Por que meu gato faz xixi na cama?

Recentemente, nós falamos aqui no Blog sobre os motivos que levam os gatos a urinarem no sofá e, desta vez, vamos explicar o que pode levar o seu gato a tal “ato de rebeldia” e molhar a própria cama ou até mesmo a sua.

Primeiramente, é bom frisar que a palavra rebeldia foi só uma licença poética, já que não há nada de subversivo do gato fazer xixi em algum lugar que não seja a caixinha de areia. Ele pode agir assim (de maneira isolada ou repetidamente) por uma série de possibilidades que vão desde abalos emocionais, instintos felinos, até a presença de alguma doença.

Cama-molhada-Petlove

Xixi na própria cama

Quando a urina é notada na própria cama, há de se observar se o gato fez o “número um” na tentativa de marcar território, pois assim como os cachorros machos, os gatos também podem utilizar o próprio xixi para avisar outros pets (da casa ou da redondeza) que aquele espaço já tem um dono

A presença de outros bichinhos pela casa pode intimidar o gato, que se sente vulnerável em ir até ao banheiro e ficar encurralado, e então prefere aliviar suas necessidades em outros locais. A dica é observar como anda a relação dos pets em sua casa e manter os cuidados básicos com a caixinha de areia: sempre limpa, de preferência descoberta (para facilitar a “fuga”), no tamanho adequado para cada peludinho, com a areia que ele gosta e na quantidade indicada – uma para cada gato e mais uma para toda gataria, ou seja, quatro gatos em casa é igual a cinco caixas de areia – em lugares com boa visão (sem “barreiras” como armários ou máquinas de lavar) e preferencialmente sem estarem uma ao lado da outra.

Xixi na sua cama

Você pode até ter uma vida bastante agitada fora de casa com a rotina de trabalho ou momentos de lazer, mas imagine o quão solitário pode ser para o seu gato ter que lidar com a sua ausência frequentemente. Depois que criam laços afetivos, os pets tendem a ficar menos tolerantes à falta da família humana e em alguns casos o pet pode desenvolver ansiedade por separação e acabar fazendo xixi na sua cama, pois é lá que ele encontra o seu cheiro e usa a urina para misturar os aromas dele com os seus.

Importante é não brigar com o gato caso perceba que ele fez xixi onde não devia, pois isso só vai deixar o bichinho estressado e não resolverá a situação. Além das possibilidades acima, a micção inapropriada pode ser um sinal de que o gato está com algum problema de saúde, por exemplo, diabetes, artrite (porque está com dificuldades em se locomover) ou doenças do sistema urinário, como infecções, cistites ou pedras nos rins. 

Portanto, xixi de gato na cama (na sua ou na do bichano) é sempre motivo para ligar o alerta e contatar o médico veterinário para que ele possa realizar os exames necessários e ajudar o seu felino a voltar a usar o banheiro da forma exemplar que ele estava acostumado.

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.