Por que gatos gostam de coisas com cheiro ruim?

Os pais e mães de gatos ficam abismados, afinal, como pode um pet reconhecido por ser tão ligado à limpeza e que passa o dia cuidando da própria higiene, gostar tanto de coisas com cheiro fedorento, como roupas, meias e sapatos usados? 

Para fazer o papel de advogado dos gatos, a gente começa lembrando que os felinos domésticos têm o olfato muito apurado e o utilizam, entre outras coisas, para se comunicar com outros animais, marcar território e também saber mais sobre o ambiente que está. Só pra se ter uma ideia do poder olfativo do gato, o peludinho conta com aproximadamente 100 milhões de receptores na cavidade nasal, enquanto nós temos “apenas” cinco milhões.

Gato-olfato-Petlove

Gatos se interessam por qualquer cheiro

Como as narinas do gato desempenham um papel muito importante, o pet passa boa parte do tempo cheirando quase tudo o que está ao seu redor. E mesmo que pra gente algo não tenha um odor bom, para o gato tudo pode despertar o interesse para ser avaliado, ou melhor, cheirado. 

Inclusive, o gato utiliza todas as vantagens que o seu olfato privilegiado oferece para saber mais sobre você! Isso mesmo, as roupas recém tiradas da máquina de lavar não vão chamar tanto a atenção do pet como o calçado que você acabou de tirar ao chegar da rua. É que tudo aquilo que retém o nosso suor e fica em um ambiente quente e úmido acaba favorecendo a presença de bactérias, que deixam o odor mais concentrado, ou seja, mais rico para o olfato do felino doméstico. 

Por isso, ele tem mais facilidade de saber por onde você andou, até com riqueza de detalhes, por exemplo, se passou por algum parque ou teve contato com outros pets ou humanos. E fique feliz, pois o comportamento de “marido ou esposa ciumentos” são provas que o seu gato tem muito apreço por você e fica curioso por ter cada vez mais informações suas. Olha só que fofo!  

Aproveite que o seu pet tem um olfato potente e, quando precisar passar uns dias fora de casa, deixe uma roupa usada sua fazendo companhia para o gato. Essa é uma boa maneira de aliviar a saudade do pet que sofre com a ansiedade de separação, pois ele fica mais confortável em sentir o seu cheiro por perto.

Além de cheirar, não é raro que posteriormente os gatos rolem ou se esfreguem no objeto. Eles fazem isso para marcarem a roupa, sapato e afins com seus feromônios, deixando claro que estiveram por ali. 

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

7 Comentários

  • Gostaria e passar uns dias fora, em férias, e sempre tenho o mesmo dilema. Levo os gatos, ou deixo os gatos? Sempre opto por deixá-los, pois qualquer passeio os estressa. Deixo com uma babá que vai duas vezes ao dia para alimentá-los e afofá-los, e deixo as peças de roupa usada para eles matarem a saudade da mamãe. Tem algo mais que eu possa fazer?

    • Olá, Ana

      Você está no caminho certo, evitando que os bichinhos fiquem estressados por estar num ambiente desconhecido. Para matar as saudades (suas e deles), que tal programar videochamadas e encurtar o máximo possível os dias de ausência?

      abs

  • Meu gato fica eufórico com cheiros de água sanitária e sprays/pomadas mentoladas. Depois de limpar um ambiente com água sanitária e enxaguar, ele fica rolando no lugar e ronronando. E quando uso sprays ou pomadas pra dores musculares preciso imediatamente cobrir a região pois ele quer lamber e se esfregar. Por que ele faz isso? Existem riscos pra saúde dele mesmo que o contato seja apenas com o cheiro e não com a substância?

  • Olá boa tarde! Vou me ausentar por 5 meses e ñ quero q meus 2 gatinhos sofram com mha ausência. Que tal deixar mha cama com o último lençol q usei antes de viajar ? Sei q se deixa uma roupa mas pensei num lençol para deixar a cama forrada em vez de uma peça de roupa. Sei q eles qndo eu viajam ficam bem com meu filho q é na mesma casa mas na verdade eles estão mais acostumados comigo. Aguardo sua opinião. Um grande abraço.

    • Olá, Claudia

      Sim, você pode deixar o lençol e algumas peças de roupas também. Aproveite a tecnologia e faça videochamadas para “conversar” com os bichinhos. Avise o seu filho para evitar mudanças na rotina dos animais durante a sua ausência.

      abs

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.