Três cuidados essenciais quando um cachorro está nadando

Agora que o verão chegou e as temperaturas estão aumentando, não somos apenas nós, humanos, que queremos aproveitar ao máximo o clima quente. Os cães gostam de brincar ao ar livre, e que melhor maneira de se refrescarem do que dar um mergulho na piscina? Embora pareça muito divertido para qualquer cachorro, vale a pena ter em mente os vários riscos a que eles estarão expostos e, assim, garantir um passeio seguro e divertido.

1. A segurança do seu cachorro é essencial

Nem todos os cães nascem sabendo nadar ou amam a ideia de pular em uma piscina. Muitos têm medo de ficarem submersos e outros podem não ser anatomicamente favorecidos para tal atividade, por isso, alguns cuidados são necessários. 

Se seu peludo não está acostumado com a água, tenha paciência ao ensiná-lo, pois esta pode ser uma brincadeira muito divertida.

Opte por acessórios que ajudem a torná-lo mais confiante e que ao mesmo tempo o mantenham em segurança, como os coletes salva-vidas específicos.

Ensine seu pet como entrar e sair da piscina, assim, caso um mergulho acidental ocorra, ele terá mais chances de conseguir sair sozinho. Porém, estar atento ao seu cãozinho quando há piscinas por perto é essencial.

2. Cuidado com o Sol

Os cachorros podem se queimar com o sol, especialmente se tiverem pele e pelos claros ou curtos. Assim como nós, eles também correm o risco de ter câncer de pele, por isso, cuidados principalmente com as áreas que possuem menos pelos e estão mais expostas, como orelhas e nariz, são essenciais. Para os pets mais suscetíveis aos danos dos raios solares, é indicado usar protetores solares feitos para pets.

Planeje com antecedência esse tipo de passeio sob o sol e escolha períodos em que os raios estão menos intensos, evitando os horários entre 10h e 16h.

Tenha sempre água potável para hidratar seu cachorro. Isso é muito importante!

3. Esteja sempre alerta

Nunca deixe seu cachorro sem supervisão quando ele estiver nadando. Esta é uma brincadeira divertida, mas pode ser uma atividade muito cansativa, podendo levar o seu peludo à exaustão em pouco tempo.

Reserve um tempo para descansar. Os cachorros podem ficar tão entusiasmados com uma brincadeira com água que esquecem da hora da pausa, por isso, reserve um tempo para seu peludo recuperar as energias.

Por fim, preste atenção se ele não está engolindo muita água, isso também não fará bem ao seu pet, e aproveite o verão com seu filho de quatro patas sem deixar a segurança de lado.

Sobre o autor

Gabriela Teixeira

Gabriela Teixeira

Estudante de medicina veterinária e mãe da Bela. Possuo formação em Biotecnologia, mas o amor por pets sempre foi maior que minha curiosidade pela ciência, tive que mudar de área e seguir meus instintos..rs..Hoje, nutro minhas paixões e sigo curiosa por tudo que se refere a tratar bem de nossos pets.

2 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.