OK!
> Bem-estar > Saúde > Por que meu cachorro destrói bichos de pelúcia?

Por que meu cachorro destrói bichos de pelúcia?

Por Jade Petronilho -

Praticamente não deu nem tempo de você entregar um bicho de pelúcia novo pro seu cachorro e ele já está completamente destruído, sem recheio e com pedaços espalhados pela casa toda… O que pode ser frustrante para os pais de pet é, na verdade, uma grande alegria para os cães que ganham bichinhos de presente!

Quando brincam loucamente com um bicho de pelúcia a ponto de deixá-lo totalmente desfigurado, pode ter certeza que você acertou na escolha! Diferentemente do que pensam alguns humanos, quando seu pet simplesmente destrói o brinquedo, significa que ele gostou – e muito!

Apesar de quase nunca enxergarmos nossos animais de estimação como uma espécie diferente da nossa, devemos ter em mente que os instintos às vezes falam mais alto e, embora possa não fazer sentido para nós, para eles uma ação como essa é mais do que natural. Os cachorros, como descendentes dos lobos, têm ainda alguns comportamentos típicos e, como não podem expressá-los normalmente, fazem algumas “adaptações” com objetos do dia a dia, como com bichos de pelúcia, por exemplo.

Quando seu cão brinca com um bichinho a ponto de destruí-lo, saiba que ele está caçando e ao tirar todo o conteúdo, está literalmente tirando as “vísceras” daquela presa. Repare é não é incomum os cães ficarem imobilizando o brinquedo, segurando com as patas e dando apenas algumas mordidas mais fortes em uma região específica.

Perceba, também, que não é raro que eles joguem o objeto para cima, exatamente como fariam se estivessem matando um animal menor do que eles. Quando os chacoalham rapidamente, trata-se também de uma mimetização do que os animais selvagens fazem para quebrar os ossos da caça, principalmente os do pescoço.

O que pode parecer algo um tanto quanto mórbido pra gente, é totalmente natural para eles e é um comportamento que faz com que se sintam satisfeitos como espécie, por isso, repense quando você briga com seu cachorro porque ele espalhou espuma por toda a sua casa e ainda te entregou a “carcaça” que sobrou do bichinho de brinquedo.

Por Jade Petronilho

É jornalista por formação e comportamentalista veterinária por paixão. Desde criança é a "louca dos bichos", por isso resolveu estudar medicina veterinária, etologia e nutrição animal, mas ainda pretende, um dia, fazer zootecnia. Atualmente tem dois cachorros, três gatos e oito peixes, mas além de cães, gatos e peixes, também já foi tutora de um coelho, três periquitos, dois porcos da índia, dois pintinhos e três cabritos. Hoje, é Coordenadora de Conteúdo Veterinário da Petlove&Co.

Veja todas suas publicações

12 comentários

  1. Margarida disse:

    Matéria muito interessante!!! Novo aprendizado

    1. Jade Petronilho disse:

      Olá! Muito obrigada pelo feedback! 🙂

  2. Mayara Souza disse:

    A minha sempre destrói no mesmo dia, e quando vê a gente vem trazer a “carcaça”
    Sempre imaginei que ela ficava feliz quando ganhava um bicho novo, pois só de ver a sacola do petshop já começa a pular e balançar o rabo
    Mas adorei saber que é realmente felicidade! Obrigada por esse texto, vi muito dela nesse comportamento de “arrancar as vísceras” e “quebrar os ossos”, minha casa sempre fica cheia de espuma rsrsrs

    1. Jade Petronilho disse:

      Olá! Tudo bem? Agora você já sabe que ela realmente gosta de ganhar esses presentes! 🙂

  3. Fernanda disse:

    Muito interessante! Tenho uma chihuahuinha de 01 ano e meio que destruiu TODOS, os bichinhos que deu a ela. E o comportamento durante a ‘ brincadeira’ é exatamente o descrito acima. Já o companheirinho dela, de 09 anos, nunca gostou de nenhum deles, tanto é que havia vários intactos, do tempo em que ele era um filhote…e que a irmã prontamente detonou, junto com os que ganhou.
    Obrigada pela ótima explicação

  4. Anônimo disse:

    adorei!!

    1. Jade Petronilho disse:

      Obrigada pelo feedback! 🙂

  5. Liliane disse:

    Mas não tem perigo comer a fibra dos bichos de pelucia?

    1. Jade Petronilho disse:

      Olá! Tudo bem? Tem sim, as brincadeiras devem ser sempre monitoradas e não podemos permitir que engulam pedaços dos brinquedos.

  6. Alexandra disse:

    Que linda explicação, gostei muito, afinal são os extintos ancestrais que na genética dos nossos cães por mais domesticados que sejam. Acho lindo quando eles brincam e correm felizes. Muito Obrigada pela matéria.

    1. Jade Petronilho disse:

      Olá! Tudo bem? Agradeço muito pelo feedback e o carinho! 🙂

  7. Márcia Bebiano
    Empresária.
    Quando meu único filho foi estudar em outra cidade, tive síndrome do ninho vazio e resolvi ter um cãozinho para alegrar a casa.
    Ele veio pacote completo:* raça buldogue francês * nasceu surdo * é albino * é alérgico * já fez cirurgia plástica no focinho * só come comida natural e hipoalergenica * entende tudo com linguagem de sinais * é a alegria da casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e fique sabendo das ofertas antes de todos!