Quantas vezes o cachorro pode comer?

Antigamente, acreditava-se que os cachorros deveriam comer uma vez ao dia, que os restos de comida eram o suficientes e pouco se pensava na qualidade nutricional e em sua saúde. Porém, feitos alguns estudos, descobriu-se que ao alimentar o cachorro apenas uma vez ao dia, ele pode desencadear alguns problemas digestivos.

A quantidade de comida diária depende de diversos fatores como idade, nível de atividades físicas, se possui algum tipo de doença ou alguma condição especial que necessita de alimentação específica e especial. O ideal para cada cão deverá ser indicado pelo médico veterinário ou por um especialista em nutrição animal.

Quantidade adequada

Os cães normalmente ingerem cerca de 3% do seu peso corporal por dia. A quantidade que o cachorro deverá ingerir diariamente depende da vida que ele leva, das atividades que pratica e do seu porte.

Nas embalagens, é possível achar essas informações, que são recomendações gerais baseadas no peso do cachorro. Esses dados podem servir de guia, mas o ideal é sempre seguir as orientações de um profissional, afinal, cada indivíduo possui suas particularidades até mesmo quando o assunto é nutrição.

De quanto em quanto tempo o cachorro deve comer?

À medida que o cachorro vai crescendo, a quantidade e o tempo de disponibilidade vai mudando. No caso dos filhotes, a alimentação deles até os dois meses é exclusivamente de leite materno. A partir dessa idade, a frequência da alimentação por dia é de quatro refeições.

A partir da sexta semana de vida, o cachorro já pode receber alimentos sólidos. Introduzir esse tipo de alimentação, juntamente ao leite materno, é uma boa forma de ajudá-lo a se acostumar com esse tipo de comida. Papinhas de desmame podem ser uma boa opção em alguns casos.

Em raças muito pequenas e propensas a alguns problemas, como o yorkshire, talvez seja necessário aumentar a  quantidade de porções diárias, para evitar uma possível hipoglicemia (baixa de glicose no sangue).

Entre os seis meses e um ano de idade, os cães já estão habituados com a alimentação sólida, a qual devem receber duas vezes ao dia. Independentemente da fase e idade do cachorro, é imprescindível que ele receba uma alimentação de qualidade, uma rotina adequada à sua idade e fase e a porção de alimentação ideal.

Sobre o autor

Gabriela Azevedo

Gabriela Azevedo

Formada em design gráfico e cursando medicina veterinária, profissão que herdei paixão graças ao meu pai. Catlover e apaixonada pelos meus 6 gatinhos (Tchantcham, Drake, Josh, Marie, Maysa e Cara Preta -in memoriam- ♥) e pelos pets agregados que fazem parte da minha vida (todos os que encontro. bem doida dos bichos!).

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.