Plantas tóxicas para cães e gatos

 

patinhasdegrife.blogspot.com

patinhasdegrife.blogspot.com

Plantas tóxicas para cães e gatos – elas existem mesmo?

Quem adora animais, adora todas as formas de vida. Sendo assim, é muito comum que donos de cães e gatos decorem suas casas ou jardins com belas plantas e flores, afinal, a casa fica muito mais alegre e cheia de vida. Mas… Quem nunca viu seu animal cheirando a plantas do vaso? Cães e gatos têm, muitas vezes, o hábito de comer ou, pelo menos, mordiscar algumas dessas plantas que temos dentro de casa, mas já pararam para pensar se alguma delas é tóxica para seus animais?

Plantas venenosas para cachorros e gatos

Muitas plantas que são comumente usadas na decoração da nossa casa são plantas tóxicas para cães e gatos, e é de extrema importância reconhecer seu poder tóxico para removê-las de casa ou deixá-las inacessíveis. Mas o que são plantas tóxicas? As plantas tóxicas possuem toxinas nocivas para nós e para animais e sua ingestão pode causar reações adversar e até levar à morte.


plantas venenosas para cães e gatos

Quais são as plantas tóxicas para cães e gatos?

Esses são os nomes de algumas plantas tóxicas para animais. Confira a lista e certifique-se de que não tem nenhuma delas em casa:

  • Azaleia (Rhododendron simsii; Rhondedron obtusum): Suas flores são lindas, encantando a casa e atraindo os animais, por isso, muito cuidado!
  • Bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima): Sua venda aumenta durante a época de fim de ano, já que sua presença está relacionada às festas natalinas. É nesta época que os casos de intoxicação aumentam. Sua casa pode ficar linda com bicos-de-papagaio sintéticos – pense nisso!
  • Comigo-ninguém-pode (Dienffenbachia picta).
  • Costela-de-adão (Monstera deliciosa).
  • Copo-de-leite (Zantedeschia aetiopica): o copo de leite é a planta tóxica que mais se comenta por aí. Infelizmente, apesar de ser muito bonita, é venenosa para animais.
  • Coroa-de-cristo (Euphorbia milii): Por conter muitos espinhos, é comum em jardins como forma de cerca. Neste caso deve-se tomar cuidado na hora do passeio!
  • Espada-de-são-jorge (Sansevieria zeylanica).
  • Espirradeira (Nerium oleander).
  • Glicínia (Wisteria sinensis).
  • Hera (Hedera helix).
  • Lírio (Lilium sp.).
  • Mamona (Ricinus communis).
  • Mandioca brava ou castelinha (Manihot sp.).

 

imaginacaoativa.wordpress.com

imaginacaoativa.wordpress.com

Alguns frutos também possuem potencial tóxico, geralmente devido às sementes. Neste caso, evite oferecer frutas com sementes ao seu cão ou gato e consulte sempre seu médico veterinário de confiança antes de acrescentar alguma fruta na alimentação do seu bichinho de estimação. Confira aqui uma lista de alimentos proibidos para cachorros.

O que fazer caso meu animal tenha ingerido uma planta venenosa?

No caso de ingestão de alguma das plantas citadas, leve seu animal imediatamente à clínica veterinária mais próxima e informe a ele o nome da planta tóxica ingerida pelo seu cachorro ou gato para que seja feito o tratamento correto de primeiros socorros. Os sintomas variam de prostração, vômito a irritação de pele, porém a evolução geralmente é rápida devido à toxina, levando à morte em pouco tempo.

Para se ficar livre de preocupações, o ideal é evitar manter plantas tóxicas para cães e gatos dentro de casa. Existe grande diversidade de flores decorativas que não fazem mal ao seu animal e, de quebra, enfeitam sua casa. Que tal trocar as plantas verdadeiras pelas artificiais?

www.centroveterinariocambui.com.br

Sobre o autor

Juliana Packness

Juliana Packness

Especialista em patologia clínica veterinária

5 Comentários

Deixe um comentário