Quantas vezes por dia um gato deve comer?

Alô, pais e mães de gatos de primeira viagem, continue esta leitura para aprender a alimentar o seu mais novo (ou futuro) parceiro felino. Eu sei que vocês já visitaram a casa de outras pessoas que são gaiteiros profissionais e notaram que o potinho da ração dos bichinhos estava sempre disponível, mas será que esse é realmente o jeito certo de se fazer?

Sem firulas ou enrolação eis aqui a informação primordial: sim, os gatos não precisam ter horários de café da manhã, almoço ou jantar. Para eles a comida pode estar sempre na “mesa”, pois os gatos não são tão gulosos como os cachorros, por exemplo, e preferem saborear a comida aos poucos ao longo do dia. Atenção, porém, à ração e as quantidades oferecidas, é necessário seguir as recomendações de um médico veterinário ou zootecnista, fechado? 

Gato-alimentacao-Petlove

Caso você tenha lido o nosso post recente sobre quantas vezes os cachorros devem comer, saiba que o que vale para os caninos é bem diferente da realidade dos gatos. Os gatos podem contar com alimentação em tempo integral e a ração deles já é produzida para suportar tempos maiores de exposição. A semelhança entre as refeições das duas espécies se limita ao armazenamento da ração seca.

E a ração úmida?

Se você está entrando agora nesse maravilhoso mundo dos felinos domésticos, sabe que nem só da ração seca tradicional vive os bichinhos. As rações úmidas (sachês e latas) são excelentes pedidas para nutrir e ainda manter o seu gato bem hidratado. Clique aqui e confira esta nossa matéria que explica bem o assunto!

Mas toda vez que você for oferecer um sachê ou alimento em lata para o seu pet, não esqueça que este tipo de comida estraga com mais facilidade e não dá pra deixá-la um longo período servida no potinho. Caso o gato se dê por satisfeito antes de terminar tudo, descarte o que sobrou e jamais tente guardar o restante para oferecer mais tarde. O que se pode fazer para prevenir o desperdício é servir aos poucos a ração úmida, mantendo uma parte do alimento na embalagem original (e bem protegido) dentro da geladeira por, no máximo, três dias depois de aberta.  

Continue acompanhando as nossas postagens diárias no Blog, para ficar por dentro dos assuntos relacionados à saúde, comportamento e nutrição, que vão te ajudar a ser o melhor pai ou mãe de pet que o seu gato poderia ter!

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

1 Comentário

  • Eu sirvo com horário… 4 vezes por dia, porções pequenas em que divido a porção diária.
    Sinto que eles se sentem mais animados a comer cada vez que coloco uma nova… O desperdício acaba sendo menor.
    Se a ração fica “velha” lá, eles enrolam mais pra comer…
    Sachê eu ofereço todos os dias a noite, misturado na ração seca! Eles amam esse jantar e dormem bem a noite toda! ❤️

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.