Por que meu gato “mama” no cobertor, edredom ou roupas?
A gente corre pra pegar o celular quando vê o gato todo folgado, afofando um cobertor e “mamando” ele confortavelmente. O momento é tão fofo que a gente só se preocupa em registrá-lo pra compartilhar nas mídias sociais, mas, afinal, por que gato “mama” na coberta?
Existem várias respostas para essa pergunta, a mais óbvia é: porque eles foram separados muito cedo de suas mães (as biológicas, tá?). Os gatinhos tirados das mamães com menos de oito semanas ficam “órfãos de mamadeira” e por isso podem compensar esses momentos no edredom ou naquela sua blusa preferida. Assim como uma criança o chupa o dedo, um gatinho não resiste molhar o cobertor para aumentar a sensação de bem-estar e conforto. É como se ele lembrasse da segurança de estar cercado por sua mãe e de seus companheiros de ninhada.
Outra resposta para essa pergunta pode estar ligada à raça do animal. Os gatos orientais, como os Siameses, por exemplo, têm probabilidade maior de “amamentar-se” em tecidos do que outros gatos. Embora não haja nenhuma causa genética comprovada, é sabido que os gatos de raças orientais exigem um período de desmame mais longo.
E pra você explodir de felicidade, saiba que quando o seu bichano fica sentado no seu colo e “mamando” na sua roupa é sinal que ele tem total confiança na sua capacidade de protegê-lo! Afinal, o gato precisa de muita concentração para o ato e não desligaria o seu alerta caso não estivesse se sentindo 100% seguro na sua companhia. Confessa que, depois dessa, ficou impossível reclamar de qualquer rastro de baba e pelos que o seu gato deixar em você, não é mesmo ??
Preocupação escondida
Infelizmente, por trás de tanta fofurice uma preocupação pode estar escondida. Quando o peludinho estiver constantemente com a boca em cobertores, edredons, roupas ou outros tecidos é preciso ficar atento, pois pode ser um sinal de nível de estresse elevado. Ou seja, ele está fazendo isso para se acalmar e sentir-se seguro. O recomendado é acompanhar mais de perto a rotina do gato e ter mais tempo para brincadeiras – para que ele se sinta mais feliz e seguro. Uma conversa com o médico veterinário também é de grande valia.
Agora que você sabe porque gato “mama” na coberta, não deixe de compartilhar com a gente se você conseguir registrar uma “mamada” do seu gatinho daquelas cheia de amor e confiança. É só postar nas mídias sociais com a #petlove!




Resgatei das ruas desde muito pequena acredito que ela tivesse cerca de 2 meses. Ela é da raça siamês e desde que eu peguei ela, ela “mama” no pescoço da minha outra gata alguns meses mais velha. Eu acho isso fofo e é confortante saber que é normal
Resgatei uma gatinha com uns 3 meses, em abril. Até hj ela mama nos meus dedos. Qdo vou dormir, ela deita na minha cabeça e fica mamando nos meus dedos. Depois vai dormir. Ao acordar, faz a mesma coisa. Desde o primeiro dia comigo. Agora já tem uns 6 meses.
Tenho um gatinho com uns três meses e tinha um mês e meio quando veio para a nossa casa. E a coisa de dois meses assim que me vê sentado no sofá ou deitado vai direito a umas das minhas mãos e põe se a mamar nela. E quando retiro a mão e ou escondo ele poe se a miar. É muito carinhoso e brinca a vontade. E o meu filho pequeno tinha medo de animais e desde o primeiro dia que perdeu esse medo. Às vezes acordo a noite e vou dar com o gatinho a dormir ao lado do meu filho. Quase como se estivesse a tomar conta do menino. O que me preocupa é o fato de ele andar sempre a ver se me apanha no sofá ou na cama para se por a mamar na minha mão.
Olá, Manuel
Se o cenário não mudou, melhor apostar em mais opções de diversão para o gatinho e pedir ajuda de um médico veterinário se não der muito certo.
abs
Cara eu adotei um gatinho quando ele tinha uns 2 meses(é um Siamês misturado com vira lata e tem mais ou menos 4 meses agora), ele ta sempre grudado em mim e mamando nas minhas roupas ou nos meus dedos…eu acho fofo mas isso me causa um desconforto muito grande
Olá, Alex
Pode ser um sinal de estresse, melhor então conversar com um médico veterinário para que ele possa te ajudar.
abs
Boa tarde. Tenho um gato sem raça definida que apareceu em casa ainda filhotinho, creio que no máximo um mês. Hoje está com 3 anos muito bonito, pois é bem tratado e cuidado. Ele tem um pequeno cobertor que demos a ele, porém ele arrasta esse cobertor pela casa toda levando até sua vasilha de ração e fica miando. O que leva o animal a fazer isso?
