Tipos de cobras que podemos ter como pet

Por mais que estejam ganhando cada vez mais fama por aí, muita gente ainda vê as cobras como pets “inusitados”. A desinformação sobre a natureza desses animais é o principal motivo para que alguns ainda tenham medo de ter uma serpente dentro de casa ou cismam com a ideia de que uma pessoa pode criá-la como um animal de estimação.

Já desmistificando esse assunto, as cobras pet – que podem ser criadas em casa – não são peçonhentas ou venenosas e, por isso, não trazem qualquer perigo aos membros da família. Entretanto, assim como os cachorros, algumas podem morder, mas causam apenas escoriações leves – sem qualquer perigo. 

A seguir, separamos quatro tipos de cobras famosas no Brasil como pets, confira:

Cobra do Milho

Essa espécie é uma das mais famosas entre as serpentes domésticas graças ao temperamento calmo e amigável bastante presente nas exemplares. Por isso, a Cobra do Milho, também conhecida como Corn Snake, geralmente é indicada para os pais de primeira viagem, ou seja, que não possuem experiências na criação de cobras. Ela pode viver até 20 anos e seu comprimento varia entre 1,3 e 1,8 metros.

Tipos de cobras que podemos ter como pet

Píton Real

Também chamada de “Píton Bola”, por se enrolar em si mesma para se proteger de ameaças, a Píton Real é apreciada por ser bastante tranquila e discreta, características que a torna uma boa companheira do lar. Ela pode medir entre um e dois metros e é bem fácil de manusear.

Tipos de cobras que podemos ter como pet

Falsa Coral

Chamada de Falsa Coral por não ser peçonhenta como a Coral Verdadeira, essa cobra possui entre 0,5 e 1,5 metros de comprimento e suas cores variam entre vermelho, preto e amarelo. A Falsa Coral e a Coral Verdadeira são tão parecidas que apenas especialistas em serpentes podem diferenciá-las.

Tipos de cobras que podemos ter como pet

Jiboia arco-íris

Por fim, a Jiboia arco-íris é uma serpente que tem o dorso pardo-avermelhado com manchas escuras e ventre amarelado. Ela pode atingir até 1,5 metros de comprimento. Muitos consideram a espécie a mais bonita do País devido ao padrão de coloração. Assim como as cobras citadas acima, a arco-íris não é peçonhenta e geralmente abate suas presas envolvendo-as até que percam a circulação sanguínea por completo.

Tipos de cobras que podemos ter como pet

Está considerando adotar uma cobra em um futuro próximo? Saiba que todas essas espécies citadas precisam de um tipo de identificação que comprove a sua origem, seja via microchip ou algum tipo de documentação. Isso porque são animais bastante traficados mundo afora e, por essa razão, caso o tutor não apresente algo que prove a legalidade do animal, a serpente será apreendida e ele pode ser multado.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.