Sphynx – Principais doenças

Por ser um dos pets mais diferentes do mundo felino, é comum que seus pais humanos queiram saber quais são as principais doenças do gato Sphynx. É uma raça sem pelo que é sociável e travessa, sempre está procurando algo novo para fazer, por isso é muito importante gastar sua energia diariamente. 

Em relação à saúde, o Sphynx apesar de ter uma aparência frágil, é bastante saudável, mas exige cuidados especiais por não ter pelo, sendo necessário mantê-lo dentro de casa e longe das temperaturas extremas. As principais doenças que podem afetá-lo são de origem genética e/ ou hereditária e você pode saber mais sobre cada uma a seguir. 

Principais doenças do gato Sphynx

Cardiomiopatia hipertrófica

Há diversas formas de doença cardíaca que podem acometer os gatos e a cardiomiopatia hipertrófica é a principal, causada por um espessamento do músculo do coração que, por consequência, reduz a quantidade de sangue que é bombeado para o corpo. A condição tem origem genética, sendo que o Sphynx acometido pode apresentar os mais variados sinais, mas principalmente intolerância ao exercício, falta de apetite e apatia.

Displasia coxofemoral

Não só os cachorros podem ser afetados pela displasia coxofemoral, uma doença que é passada de pais para filhotes e que causa manqueira e dor no pet, mas os gatos de algumas raças também são mais predispostos à condição, como no caso do Sphynx.

A displasia acontece quando o osso fêmur está mal encaixado no quadril, sendo que a deformação já está presente desde dos primeiros meses de vida do gato e vai piorando com o passar do tempo. Na maioria dos casos, a doença tem tratamento e controle, mas os pets afetados não devem se reproduzir para não passar os genes da condição aos filhotes.

Miopatia hereditária

Miopatia é um nome que faz menção a várias doenças musculares que acometem os pets. No Sphynx, a miopatia hereditária já foi relatada algumas vezes, assim como na raça Devon Rex, causando fraqueza muscular, fazendo com que os gatos se tornem intolerantes ao exercício. O problema é notável já na terceira semana de vida do pet e é causada por um defeito na transmissão nervosa para os músculos.

Cálculos urinários

Se você é um amante de gatos, sabe que incentivar a ingestão de água na espécie é de extrema importância – já que eles não possuem esse hábito, podendo ocasionar em problemas no trato urinário.

Os cálculos urinários podem afetar qualquer gatinho, mas há algumas raças como o Sphynx que são mais predispostas geneticamente. Conhecidos popularmente como “pedras”, os cálculos estão geralmente presentes na bexiga e uretra dos pets e podem causar uma obstrução que se não tratada, é bastante perigosa. 

Doenças do Sphynx: problemas de pele

Você já parou para pensar o porque de gatos terem pelos? A pelagem exerce diversas funções importantes, protege contra o frio e do calor, absorve o excesso de oleosidade da pele, mantém a umidade e protege o corpo. O Sphynx não possui pelo devido a uma mutação genética e por isso precisa de cuidados específicos com sua pele. 

Sabe-se que a raça é mais propensa a sofrer com infecções por Malassezia, um tipo de fungo que normalmente vive na pele dos pets sem causar problema, mas por conta de desordens imunológicas e da saúde do gato, pode se multiplicar causando dermatites. 

As doenças citadas aqui são provenientes de estudos e artigos de predisposição de certas doenças em raças. Lembrando que seu Sphynx pode viver uma vida saudável sem ser acometido por nenhuma enfermidade. Entretanto, a informação e conhecimento são importantes e a qualquer sinal de que algo está errado com seu peludo, procure um médico veterinário.

Sobre o autor

Beatriz Mario

Beatriz Mario

Estudante de Medicina Veterinária, sonho que tenho desde criança, cresci com gatos e hoje sou uma felícia assumida. Tenho dois felinos resgatados: o Frodo e o Bilbo, que são considerados meus filhos de pelo. Meu propósito de vida é ajudar o máximo de pets possíveis e fazer com que eles fiquem mais felizes e saudáveis escrevendo para o blog da Petlove.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.