Conheça seis raças de cachorro que correm muito rápido

Você sabia que alguns cães podem ultrapassar os 70 km/ h  durante uma corrida? Se corressem pelas ruas das cidades, com certeza seriam multados por excesso de velocidade. Esse é o caso dos Galgos, considerados os cães mais rápidos do mundo.

A habilidade de corrida de algumas raças é tão fenomenal que até existem competições em vários Países. Porém, esse “esporte canino” está na mira dos protetores de animais, que alegam maus tratos com os “cãopetidores”, que sofrem com inúmeras lesões devido ao esforço elevado, além da existência de casos de abandono quando estão contundidos. Não é raro também que sejam “descartados” quando se aposentam e isso, inclusive, já foi tema de uma episódio dos Simpsons, onde a família adota seu famoso cão, um cachorro de corrida conhecido como “Ajudante de Papai Noel” aqui no Brasil. 

Nesta matéria separamos seis raças de cachorro que correm muito rápido. Confira:

Greyhound

Também conhecido como Galgo Inglês, o Greyhound é um dos principais cães de corrida e considerado o mais rápido do mundo. Apesar da fama de atleta, a raça é conhecida por ser uma ótima companhia devido ao seu temperamento inteligente, afetuoso e sensível.

Ter um Greyhound em casa custará um bom tempo do seu dia, pois ele precisa ter uma bela rotina de exercícios físicos. O recomendado é nunca deixá-lo correr livremente por aí, devido aos riscos de ele fugir e colocar em perigo não apenas a própria vida como ainda a de outros animais domésticos, já que o instinto de caça da raça é presente em muitos exemplares.

Conheça seis raças de cachorro que correm muito rápido

Afghan Hound

Gracioso e de aparência peculiar, o Afghan Hound está entre os cães mais rápidos do mundo. Esse peludo de perfil vigilante surpreende todos com sua coragem para defender sua família, usando até mesmo suas especialidades de corrida.

A raça foi criada nas regiões montanhosas do Afeganistão, mas logo ganhou fama mundo afora por ser um ótimo cão de companhia. Sua aparência fina e classuda engana em relação aos exercícios físicos. Um Afghan Hound tem muita energia para gastar todos os dias, caso a consumição não aconteça, prepare-se para ter um pet entediado e destruidor dentro de casa.

Conheça seis raças de cachorro que correm muito rápido

Whippet

O Whippet mais se parece uma versão menor do Greyhound. Criado na Grã-Bretanha, no século XIX, esse pequeno atleta vem ganhando o coração de muita gente por aí, graças ao temperamento alegre, inteligente e gentil padrão.

A raça é da família dos Lebréus, isto é, foram criadas para caçar lebres, e o formato do seu corpo é preparado para corrida e caça. Compreensivelmente, o Whippet precisa de muitas atividades físicas em seu dia a dia, ao menos para manter uma boa forma.

Saiba porque alguns cães, como os galgos, podem ser muito velozes

Saluki

O Saluki possui umas divergências próprias: costuma ser bem sossegado no dia a dia, mas é muito ativo e brincalhão quando sai de casa. É um cachorro de poucos latidos – apesar de ter um instinto de caça -, por isso, caso ouça um simples latido de um Saluki, é preciso verificar.

Essa é uma das raças mais antigas da história e, inclusive, já foram considerados um presente de Allah – Deus árabe. Salukis são extremamente velozes, magros e bastante dedicados à família humana.

Conheça seis raças de cachorro que correm muito rápido

Galgo Espanhol

Assim como o Greyhound, o Galgo Espanhol é conhecido por correr em altas velocidades, sendo capaz de atingir incríveis 60 km/h facilmente. A raça foi criada em 600 a.C., na Espanha, para ser um ótimo cão de caça e também de corrida – e deu certo.

Os Galgos não são considerados superinteligentes, mas isso acontece devido à falta de vontade de acatar ordens a todo o tempo presente nos exemplares, por isso, é raro que façam algo contra a sua vontade. Ainda assim, são ótimos cães de companhia e de fácil educação.

Conheça seis raças de cachorro que correm muito rápido

Husky Siberiano

O Husky Siberiano entra naquela classe dos maratonistas. Apesar de não chegar a altas velocidades como o Greyhound ou o Galgo Espanhol, por exemplo, ele pode manter um ritmo de corrida por longas e longas distâncias.

Apesar ter sido criada especialmente para puxar trenós enormes e pesados em regiões que chegam aos -70° graus de temperatura, a raça é bastante popular como exímios cães de família. Impreterivelmente, o Husky exige uma rotina de atividades físicas pesadas, e desprezar essa necessidade é um erro e tanto por parte da família.

Conheça seis raças de cachorro que correm muito rápido

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.