Olá, Dídimo
Melhor solicitar ajuda a um médico veterinário para que ele possa ver se está tudo bem com o seu gato.
abs
Oi, no caso do minha gata.. tudo que ela leva para vasilha e o que ela considera caça. Tipo bola de papel … e como se fosse uma presa abatida. Faz um teste com bola de papel.. Ela vai brincar e deixar dentro da casinha
Adotei um gatinho semana passada. Ele tem pouco mais de um mês e perdeu a mãe muito cedo. Desde uns dias atrás, ele começou com o hábito de mamar no meu cabelo ksks ele fica mamando e mordendo meu cabelo, ronronando de prazer e muito relaxado. Antes era só antes de dormir, agora é durante o dia também. Fico preocupada
Tenho um siamês mistura com chartreux, peguei ele com 45 dias ou menos um pouco, hoje tem 3 meses. Todos os dias antes de dormir ele fica um tempão “mamando na coberta”, mas o irmão dele também que é de uma amiga tem essa mesma mania de ficar fazendo isso. Mas ele brinca muito o dia todo tanto sozinho quanto com nós aqui de casa. É um caso a se preocupada ou não? Come ração e bebe água normalmente…
Olá, Vitoria
Uma conversa com o médico veterinário sempre vai bem para ter certeza que está tudo bem com o bichinho 🙂
Minha gatinha eu resgatei ela da rua não tinha nem um mês, ela é bem agitada vive brincando e subindo nas coisas, mas agora que ela está com uns três meses ela começou a mamar na minha roupas, ela não tinha esse hábito
Oiê Betinha tem 5 meses mistura de vira latas com siamês ela mama de 2 a 3 vezes por noite no cobertor..depois vai procurar comida.parece que isto lhe dá fome! E sempre procura a minha mão para fazer carinho enquanto está mandando..isto e normal? Quando ela irá parar de mamar? Já falei com a veterinária nas consultas e ela diz ser normal..eu fico preocupada pois ela e uma linguiça de magrinha!! Isto deve prejudicar deve interferir na sua engorda! Me ajude por favor
Oi, Claudete
Um pet magrinho não tem problema. Aqui no Blog da Petlove já falamos algumas vezes sobre o risco de achar que só os gatos mais cheinhos é que são saudáveis, é necessário cuidado pois os quilinhos a mais pode representar sobrepeso e o caminho para obesidade. Continue oferecendo atendimento médico veterinário e cuidando da alimentação da Betinha 🙂
Olá a todos
Eu estou muito preocupada com a minha gatinha , ela ja está comigo a 7 anos , mas acontece que eu emigrei para França já tem uns 6 meses e ela veio comigo eu vou de férias a Portugal no verão e no Natal então eu vou de carro são mais ou menos umas 20h de carro , e ela vai e vem sempre comigo , mas é uma viagem muito estressante para ela pois ela não come bem bebe nada a viagem inteira , eu tento mas ela nega se a comer ou a beber e nem necessidades faz , eu noto que quando estamos em Portugal ela come bem , dorme brinca sente se feliz , mas quando volto para França ela fica completamente diferente é triste o olhar dela , ultimamente ela mal tem comido e está sempre deitada mas o que me tem preocupado mais é o facto de ela estar deitada na cama e olhar para o edredon muito atenta e começar a “dar beijinhos” no edredon como se tivesse a ver um bichinho e querer pegar nele com a boca entendem? Mas o edredon não tem absolutamente nada, ela olha como se estivesse a ver coisas , é triste porque ela nunca foi assim eu estou mesmo preocupada eu noto que ela não anda bem, será stress demais devido às viagens?
O que eu posso fazer para ajuda lá?
Olá, Sofia
Realmente as viagens podem estressar bastante os gatos, além disso, eles amam estar num lugar em que conheçam bem o ambiente. Nossa recomendação é que você busque ajuda profissional, um médico veterinário especializado em comportamento felino pode te ajudar bastante a melhor a qualidade de vida do seu pet 🙂