Ração Zootekna

Para crescerem, se desenvolverem e terem uma vida saudável, as aves precisam ter uma alimentação adequada e balanceada, além de outros cuidados como: higiene do local, espaço físico e água fresquinha. Muitas vezes as pessoas acham que é só dar sementes ao animal, como a semente de girassol, que já será suficiente. Isso é um grande engano que poderá deixá-lo obeso, com deficiência de vitaminas e minerais, e acabar provocando doenças no animal.

Há, no mercado, rações específicas para as mais diferentes espécies de aves. Uma delas é a ração Zootekna, mistura balanceada de sementes para Agapórnis e Calopsita. Trata-se de um produto desenvolvido especialmente para essas aves, visando atender às suas necessidades nutricionais. Sua formulação foi concebida por ornitólogos especializados em alimentação, possuindo nutrientes balanceados, sendo feita com sementes selecionadas, dando maior qualidade ao alimento. Sendo rica em carboidratos de alta digestibilidade e proteínas naturalmente saudáveis às aves, possuindo, ainda, um premix composto de vitamina, mineral e aminoácido, juntamente com complementos alimentares e polivitamínicos.

A ração Zootekna para Calopsita e Agapórnis está disponível em sacos de 500 gramas 10 kg.

Mesmo tendo sido desenvolvida para proporcionar uma nutrição adequada às aves, como não é peletizada, pode ser que o pet coma um tipo de grãos e o outro não, selecionando uma parte da ração. Assim, é importante, além de a ração ser colocada à disposição da ave nos acessórios para alimentação, o dono lhe fornecer frutas e verduras frescas. Brócolis, cenouras, escarola, entre outros vegetais, podem ser bem lavados e picados em pedaços pequenos para, depois, serem oferecidos ao bichinho. Outra alimentação interessante e bem aceita por essas aves é o milho dado na espiga.

As frutas também são muito importantes em sua alimentação, por oferecer vitaminas e minerais que são essenciais à vida das aves. Kiwis, morangos, maçãs, melancia e melão também podem ser fornecidos, bem lavados e cortados em pedaços pequenos. Deve-se, então, deixar a semente junto com a melancia e com o melão e permitir que o animal se alimente. Pique diversas frutas, como uma salada de frutas, e ofereça no viveiro. Uma vez por semana, deve-se cozinhar um ovo de codorna, descascar, dividi-lo ao meio e dar as duas metades à ave, sendo uma ótima fonte de proteína.

Se a ave está acostumada a se alimentar só de girassol não faça a alteração do alimento de forma repentina, pois ela pode se recusar a comer.

Sobre o autor

Bruno Oliveira

Deixe um comentário