Verrugas em cachorros velhos

À medida que envelhecem, é comum que apareçam verrugas em cachorros velhos. Inclusive, esse é um dos sinais mais comuns que indicam que um cão está chegando à terceira idade. A pergunta que fica é: devemos nos preocupar com isso?

Já respondendo a essa questão, depende do caso. Isso porque as verrugas geralmente são tumores benignos, mas que podem evoluir e se tornarem malignos de acordo com o quadro.

Verruga em cachorro velho

Tipos de verrugas em cachorros

Existem dois tipos de verruga em cachorro: a papilomatose canina e o adenoma sebáceo.

A papilomatose é uma enfermidade causada pelo vírus Papilomavírus altamente contagiosa. Sim, ela pode ser transmitida de um cachorro para o outro, mas nunca para nós humanos!

Esse tipo de verruga canina, que geralmente tem uma aparência mais esbranquiçada e pode ser encontrada nas regiões de mucosas (lábios, nariz e pálpebras), pode afetar cães de todas as idades que estejam com a imunidade baixa.

Já o adenoma sebáceo é o tipo que mais afeta cachorros idosos. Esse é um nódulo não viral que normalmente aparece nas pálpebras ou nas extremidades do corpo do pet.

O motivo para a aparição do adenoma é uma alteração nas glândulas sebáceas do cachorro à medida que ele envelhece. A princípio, esse é um tipo menos agressivo em comparação à papilomatose, já que a probabilidade de ser benigno é menor.

É normal um cachorro idoso ter verruga?

Se levarmos em consideração que o adenoma sebáceo é provocado pelo envelhecimento natural das glândulas sebáceas do cachorro, pode-se dizer que é normal um cachorro idoso ter verruga.

Agora, caso seja diagnosticado o papilomavírus canino, significa que o seu cão idoso foi infectado por outro cachorro (direta ou indiretamente).

Lembre-se: “normal” não quer dizer que você não deva se preocupar. Ou seja, caso note a presença de uma verruga em seu pet, leve-o para uma avaliação com o médico veterinário.

Como tratar verrugas em cachorros velhos?

A princípio, você só saberá como tratar verruga em cachorro idoso depois de uma avaliação com um médico veterinário. Isso porque apenas um profissional pode diagnosticar o tipo de verruga que acomete o seu pet e, então, fazer um tratamento para tirar verruga de cachorro.

verruga papilomatose em cachorro

Quando é necessária a cirurgia de remoção de verruga?

O médico veterinário pode indicar uma cirurgia em casos de tumores malignos. Contudo, caso a verruga (ou as verrugas) seja benigna, mas esteja atrapalhando a visão, a alimentação e/ ou a locomoção do cachorro, o profissional também pode recomendar.

O que fazer com as verrugas em cachorro velho?

Encontrou uma verruga em seu cachorro idoso? A primeira e única dica é: esqueça aqueles remédios e tratamentos encontrados na internet e procure a ajuda do médico veterinário de sua confiança.

Além de evitar problemas maiores, apenas o profissional pode realizar os exames necessários e indicar o melhor tratamento para cachorro com verruga.

Agora que você já sabe tudo sobre verrugas em cachorros velhos, visite o Blog da Petlove para mais dicas e informações sobre saúde canina!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.