Cadastre-se e ganhe 15% OFF na primeira compra!

Tosse em cachorro idoso: veja o que pode ser!

A tosse em cachorro idoso é um problema que nunca deve ser deixado de lado. Aliás, nenhum sinal de problema de saúde em um cão na terceira idade pode ser ignorado. Afinal de contas, a velhice é um período muito sensível e que requer o máximo de cuidado da nossa parte.

Antes de saber como tratar tosse de cachorro idoso, você deve saber quais razões podem levar a essa manifestação clínica. Continue lendo nosso artigo para entender o que pode estar acontecendo com o seu pet.

cachorro idoso tossindo

O que é a tosse canina?

A princípio, a tosse em cães nada mais é do que um mecanismo de reação do corpo a alguma irritação das vias aéreas ou respiratórias. Assim, ela pode ser causada por materiais estranhos presentes na traqueia ou pulmões, mas também pode indicar muitos problemas de saúde.

Tosse em cachorro idoso: o que pode ser?

A tosse em cães idosos pode ser provocada por vários motivos. Contudo, apenas um profissional saberá detectar a causa certa e te ajudar a tratar o seu pet. Veja a seguir algumas causas mais comuns:

1 – Gripe canina

Assim como nós, seres humanos, os cachorros também podem engripar. A gripe canina é causada por um vírus e é bastante recorrente durante o outono e inverno.

Previamente, ela não costuma pôr a vida dos cães em risco. Porém, ela tem um alto nível de transmissão e, caso não seja tratada, pode evoluir para problemas mais sérios.

2 – Alergias

Às vezes, a tosse em cachorro idoso decorre de uma alergia a alguma substância expelida no ambiente, como um perfume, desodorante ou produtos de limpeza.

Casos como esse são “menos difíceis” de diagnosticar. Isso porque existe a chance de você conseguir notar se ele começa a tossir após a utilização de algum produto no ambiente no qual ele está.

3 – Problemas cardíacos

Além do cansaço, a tosse é o principal sinal de problemas cardíacos em cachorros idosos. Junto com ela, apatia, falta de ar, respiração acelerada, língua roxa e emagrecimento também são indícios de cardiopatias.

cachorro tossindo deitado em um gramado

4 – Engasgos

É bem comum que a tosse seja, na verdade, provocada por comida ou objeto que esteja na garganta do cachorro. Em casos como esse, é possível identificar pelo comportamento do pet. Um cachorro engasgado geralmente, além de tossir, se sente muito incomodado e faz de tudo para tirar o que está preso na sua garganta.

5 – Problemas respiratórios

Assim como nas cardiopatias, a tosse também é um dos principais sinais de problemas respiratórios. Um dos mais comuns que acomete cachorros idosos é a traqueobronquite infecciosa canina, mais conhecida como “tosse dos canis”.

Em poucas palavras, a tosse dos canis é uma doença altamente contagiosa entre os cães que acomete a traqueia e os brônquios. A princípio, na maioria dos casos os cães se recuperam entre 10 e 15 dias. Porém, é importante que o cachorro seja acompanhado por um médico veterinário para que a doença não resulte em casos mais graves, como pneumonias.

Além da tosse dos canis, a bronquite crônica é bastante comum em cães idosos e é caracterizada por aquela tosse persistente – e chata!

Como tratar tosse em cachorro idoso

Basicamente, apenas um médico veterinário pode diagnosticar a causa da tosse em cachorro idoso e prescrever o melhor tratamento. Quando não é detectado nenhum problema de saúde mais grave, o profissional pode receitar um xarope para cães do tipo expectorante, para facilitar a saída das secreções e reduzir a frequência da tosse.

Jamais medique seu pet por conta própria e fuja de receitas caseiras e dicas dadas por pessoas leigas – essas práticas podem colocar a vida do seu cachorro idoso em risco!

Agora que você já sabe como ajudar um cachorro idoso com tosse, visite o blog da Petlove para mais dicas e informações sobre saúde canina!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.