Por que a maioria dos gatos não gosta de carinho na barriga?

Como todo apaixonado por gatos, quando vemos a cena fofa de um gatinho deitado de barriga para cima, a nossa iniciativa é acariciá-lo. Porém, nem todos gostam desse tipo de carinho e você pode ser recepcionado com uma mordida. Claro que nem todos os gatos demonstram esse comportamento, os bichanos são únicos e cada um possui seu próprio temperamento.

Gato com a barriga para cima

Normalmente, os gatos preferem carinho em regiões que não apresentem riscos a  ele e não são vistos como ameaças, como o queixo, cabeça e costas. Quando expõem a barriga, os gatos sentem que estão vulneráveis, por isso não pegue-o de surpresa, faça carinho primeiramente nas patas e pernas.

Por que os gatos não gostam de carinho na barriga?

Algumas pessoas ainda acham que os gatos não gostam de afeto, mas isso não é uma verdade absoluta. Os gatos impõem limites a todos ao seu redor e deixam claro quando não estão gostando de um carinho ou comportamento. 

Quando se encontram de barriga virada para cima na sua presença, significa que estão confortáveis no ambiente e que confiam em você. Mas isso não é um convite para um carinho! Não são todos que irão te receber com uma mordida ou arranhão caso acaricie a barriga, mas a grande maioria não gosta muito desse tipo de contato.

Na região do tórax e barriga, encontram-se os órgãos vitais dos bichanos e, por isso, os gatos evitam o máximo expor essa região. O comportamento é uma forma de se manterem seguros na presença de predadores. 

Vale fazer um teste e ficar sempre atento aos sinais dados pelo pet. Respeite seus limites e evite conflitos para que tenham uma convivência harmoniosa. 

Sobre o autor

Gabriela Azevedo

Gabriela Azevedo

Formada em design gráfico e cursando medicina veterinária, profissão que herdei paixão graças ao meu pai. Catlover e apaixonada pelos meus 6 gatinhos (Tchantcham, Drake, Josh, Marie, Maysa e Cara Preta -in memoriam- ♥) e pelos pets agregados que fazem parte da minha vida (todos os que encontro. bem doida dos bichos!).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.