Rottweiler

De origem alemã, o Rottweiller foi desenvolvido para a guarda e o pastoreio. A raça é descrita por adjetivos como: forte, inteligente e devotado.

Eu tive um Rotweiller e não tenho do que reclamar, ele era o cão de estimação da minha clínica veterinária e fazia um excelente trabalho de guarda, além de ser muito carinhoso com os conhecidos. Conheça um pouco mais do Rotweiller, esse cachorro multifuncional que é um ótimo cão de guarda e excelente companhia.

Características do Rotweiller

Variações

Não existem variações na raça e nem na pelagem.

Tamanho do rotweiller

Raça é considerada gigante e faz parte do grupo dos molossos, sendo cães sólidos e pesados. Os machos podem atingir de 61 a 68cm de altura, as fêmeas 56 a 63cm, e o peso do macho gira em torno de 50 a 60kg enquanto a fêmea de 40 a 50kg.

Pelagem do rotweiller

As cores da raça são tradicionais e bem conhecidas. A cor preta é predominante com marcas bege bem delimitadas nas bochechas, acima dos olhos, no focinho, na face interna do pescoço, no ante peito, nos membros e sob a raiz da cauda. O pelo é médio, denso, sem ondulações e bem fechado.

Padrão da raça cbkc

No site da Confederação Brasileira de Cinofilia é possível encontrar o padrão da raça.

Temperamento do rotweiller

O Rotweiller tem uma variação de temperamentos, existem cães da raça super carinhoso com o proprietário, apegados e também são conhecidos alguns com comportamento típico de cão de guarda. É importante ressaltar que tudo depende do adestramento aplicado e do contato com os seres humanos, principalmente quando filhote para se acostumar com outros animais e com pessoas diferentes.

Nível de atividade

O Rotweiller é uma raça predisposta a obesidade, portanto é importante a prática atividades físicas regularmente, tanto para queima de calorias como para o fortalecimento da musculatura. Atividades lúdicas, com brinquedos também é importante para estimular a atividade cerebral e evitar períodos de tédio.

Atividade de guarda

O Rotweiller é uma das raças mais utilizadas como cão de guarda, tanto pelo seu tamanho, pela postura de cão de guarda e pelo o seu poderoso latido.

Inteligência e obediência do rotweiller:

A raça foi classificada na colocação 9a. no livro “The Inteligence of Dogs” de Stanley Coren. Nas graduações do livro “A Inteligência dos Cães” graduações de 1 a 10 lista-se os melhores cães de inteligência de trabalho. Após cinco tentativas, estes caninos já apresentam entendimento e não necessitam prática para repetirem comandos. Para 95% destes cães, não é preciso repetir uma ordem mais de uma vez. Sua velocidade entre o tempo de comando e o de execução também é considerada.

Cuidados com o seu rotweiller

Uma alimentação balanceada é recomendado, principalmente com rações super premium ou ração específica para raça Rotweiller, onde os cachorros comem menos quantidade e tem um maior aproveitamento. Rações de boa qualidade com alta absorção e proteínas de alto valor biológico é o melhor que você pode oferecer ao seu cachorro. Confira nosso post sobre o assunto e descubra qual a melhor ração para o seu petSiga as instruções de quantidade diária informada pelo fabricante para evitar acúmulo de peso ou obesidade canina, que é muito comum na raça Rotweiller. Passeios, corridas, exercício físico e lúdico como falamos é importante para o bem estar e saúde do seu cachorro. Como é uma raça muito acometida por Displasia Coxo Femural o ideal seria manter o seu rotweiller em pisos irregulares, evitando os pisos lisos e estimulando atividade física para desenvolvimento da musculatura. Banhos semanais ou quinzenais com shampoo especial, e lembre-se, é preciso tomar cuidado para não entrar água dentro do ouvido, pois pode causar inflamação – assista esse vídeo com dicas para dar banho no cachorro! E claro, como todo cachorro de estimação gosta de ossinhosbifinhos, biscoitos e agradinhos, mas lembre-se que os  petiscos devem ser dados de maneira moderada. Geralmente eles se adaptam rápido em fazer xixi e coco nos tapetinhos higiênicos. Eles adoram brinquedinhos, principalmente bolinhas para brincarem.

