Gato fazendo xixi no sofá

É claro que sentar no sofá ou na sua poltrona predileta e perceber que a calça ficou molhada porque havia xixi do gato no local não é nada legal, mas lembre-se deste conselho de petlover: se isso acontecer, jamais brigue com o seu pet.

Com toda justiça, os felinos domésticos são reconhecidos por prezarem por seus hábitos de higiene. Ninguém precisa, por exemplo, ensiná-los a manter a pelagem limpa ou a fazer as necessidades dentro da caixinha de areia, logo, se o seu gato fez ou anda fazendo xixi no sofá, não se trata de pirraça ou “vingança” do pet, é apenas um sinal de que algo não vai bem, então melhor ativar o seu lado “Sherlock Holmes” e investigar o motivo do xixi em local inapropriado.

Gato-sofa-Petlove

Atenção à rotina e ao banheiro

Passe a observar mais de perto a rotina do seu gato, esse acompanhamento é fundamental para descobrir o que levou o gato a fazer xixi fora da caixinha de areia. As possibilidades são inúmeras e uma delas pode ser justamente o banheiro do pet, que se estiver com sujeira acumulada pode levar o gato a procurar outros lugares para se aliviar.

Outra possibilidade em casas com mais de um bichano, é um dos gatos sentir falta de “privacidade” ou ameaçado por outro companheiro de espécie na hora de visitar a caixinha de areia. Não esqueça que dividir banheiro nem sempre rola para os gatos, que fazem questão de ter uma caixinha para chamar de sua, e que a recomendação é ter sempre uma opção adicional, ou seja, se na sua casa tem três gatos, tenha quatro caixinhas disponíveis e reduza as chances de ser surpreendido por um odor desagradável vindo do sofá.

Ainda sobre o banheiro do felino, atenção ao tipo e tamanho de caixinha que você for escolher, as pequenas deixarão o seu filho de quatro patas desconfortável, já os modelos cobertos poderão fazer os gatos mais medrosos se sentirem encurralados por outros pets da casa, e aí o xixi ou o cocô podem aparecer em lugares inapropriados. Caixas de tamanho adequado, descobertas e sempre limpas são a receita para evitar qualquer tipo de aborrecimento, assim como a areia adequada (teste para saber qual o tipo preferido de substrato do seu felino e, se possível, use areias diferentes em cada caixa).

Medo e intimidação

Não é só a caixinha de areia que pode motivar o xixi no sofá, como você viu, gatos amedrontados também podem preferir liberar a urina na mobília da casa do que ir até ao banheiro. Esse medo felino pode ser ou não justificado, afinal, pets podem ter traumas de experiências passadas, assim como sofrerem intimidação de outros bichinhos da residência (principalmente cães e gatos mais antigos). Se perceber que há uma rixa no ar, mantenha os pets separados e faça uma reaproximação gradual, já no caso de medos “injustificáveis”, procure ajuda de um médico especializado em comportamento felino para tratar a fobia do seu peludinho.

Marcação de território

Se você ainda acha que somente os cachorros machos é quem fazem isso, reveja este pensamento. Os gatos muitas vezes podem fazer xixi no sofá por um motivo simples: eles estão mostrando para outros pets (mesmo que os da vizinhança) que ali já tem um dono. Não é raro gatos urinarem no sofá, pois o móvel costuma estar bem próximo à porta e a locais de mais circulação de pessoas e outros animais. Deixar sua marca afiando as unhas por ali é bem comum e menos desagradável, mas o xixi também pode ter essa função de marcar território

Problemas de saúde

Além dos instintos e questões emocionais, os gatos podem fazer xixi fora da caixinha por estarem com alguma enfermidade. Complicações no sistema urinário como pedras nos rins, infecções, cistites e até diabetes e ou artrite podem comprometer a saúde do gato e fazer com que ele não use o banheiro corretamente.

Portanto, se pintou um xixi no sofá, redobre a atenção com o seu pet e procure ajuda de um médico veterinário para se certificar que está tudo bem com a saúde do seu filho de quatro patas.

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.