Sangue na urina do cachorro

sangue na urina do cachorro

animais.umcomo.com.br

Um dos sintomas mais apavorantes ligado a diferentes problemas de saúde, que aflige o dono de um peludo é o sangue na urina do cachorro. Embora não seja fácil perceber a presença de sangue no xixi de forma macroscópica, quando percebido é recomendado levar o peludo para uma consulta veterinária para ser feito o diagnóstico e iniciar o tratamento.

Conhecendo o sistema urinário do cachorro

Os rins são dois órgãos que se localizam perto da coluna vertebral do cachorro. Uma das suas funções é filtrar o sangue e eliminar líquidos e substâncias tóxicas, formando a urina que desce num processo contínuo por um “tubinho” (ureter) que sai de cada rim e chega na bexiga urinária, onde a urina é “acumulada” até que o cachorro faça xixi. No caso dos machos, a uretra que sai da bexiga e vai até o órgão genital masculino passando por dentro da próstata, órgão ligado ao sistema reprodutor masculino. No caso das fêmeas, a uretra é muito curtinha e desemboca diretamente no órgão genital feminino.

Principais causas de sangue na urina do cachorro

Sangramento de origem renal

Os sangramentos de origem renal são pouco frequentes e podem ser de tão pouca intensidade que a urina dilui o sangue fazendo com que tudo pareça normal, mesmo não estando. Traumas renais com lesão da anatomia renal podem causar sangramento macroscópico e perceptível. Enquanto doenças das unidades renais (néfrons) causam na sua maioria alterações microscópicas e detectáveis somente com exame de urina tipo I. Tumores renais podem causar isso também, podendo ser em grande quantidade (perceptível) como em pequena quantidade (imperceptível a olho nu). Já os cálculos renais (popularmente conhecido como pedras nos rins) geralmente causam pouco sangramento.

Sangramento de origem da bexiga urinária

A bexiga urinária é um dos principais pontos de origem para sangue na urina do cachorro. Infecções vesicais como cistite podem, em casos brandos, produzir sangramentos imperceptíveis sendo detectados com exame de urina do tipo I, e em casos mais severos ou crônicos produzir franco sangramento da parede e mudar a cor da urina. Cálculos vesicais, ou pedras na bexiga, causam geralmente uma quantidade de sangue importante que é facilmente detectável pelo proprietário, por alteração na cor da urina. Tumores de bexiga urinária e traumas também podem causar sangramentos perceptíveis.

Sangramento de origem prostática em cachorros machos

Como a uretra do macho capta a urina da bexiga urinária, passando no meio da próstata e levando a urina até o órgão genital masculino, se tivermos infecção prostática ou tumores de próstata podemos ter sangue que contamina a urina.
Resumidamente, essas são as principais causas de se ter sangue na urina do cachorro, porém não é fácil detectar esse sangue em pequenas quantidades ou em até grandes quantidades, por exemplo, quando o cachorro faz xixi em gramados. Por isso é necessário consultar o veterinário regularmente e se ele achar necessário um exame de urina do tipo I pode ilustrar e identificar precocemente esses problemas, tornando-os mais fáceis de tratar.

Achou o post interessante? Então compartilha!

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

24 Comentários

  • Me ajudem peguei um pão de Rua 6 anos hoje estou desempregada não consigo levar o veterinário não tenho dinheiro para levar ao veterinário ele está comigo há 6 anos e amo muito estou cuidando do meu jeito há três meses ele está está urinando sangue aí do antibiótico durante 7 dias ele melhora Sara aí no próximo mês infecção pelo i na urina novamente o que eu posso fazer me ajudem

  • Bom dia! Dr. TENHO UM LABRADOR ELE TEM Epiletico, toma gardenal, e a alguns dias a urina dele esta com odor e vem ja apresenando sangue ba urina, gostaria de saber o que fazer pois não tenho dinheiro para levar o Zeuz ao veterinário, poderia me ajudar,

    Obrigado

  • Olá boa tarde!! Tem um cão de rua que alimento e cuido, minha casa não tem terreno nem terraço nem nada,já tenho um
    cão em casa e por isso não adotei ele, é uma cão sofrido, já foi atropelado, enfim… Esse anjo pinga sangue pelo genital vez por outra. E percebi que quando fica eufórico acontece com mais frequência. já dei cefalexina, doxciciclina mas sempre acontece, não todos os dias, mas com uma certa frequência. O que faço? Sei que a resposta será leve ao vet, mas no momento não tenho condições pois se for caso cirurgico não tenho como pagar nem lugar para tratar do pós operatório. me ajuda por favor!!

  • Bom dia Dr Márcio
    Tenho uma cachorra de 6 anos castrada da raça São Bernado e observei que ela começou a fazer xixi com sangue estou muito preocupada, gostaria muito que se possível vc possa me orientar no que devo fazer, observei tbm que ela fica a maior parte do tempo deitada por favor o que devo fazer.
    Obs: Faz dois anos que perdi a mãe dela com câncer na pata dianteira
    Desde já muito obrigada

  • O meu cão. Morreu em menos de 18 horas.amanheceu urinando sanque puro a veterinaria passou um comprimido mais nao teve mais jeito..sera quê. Tem algum perigo de contaminar os outros cachorros meus.

