Por que meu cachorro destrói bichos de pelúcia?

Praticamente não deu nem tempo de você entregar um bicho de pelúcia novo pro seu cachorro e ele já está completamente destruído, sem recheio e com pedaços espalhados pela casa toda… O que pode ser frustrante para os pais de pet é, na verdade, uma grande alegria para os cães que ganham bichinhos de presente!

Quando brincam loucamente com um bicho de pelúcia a ponto de deixá-lo totalmente desfigurado, pode ter certeza que você acertou na escolha! Diferentemente do que pensam alguns humanos, quando seu pet simplesmente destrói o brinquedo, significa que ele gostou – e muito!

Apesar de quase nunca enxergarmos nossos animais de estimação como uma espécie diferente da nossa, devemos ter em mente que os instintos às vezes falam mais alto e, embora possa não fazer sentido para nós, para eles uma ação como essa é mais do que natural. Os cachorros, como descendentes dos lobos, têm ainda alguns comportamentos típicos e, como não podem expressá-los normalmente, fazem algumas “adaptações” com objetos do dia a dia, como com bichos de pelúcia, por exemplo.

Quando seu cão brinca com um bichinho a ponto de destruí-lo, saiba que ele está caçando e ao tirar todo o conteúdo, está literalmente tirando as “vísceras” daquela presa. Repare é não é incomum os cães ficarem imobilizando o brinquedo, segurando com as patas e dando apenas algumas mordidas mais fortes em uma região específica.

Perceba, também, que não é raro que eles joguem o objeto para cima, exatamente como fariam se estivessem matando um animal menor do que eles. Quando os chacoalham rapidamente, trata-se também de uma mimetização do que os animais selvagens fazem para quebrar os ossos da caça, principalmente os do pescoço.

O que pode parecer algo um tanto quanto mórbido pra gente, é totalmente natural para eles e é um comportamento que faz com que se sintam satisfeitos como espécie, por isso, repense quando você briga com seu cachorro porque ele espalhou espuma por toda a sua casa e ainda te entregou a “carcaça” que sobrou do bichinho de brinquedo.

Sobre o autor

Jade Petronilho

Jade Petronilho

É jornalista por formação e comportamentalista veterinária por paixão. Desde criança é a "louca dos bichos", por isso resolveu estudar medicina veterinária, etologia e nutrição animal, mas ainda pretende, um dia, fazer zootecnia. Atualmente tem dois cachorros, dois gatos e 13 peixes, mas além de cães, gatos e peixes, também já foi tutora de um coelho, três periquitos, dois porcos da índia, dois pintinhos e três cabritos.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.