Por que gato não pode usar guizo?
Quando alguns pais de primeira viagem adotam um gatinho, bate aquele medo de perder o bichano de vista e, por isso, acabam utilizando guizos, – aqueles sininhos que produzem som a cada movimento do animal – nas coleiras, mas saiba que isso não é recomendável. Entenda porque gato não pode usar guizo nesta matéria.
O característico barulho de sino pode não afetar em nada na audição do ser humano e pode parecer útil à primeira vista para localizar o pet, mas na verdade, é muito prejudicial para a saúde do bichano, por isso, não é indicado utilizar esse tipo de acessório nas coleiras.
Como o guizo pode prejudicar o gato?
Além de poder afetar a audição do felino ao longo do tempo, os guizos podem causar outros problemas de saúde em decorrência ao estresse que o gato é exposto ao ouvir esse barulho de forma constante, a cada movimento.
Os gatos têm instintos predadores que podem ser afetados com a utilização de guizos, já que o barulho produzido anuncia qualquer movimento que o bichano faça, gerando a sensação de vulnerabilidade e indo totalmente contra a natureza do gato.
Já pensou escutar um barulho irritante no ouvido a cada movimento feito? Não seria nada legal, não é? É isso que os gatinhos sentem quando tem um guizo na coleira!
Alternativas para não perder seu gatinho de vista!
Existem formas alternativas e mais favoráveis para saber o paradeiro do seu gatinho dentro de casa sem prejudicar a saúde e bem-estar do pet. Você pode utilizar técnicas de adestramento com recompensa para que o bichano venha sempre que você chamar.
É importante também manter todos os possíveis pontos de fuga com tela de proteção, para evitar que seu gatinho fuja!
Outra dica legal é, ao invés de manter o guizo pendurado na coleira, opte por uma plaquinha de identificação com seus dados que não vai atrapalhar seu gato e ainda vai ser muito útil em casos de fuga.
Agora que você já sabe por que gato não pode usar guizo, acompanhe o Blog da Petlove e veja mais conteúdos de bem-estar e comportamento dos gatos!
Deixe um comentário