Cadastre-se e ganhe 20% OFF na primeira assinatura!

Por que gato não pode usar guizo?

Por que gato não pode usar guizo?

Quando alguns pais de primeira viagem adotam um gatinho, bate aquele medo de perder o bichano de vista e, por isso, acabam utilizando guizos, – aqueles sininhos que produzem som a cada movimento do animal –  nas coleiras, mas saiba que isso não é recomendável. Entenda porque gato não pode usar guizo nesta matéria. 

gato branco e marrom usando uma coleira vermelha com guizo.

O característico barulho de sino pode não afetar em nada na audição do ser humano e pode parecer útil à primeira vista para localizar o pet, mas na verdade, é muito prejudicial para a saúde do bichano, por isso, não é indicado utilizar esse tipo de acessório nas coleiras. 

Como o guizo pode prejudicar o gato? 

Além de poder afetar a audição do felino ao longo do tempo, os guizos podem causar outros problemas de saúde em decorrência ao estresse que o gato é exposto ao ouvir esse barulho de forma constante, a cada movimento. 

Os gatos têm instintos predadores que podem ser afetados com a utilização de guizos, já que o barulho produzido anuncia qualquer movimento que o bichano faça, gerando a sensação de vulnerabilidade e indo totalmente contra a natureza do gato. 

gatinho brincando com rato de brinquedo

Já pensou escutar um barulho irritante no ouvido a cada movimento feito? Não seria nada legal, não é? É isso que os gatinhos sentem quando tem um guizo na coleira!

Alternativas para não perder seu gatinho de vista!

Existem formas alternativas e mais favoráveis para saber o paradeiro do seu gatinho dentro de casa sem prejudicar a saúde e bem-estar do pet. Você pode utilizar técnicas de adestramento com recompensa para que o bichano venha sempre que você chamar. 

É importante também manter todos os possíveis pontos de fuga com tela de proteção, para evitar que seu gatinho fuja!

Outra dica legal é, ao invés de manter o guizo pendurado na coleira, opte por uma plaquinha de identificação com seus dados que não vai atrapalhar seu gato e ainda vai ser muito útil em casos de fuga.

Agora que você já sabe por que gato não pode usar guizo, acompanhe o Blog da Petlove e veja mais conteúdos de bem-estar e comportamento dos gatos!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Vanessa Santos

Estudante de Publicidade e Propaganda, mãe de um Pug muito preguiçoso chamado Harry e aspirante à escritora apaixonada por criar.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.