  • Por favor me responda o que devo fazer. Meu cachorro é super idoso, mais de 17 anos. Já esta com catarata, não ouve e também não tem mais olfato. E recentemente não come nada que eu ofereço, nem sua ração preferida e começou a urinar sangue. O que devo fazer? Ele precisa de tratamento ou se levar no veterinário eles vão sugerir o que sacrifiquem ele? por favor me respondam, não sei o que faço. obrigada!

  • Boa tarde !
    Me chamo Anna e tenho um cão com 12 anos de idade sem raça definida,e percebi sangue no final da urina. Notei também desânimo no seu comportamento.

  • Ola bom dia tenho uma cadelinha com 5 anos pequena q ja a duas semanas q urina sangue parece m q tem febre n come e esta mt quieta estou desesperada pk n a posso levar ao veterinario pois as consultas e exames sao de todo carissimos e n apresento condicoes para os poder pagar.
    Peço ajuda para de certa forma a poder ajudar é a minha companhia.
    Obrigada e desculpe.

  • Ola!meu cachorro e um rotwaler e esta urinando sangue qual a causa to desesperada… Moro muito longe de veterinários… Não tenho cm tramportalo e ele e muito bravo.

  • Olá, adotei minha cachorrinha faz uns 3 meses. É uma lhasa. Nunca apresentou nenhum tipo de problemas. Hoje na hora do almoço quando desci com ela pra ela fazer as necessidades, ela fez 4 xixis, dois deles com sangue. Mas as fezes estão normal, ela está saltitante, brincando, comendo, bebendo, tudo normal. Estou desesperada!

    • Vc descobriu a causa do sangue no xixi da sua cachorrinha, já levei a minha no vet e eles ainda não descobriram oq eh, já tomou 2x remedio p infection, aguardo sua resposta é espero q descobriu
      Obrigada
      Boa sorte.

  • Olá, ontem a noite percebi muitas manchas de sangue na minha varanda, e ao acordar o quintal tinha diversas machas de sangue, enorme, e quando fui verificar meu cachorro, o orgão reprodutor dele estava com sangue, o que eu faço?

    • O ideal seria levar no seu veterinário para ele examinar e tentar identificar se o sangramento é externo do orgão reprodutor (penis), ou se o sangramento é urinário. Passado essa primeira questão, ele irá aprofundar o diagnostico para descobrir o que esta ocorrendo e irá lhe recomendar um tratamento adequado para o quadro.

  • BOA NOITE!

    POR FAVOR ME RESPONDA, UM SHIH TZU DE 06 ANOS, COMEÇOU A URINAR COM UM POUCO DE SANGUE EM ALGUNS DOS XIXI DO DIA, EXAME ACUSOU CRISTAIS E UMA LEVE INFECÇÃO.

    TRATAMENTO: 10 DIAS DE ANTIBIÓTICO E SÓ A RAÇÃO IMPORTADA QUE DIZ P/CÁLCULOS RENAL, TERMINOU O ANTIBIÓTICO, ESTÁ FAZENDO XIXI C/UM POUCO DE SANGUE DE VEZ EM QUANDO, AGORA NA MAIORIA DAS VEZES XIXI EM GRANDE QUANTIDADE, GOTAS RARAMENTE.
    CRISTAIS PODEM CAUSAR SANGRAMENTO? OU SÓ PEDRAS MAIORES? AGUARDAR, OU FAZER UMA ECOGRAFIA? SE TIVER QUE FAZER A ECO, COMO ENCHER A BEXIGA DELE DE ÁGUA?
    OBRIGADA.

  • Se o cachorro for filhote e apresenta sangramento e o que? Eu tinha um e morreu assim o veterinário falou que ela morreu por causa da viage comprei em João Pessoa PB e vim p o interior que e 7 hora de viagem.

  • Boa tarde

    Meu cachorro urina sangue de vez em quando, já levei ele no veterinario ele indicou castrar, é o que faremos, mas ainda fico pensando, será que pode ser considerado algum tumor? pois ele nao me aparenta mais ter dores,mas o cheiro é forte, mesmo quando não sangra…
    Será que apenas castrando isso volta ao normal?
    att

    Michele

    • Não, acastracao só vai empedir dele não fazer filhotes. É deolixa lo mas calmo. É bom levar a outros veterinária, pode ser alculo renal

    • Ola Daniela, em gatos a principal causa de presença de sangue na urina são as doenças da vesicular urinária (bexiga), porem a gravidade costuma ser bem maior para a saude do gato do que do cachorro nesses casos, pois existe a possibilidade de obstruções devido ao calibre muito fino da uretra do gato. Recomendamos que ao menor sinal de modificação da coloração da urina do seu gato, que leve o mesmo ao veterinário para um diagnostico da situação e posterior tratamento.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.