Tipos de rottweiler

O rottweiler é um cachorro de grande porte e que, por sua aparência forte e bastante séria, costuma intimidar muitos humanos. Poucos são aqueles, aliás, que topam ficar perto dos cães dessa raça sem sentir um frio na espinha.

O estigma que ronda essa raça, no entanto, impede que muitas pessoas conheçam todo o carinho, companheirismo e amor que existe por baixo da cara amarrada e da pose séria e vigilante do rottweiler.

Além disso, por generalizar o cachorro, muitos humanos também desconhecem o fato de que existem três tipos diferentes da mesma raça. Ficou interessado em aprender tudo sobre rottweiler? Continue conosco.

Preparamos um texto contando um pouco mais sobre esses tipos e desmistificando as lendas urbanas que caem sobre o rottweiler.

Tudo sobre rottweiler – Conheça os três tipos

Embora para muitos humanos que não estão assim tão acostumados com o imponente rottweilers, todos os cães dessa raça são iguais. Mas isso não é verdade. Assim como nós, nossos amigos desta raça têm suas diferenças. Conheça algumas divergências entre os três tipos mais comuns.

Rottweiler americano

Os cães desse tipo têm o focinho mais quadrado e peso mais leve que seus amigos alemães. O que isso quer dizer? Bem, que os americanos são um pouco menos musculosos. Outro detalhe estético que os difere é em relação ao rabo.

Alguns animais desse tipo, infelizmente, tem o rabo cortado (prática proibida por Lei no Brasil). É importante esclarecermos aqui que não compactuamos com esse costume que alguns tutores têm de cortar o rabo do animal. O rabo é um “instrumento” muito útil para que os cãezinhos demonstrem suas emoções. Então, privar-lhes de seu rabo é prejudicial para  a comunicação do animal com seus humanos e, principalmente, com outros pets.

Em relação ao temperamento, os rottweilers americanos são descritos como corajosos e confiantes, embora algumas pessoas achem que os animais desse tipo são mais sérios.

Filhote brando

Os cãezinhos desse tipo são fortes, com porte elegante e têm, em geral, pelagem preta com toques de mogno em suas patas, no peito e no focinho.

Bastante inteligente, costuma responder muito bem ao adestramento. Apesar de sua aparência séria, o filhote brando é bem amistoso e bastante dócil, fazendo amizade com praticamente qualquer pessoa.

Cabeça de touro

As características do rottweiler cabeça de touro, em geral, não diferem muito dos outros dois tipos de animais dessa raça: porte grande, corpo musculoso, pelagem preta e com pontos em dourado.

Porém, quando conhecemos um animal desse tipo logo entendemos porque são chamados de cabeça de touro. Sua cabeça é ligeiramente maior que as dos outros rottweiler, daí seu apelido.

O temperamento do Rottweiler

Quando algumas pessoas pensam  no temperamento do rottweiler, a primeira imagem que costuma vir à mente pode ser de um animal agressivo, mas o que a maioria desconhece é que essa descrição não se parece em nada com o verdadeiro temperamento do rottweiler.

Na verdade, esse cachorro é muito dócil. Carinhoso, se dá muito bem com seus humanos, a quem protege de qualquer perigo. Muito inteligente, o rottweiler se dá muito bem com o adestramento, porque adora aprender e ser desafiado a adquirir novas habilidades.

Como todo cachorro, o rottweiler deve ser educado desde filhote, assim ele compreenderá bem o que pode ou não fazer e vai aprender também como conviver com outros cães que vivam na mesma casa que ele.

Além disso, se você quiser que seu rot não estranhe ninguém, mantenha-o sempre em contato com pessoas de diferentes etnias e idades, assim ele irá aprender a identificar as diferenças.

O latido do rottweiler

Se a aparência desse animal assusta, quando ouvem o latido do rottweiler, muitas pessoas costumam suar frio, afinal os cachorros dessa raça costumam ter um latido forte, até um tanto intimidador.

O que essas pessoas não sabem, porém, é que o rottweiler não é de latir o tempo todo. Tranquilo, os cães dessa raça tendem a latir apenas como alerta. Em geral, para deixar bem claro a possíveis intrusos onde eles estão entrando e que ameaças aos humanos favoritos do animal não serão tolerados.

O latido do rottweiler costuma ser de curta duração, com uma entonação mais grossa, para chamar a atenção mesmo de quem estiver ouvindo. Como um excelente cão de guarda, ele representa sua família com coragem e firmeza.

Sobre o autor

Matilha Petlove

Matilha Petlove

1 Comentário

Deixe um comentário