Cadastre-se e ganhe 15% OFF na primeira compra!

Todo cachorro sabe nadar?

Certamente você já deve ter ouvido falar que todo cachorro sabe nadar. Como se eles já viessem ao Mundo com um super DNA de natação. Esse é um assunto que deve ser de conhecimento de todos os pais de pet para que não ocorra algum tipo de acidente.

Cachorro Golden nadando em uma piscina

Todo cachorro sabe nadar?

Mito! Embora a maioria nasça com a habilidade de “remar” caso entrem na água, nem todo cachorro sabe nadar. Isso porque esse movimento natural não é o suficiente para que não se afoguem.

A verdadeira aptidão em nadar está relacionada aos aspectos físicos do cachorro. Raças como Golden Retriever, Poodle, Cocker Spaniel, Labrador e, claro, os cães d’água, como o Cão D’água Espanhol e o Português, possuem características que facilitam o nado. Desde a pelagem, musculatura, tamanho do focinho até mesmo as seleções feitas pelo ser humano para que fossem bons nadadores. Isso quer dizer que não basta saber o movimento correto, é necessário ter uma estrutura corporal adequada.

Quais raças não “sabem” nadar?

Em contrapartida, algumas características físicas de outras raças desfavorecem o ato de nadar. O Pug ou o Buldogue Inglês, por exemplo, além de serem braquicefálicos, isto é, de focinho curto e achatado, possuem pernas e braços curtos, o que dificulta – e muito – os movimentos. O corpo mais robusto também não ajuda neste tipo de atividade, por isso é tão raro que cães dessa raça nadem.

Já o Dachshund e o Basset Hound possuem corpos largos e membros bem curtos. Enquanto o Bull Terrier tem a cabeça bastante pesada e, por isso, pode ter dificuldades em mantê-la fora d’água para respirar.

O ChowChow, por outro lado, possui a anatomia perfeita para nadar. Porém, sua pelagem longa e bastante densa faz com que ele fique encharcado e muito pesado – isso sem contar que ele também é braquicefálico…

Outras raças de cachorro que não sabem nadar

Evite acidentes

Agora que você já sabe que nem todos os cachorros sabem nadar por natureza, lembre-se: nunca jogue ou empurre um cão na piscina, pois atos como esse podem provocar um acidente gravíssimo.

Caso o seu pet tenha alguma dessas características que dificultam a natação, existem coletes salva-vidas para cães que os protegem de afogamentos. No petshop online da Petlove, temos o Colete Salva Vidas Outward Hound Nemo Ripstop, que é confortável, seguro e ainda possui alças superiores para o pai humano segurar – e possui o formato do famoso peixinho Nemo.

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

2 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.