A saúde do rotweiller

A displasia coxo femural, que é uma má coaptação da cabeça do fêmur com o osso da bacia, é uma das doenças encontradas com frequência na raça. É uma doença congênita e hereditária e tem seus sintomas agravados com o sobrepeso ou obesidade. Portanto exercícios físicos para fortalecimento da musculatura e controle de peso são ideais. Outra medida muito importante é evitar pisos escorregadios, pois esses pisos prejudicam a saúde da articulação coxo femural. Piodermite superficial e seborreia são relatos comuns por proprietários de Rotweillers. Recomendamos visitas anuais ao veterinário, além da ocasião das vacinações e a realização de exames complementares periódicos regularmente, após 5 anos de idade é recomendado acompanhamentos semestrais com exames complementares como exame de urina, exames para ver a função renal, exames para a função cardíaca e etc. Cuidados dentários são importantes, por isso recomendamos que desde pequeno realizem a escovação dentária do mesmo e quando houver necessidade um tratamento periodontal (erradamente denominado de limpeza de tártaro), assim como o oferecimento de petiscos que ajudam na limpeza dentária.

Dúvidas frequentes sobre a raça Rotweiller:

Solta muito pelo

Sim, como a maioria dos cães de pelo curto ou médio, uma a duas vezes ao ano a queda se acentua e no intervalo existe uma queda pequena, porém constante .Escovação com rasqueadeiras ou produtos específicos contra queda de pelo como o furminator conseguimos controlar facilmente a queda de pelos. Banhos semanais com shampoo especial podem ajudar a controlar a queda de pelos. Doenças dermatológicas podem piorar a queda do pelo, portanto quando achar que tem algo diferente ou exagerado na queda dos pelos, recomendamos uma consulta ao veterinário.

Qual o clima mais adequado para o rotweiller

A raça se adapta a vários ambientes, lógico que em ambientes quentes a disposição diminuí e o cachorro procura um cantinho arejado para se refrescar.

Quantos anos vive um rotweiller?

A raça tem uma vida média de 5 a 11 anos.

O rotweiller late muito

O Rotweiller tem uma característica bem marcante em guarda de propriedade, antes de atacar um invasor ele raramente late, porém quando ele percebe que não vai conseguir atacar late bem forte.

Vive bem em apartamento

O Rotweiller precisa de um nível de atividade física que em apartamento fica difícil atingir, se o proprietário passear bastante com o cachorro poderá criá-lo no apartamento. O ideal é criá-lo em casas com espaço para exercitá-lo.

O rotweiller se dá bem com crianças

Conheço vários Rotweillers que vivem muito bem com crianças. A dica para isso é acostumar o cachorro desde filhote a se relacionar com crianças, sendo a idade de 30 a 90 dias a melhor para iniciar a adaptação. Eles adoram brincar de trazer bolinhas e fazem arte para chamar a atenção.

Qual o dono ideal para o rotweiller

O dono ideal para o Rotweiller é uma pessoa que conheça o básico de adestramento, que tenha pulso firme para controlar o cachorro, que goste de passeios e exercícios físicos para conseguir acompanhar o cachorro.

Como é um filhote de rotweiller

É bem engraçado, estabanado e tem aquela aparência de cachorro bravo, parecendo um ursinho.

Quanto custa um filhote de rotweiller

Encontramos no mercado filhotes entre R$ 1500,00 a R$ 3500,00.

Canis e criadores de rotweiller

  • Canil BROLIVIO
  • Canil VON RANCHO PIORRA
  • Canil VON PA VAZ
  • Canil DQUALITY
  • Canil KAISERLAND

Fotos e imagens do rotweiller

rottweiler                          rottweiler

 

Crédito foto: Wikipedia

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

6 Comentários

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.