Quantas vezes o cachorro pode comer?

Antigamente, acreditava-se que os cachorros deveriam comer uma vez ao dia, que os restos de comida eram o suficientes e pouco se pensava na qualidade nutricional e em sua saúde. Porém, feitos alguns estudos, descobriu-se que ao alimentar o cachorro apenas uma vez ao dia, ele pode desencadear alguns problemas digestivos.

A quantidade de comida diária depende de diversos fatores como idade, nível de atividades físicas, se possui algum tipo de doença ou alguma condição especial que necessita de alimentação específica e especial. O ideal para cada cão deverá ser indicado pelo médico veterinário ou por um especialista em nutrição animal.

Quantidade adequada

Os cães normalmente ingerem cerca de 3% do seu peso corporal por dia. A quantidade que o cachorro deverá ingerir diariamente depende da vida que ele leva, das atividades que pratica e do seu porte.

Nas embalagens, é possível achar essas informações, que são recomendações gerais baseadas no peso do cachorro. Esses dados podem servir de guia, mas o ideal é sempre seguir as orientações de um profissional, afinal, cada indivíduo possui suas particularidades até mesmo quando o assunto é nutrição.

De quanto em quanto tempo o cachorro deve comer?

À medida que o cachorro vai crescendo, a quantidade e o tempo de disponibilidade vai mudando. No caso dos filhotes, a alimentação deles até os dois meses é exclusivamente de leite materno. A partir dessa idade, a frequência da alimentação por dia é de quatro refeições.

A partir da sexta semana de vida, o cachorro já pode receber alimentos sólidos. Introduzir esse tipo de alimentação, juntamente ao leite materno, é uma boa forma de ajudá-lo a se acostumar com esse tipo de comida. Papinhas de desmame podem ser uma boa opção em alguns casos.

Em raças muito pequenas e propensas a alguns problemas, como o yorkshire, talvez seja necessário aumentar a  quantidade de porções diárias, para evitar uma possível hipoglicemia (baixa de glicose no sangue).

Entre os seis meses e um ano de idade, os cães já estão habituados com a alimentação sólida, a qual devem receber duas vezes ao dia. Independentemente da fase e idade do cachorro, é imprescindível que ele receba uma alimentação de qualidade, uma rotina adequada à sua idade e fase e a porção de alimentação ideal.

Sobre o autor

Gabriela Azevedo

Gabriela Azevedo

Formada em design gráfico e cursando medicina veterinária, profissão que herdei paixão graças ao meu pai. Catlover e apaixonada pelos meus 6 gatinhos (Tchantcham, Drake, Josh, Marie, Maysa e Cara Preta -in memoriam- ♥) e pelos pets agregados que fazem parte da minha vida (todos os que encontro. bem doida dos bichos!).

4 Comentários

    • Olá, Marcelo! Tudo bom?
      Os horários podem variar e cada pai de pet possui a sua rotina. Caso o seu pet fique muito tempo sozinho, recomendamos a utilização de comedouros automáticos.

      Um abraço!

  • Boa noite. Tenho um cão que na chácara, em terreno cercado. Deixamos a ração em um comedouro para ir descendo conforme ele vai comendo. Porém estamos achando que ele está comendo muito. Tentamos ir a cada 2 ou 3 dias para que não fique sem comida, mas sempre comeu tudo quando vamos. O que sugere?

    • Olá, Eliana! Tudo bom?
      Há a possibilidade de algum outro animal (como roedores) estar se alimentando da ração do seu cachorro?
      Caso não haja, recomendamos que converse com um médico veterinário para saber qual a melhor opção de ração para o seu cachorro. Caso ofereça uma ração classificada como Premium, os cães costumam comer mais para suprir a sua necessidade diária.

      Um abraço!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.