhoto?

Ficou curioso para saber se o seu filho de quatro patas é destro ou canhoto? Saiba que você pode descobrir de uma maneira bem simples. Comece a reparar qual pata ele mais utiliza no dia a dia, seja para brincar com o brinquedo preferido, para arranhar a porta, pegar objetos, para pedir carinho, entre outros. 

Além disso, é possível fazer alguns testes, principalmente durante algumas brincadeiras. No caso dos cães, faça com que o cão use alguma das patas para pegar um petisco ou brinquedo. Já a brincadeira do laser com os gatos pode traduzir qual pata ele tem preferência. 

Conseguiu descobrir se o seu pet é destro ou canhoto? Conte pra gente nos comentários!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.