Banner Multiplus
Yorkshire Terrier

Tudo sobre Yorkshire Terrier

Descrição do Yorkshire Terrier


Especificações do Yorkshire Terrier

Tamanho

18 a 21 cm

Peso

2 a 4 kg

Pelagem

Com pelos longos, finos e sedosos, o Yorkshire possui pelagem de cor azul-aço e castanho (dourado) que varia do mais escuro na raiz até o mais claro nas pontas. Os filhotes da raça, no entanto, nascem com os pelos pretos e castanhos que vão clareando conforme o animal vai crescendo. Necessita de escovação regular, mas o Yorkshire não solta muito pelo. Os nós, porém, podem ser um problema para os tutores, que acabam, por muitas vezes, preferindo manter seus pets com a "tosa bebê", onde os pelos ficam mais curtos e de mais fácil manutenção.

Rações para Yorkshire Terrier


Saiba mais sobre raça

A saúde do Yorkshire Terrier

Comum em raças pequenas, o Yorkshire pode apresentar problemas ortopédicos, principalmente a luxação da patela. Não há muito o que se possa fazer para evitar este problema, ainda mais que, em sua maioria, são de procedência genética. Evitar escadas e descidas de grandes alturas (como sofá, por exemplo) podem ser boas dicas para se prevenir este probleminha. Criadores renomados também costumam realizar exames e testes prévios em seus exemplares para evitar que a doença continue sendo passada. O Yorkshire também pode apresentar “dentição dupla”. Neste caso, os dentes permanentes nascem sem que os de leite tenham caído, ficando os dois dentinhos na boca do cachorro. Essa situação pode causar mau hálito, gengivite e acúmulo de placa bacteriana (tártaro). Se for o caso, espere até o animal completar um ano, se ainda assim os dentinhos de leite não tiverem caído, leve o animal ao médico veterinário para uma avaliação. Por serem animais de porte pequeno, é muito comum vermos essa raça sempre no colo dos tutores. No entanto, esta atitude é prejudicial para animal. Por ter uma origem caçadora, o Yorkshire precisa de independência e exercício constante (mesmo que sejam pequenas atividades, como andar pela casa). Se ficar muito tempo no colo, o cãozinho pode tornar-se agressivo, além de ser prejudicial para a sua coluna. Por isso é importante mantê-lo no chão ao máximo, exercitando-se e interagindo com outras pessoas e animais.

Temperamento do Yorkshire Terrier

Extremamente apegados aos membros de sua família, os yorkies são excelentes cachorros de companhia. Adoram nadar e são ativos e brincalhões. Podem ser um pouco teimosos e estranhar a presença de desconhecidos, mostrando-se protetores muitas vezes. Mas por serem muito fiéis e inteligentes, são fáceis de adestrar. Podem latir bastante, principalmente se desconfiarem que seu tutor favorito corre algum perigo.

Inteligência e Obediência do Yorkshire Terrier

Estão na posição 27º do ranking de inteligência canina classificada no livro A Inteligência dos Cães de Stanley Coren. Isso indica que essa raça exige um pouco mais de atenção e trabalho na hora de aprender, precisando de algumas repetições para que assimile o comando. No entanto, uma vez aprendido, o Yorkshire não vai dar trabalho e, apesar de ser um pouco teimoso, a obediência para com o seus humanos costuma estar acima de tudo. Talvez o que dê um pouco mais de trabalho seja a tendência desses pequenos de latir. Pela sua herança caçadora, qualquer movimentação “suspeita” aos olhos do peludo será motivo para latir. É preciso dedicação e paciência para tirar essa “mania” da rotina do bichinho.

Expectativa de vida do Yorkshire Terrier

A raça possui uma expectativa média de vida entre 12 e 14 anos.

Cuidados específicos do Yorkshire Terrier

Precisam de banhos regulares semanais e escovação diária. Também deve-se prestar muita atenção aos dentinhos, escovando-os diariamente para evitar problemas como gengivite e acúmulo de placa bacteriana (tártaro). Por possuir um estômago muito delicado, o Yorkshire pode apresentar problemas gastintestinais com mais facilidade, por isso é importante manter uma alimentação balanceada utilizando produtos de qualidade. O alimento certo também vai garantir que o animal esteja sempre com os pelos brilhantes e sedosos, como devem ser. O Yorkshire não tolera nem muito frio e nem muito calor e é uma raça que não deve ficar fora de casa, no quintal, por exemplo. São cachorrinhos para se ter dentro de casa, o que não exclui o fato de que precisam de exercícios ao ar livre, com brincadeiras estimulantes e sempre que possível interação com outras pessoas e animais.

Curiosidades do Yorkshire Terrier

É comum encontrarmos para vender Yorkshires considerados “mini”, “micro” ou “anão” que podem pesar menos de dois quilos. No entanto, isso não condiz com o padrão da raça e, mais do que isso, esses cruzamentos não são saudáveis - já que esses cachorrinhos acabam sendo extremamente frágeis e delicados.

Higiene e Limpeza para Yorkshire Terrier


Outros produtos para Yorkshire Terrier


Sentiu falta de alguma informação ou tem alguma sugestão para melhorar nossa página? Envie para a gente no email: [email protected]

Caracteristicas do Yorkshire Terrier

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais

Fotos de Yorkshire Terrier


Videos de Yorkshire Terrier