Por que meu gato mostra a língua quando sente alguns cheiros ou gostos?

Quem é pai ou mãe de gato com certeza já pegou o seu felino “fazendo careta” alguma vez que sentiu um cheiro ou gosto diferente… Não é raro que os bichanos coloquem a língua pra fora e emitam um som estranho em situações nas quais são expostos a algum alimento ou odor novo. Diferentemente do esperado, por mais que possa parecer, eles não costumam vomitar neste momento, afinal, trata-se de uma simples resposta de seu corpo ao estímulo apresentado. Entenda:

Os gatos possuem, no “céu da boca”, algo chamado órgão vomeronasal (antigo órgão de Jacobson) que os auxilia na identificação de cheiros. Ele não serve apenas para a hora de se alimentar, mas também para “perceber” odores, hormônios e feromônios de outros gatos identificando, por exemplo, seus status reprodutivo.

Quando abrem a boca, os gatos conseguem facilitar a passagem dos cheiros pelo órgão mencionado e, quando ele é mais expressivo, seus sinais acabam sendo mais exagerados, provocando a tal “careta”. Com isso, quando sentir o cheiro apenas pelo nariz não é o suficiente, ocorre um tipo de reflexo que faz com que coloque sua língua para fora, simulando como se fosse vomitar. 

Não é difícil, ainda, os pegarmos somente com a boca aberta próximos de onde algum outro pet urinou, por exemplo, e isso ocorre pelo mesmo motivo! Felinos selvagens também fazem isso até com mais frequência do que os domésticos. Isso porque, devido aos seus instintos mais aflorados, usam e abusam do órgão vomeronasal com mais frequência para identificar possíveis parceiros sexuais, ameaças ao bando e o estado dos alimentos. 

Sobre o autor

Jade Petronilho

Jade Petronilho

É jornalista por formação e comportamentalista veterinária por paixão. Desde criança é a "louca dos bichos", por isso resolveu estudar medicina veterinária, etologia e nutrição animal, mas ainda pretende, um dia, fazer zootecnia. Atualmente tem dois cachorros, dois gatos e 13 peixes, mas além de cães, gatos e peixes, também já foi tutora de um coelho, três periquitos, dois porcos da índia, dois pintinhos e três cabritos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.