Por que os cães enterram ossos?

Por que os cães enterram ossos

Os cães possuem alguns hábitos que nos lembram seus antepassados selvagens. Desde suas brigas, disputas por territórios, dominância, até enterrar brinquedos e ossos. Mas por que os cães enterram ossos?

Na vida selvagem, seus antepassados caçavam e não desperdiçavam a sobra, que era enterrada para o período de escassez. Isso faz parte do instinto animal e está no DNA dos cachorros domesticados até hoje. É preciso muitos anos para que a genética se adapte ao ponto de excluir totalmente os hábitos que não são mais necessários hoje em dia.

Hoje o cachorro é considerado 100% domesticado, mas, assim como nós humanos, carregam alguns hábitos que achamos até engraçados, já que sabemos que eles não precisam mais caçar para sobreviver – e muito menos esconder a caça. Alguns cachorros têm, ainda, o hábito de enterrar as próprias fezes, hábito que está mais relacionado a não deixar rastros aos predadores.

cachorro cavando

Para evitar transtornos devido ao hábito de enterrar, como destruição de móveis e jardins, é recomendado que se reserve um espaço ou ambiente para deixar os ossos e brinquedos onde lá ele possa cavar e esconder suas “caças”. A partir deste comportamento, o dono também pode se inspirar em brincadeiras para entreter seu cão. Esconder ou enterrar petiscos e ossinhos pela casa no período em que o animal fica sozinho é uma ótima forma de ajudá-lo a passar o tempo mais alegre e se distraindo!

 

Sobre o autor

Juliana Packness

Juliana Packness

Especialista em patologia clínica veterinária

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.