Sete alimentos humanos que os gatos podem comer

Dificilmente veremos um gato observando um prato de comida como se fosse o último copo d’água do deserto, muito menos implorando com aquela cara de pidão ou pulando incessantemente até que consiga um pedacinho de algo, assim como muitos cachorros. Mas isso não significa que eles não querem nenhum tipo de alimento humano.

Sete alimentos humanos que os gatos podem comer

Além de petiscos, guloseimas e a ração, existem alguns alimentos que podem ser oferecidos para gatos, claro, com responsabilidade e depois de consultar um médico veterinário para saber qual a melhor forma de encaixar na dieta do felino. Listamos sete deles, confira:

Ovos

Gatos podem comer ovos? Sim, podem, mas nunca em forma de refeição, e sim como petisco ou recompensa. Os ovos são ótimas fontes de proteína e vitamina B e podem complementar a dieta de um felino. Vale destacar que o ideal é oferecê-los cozidos e em pequenas quantidades.

Salmão

Outra ótima fonte de proteína que também pode ser incluída na alimentação dos gatos é o salmão, que é bastante rico em ácidos graxos ômega 3. Além dos muitos benefícios, certamente servirá como um lanchinho da tarde delicioso. Assim como o ovo, ele também deve ser servido cozido.

Ervilhas

Congeladas ou cruas, as ervilhas também estão na lista dos alimentos humanos que os gatos podem comer. Elas são ricas em fibras, vitaminas B1, C e A, além de conter potássio e ferro, que contribuem para o bom funcionamento do trato intestinal do pet.

Aveia

Vista como um dos alimentos mais saudáveis para os humanos consumirem no café da manhã, a aveia pode servir como uma bela recompensa ou petisco para os gatos. Apesar de ser uma boa fonte de energia e vitamina B, ela deve ser oferecida em pequenas quantidades, já que é muito rica em carboidratos e pobre em proteínas.

Espinafre

Rico em vitaminas, minerais e vitaminas A,C e K, o espinafre é uma ótima guloseima saudável para os felinos domésticos. Porém, o alimento não é recomendado para pets que tenham histórico de pedras na bexiga (cálculo urinário) de oxalato de cálcio.

Peru

O Peru é outra ótima proteína que os gatos podem consumir. Mas isso não significa que o seu felino doméstico poderá participar ativamente da sua ceia de natal. O peito de peru ou carne fatiada – sem tempero e cozida – são boas alternativas.

Queijo

Por último, mesmo que a maioria seja intolerante à lactose, os gatos podem comer um pouquinho de queijo. O mais indicado é oferecer queijos ricos em proteínas e que não passaram por um processo intenso de industrialização.

Vale destacar que, caso queira inserir qualquer um desses alimentos na dieta do seu gato, antes é preciso consultar um médico veterinário ou zootecnista para saber qual a melhor maneira de oferecer a comida humana a ele.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.