Três mitos sobre a alimentação de aves

Quando falamos da dieta de pássaros, vários mitos podem nortear algumas decisões sobre os alimentos que podem ou não ser ofertados aos pets. Vamos falar sobre algumas dessas dúvidas que pais de aves podem ter.

Mito Nº 1 – Alimentação apenas com sementes é a melhor opção para os pássaros

As sementes não são ruins para sua ave, porém, sementes em excesso podem acarretar distúrbios em seu pássaro. Devido à grande quantidade de gordura encontrada nas sementes, elas não são indicadas como forma única de dieta. Assim como nós, é necessário que haja uma variedade de alimentos para que todas as exigências nutricionais sejam atendidas e seu pássaro fique sempre saudável. Por isso é importante complementar a dieta com frutas, legumes e verduras, que são ótimas fontes de vitamina e minerais para seu pet. Aves de estimação alimentadas exclusivamente com sementes podem ficar acima do peso e até desenvolver doenças graves. Consulte um médico veterinário especializado em pets exóticos e silvestres para saber como alimentar adequadamente seu passarinho.

Mito Nº 2 – Apenas ração e nada mais!

Existem no mercado ótimas opções de rações, formuladas com um equilibrado teor de nutrientes e que são frequentemente recomendadas por médicos veterinários, como as opções da Nutrópica e a Megazoo. Mas fique atento! Existem produtos que não são indicados como alimento principal e sim como petisco ou um complemento da dieta da sua ave. Conhecer os alimentos que você está ofertando para seu pássaro é muito importante para que ele tenha uma alimentação equilibrada e saudável.

É importante sempre fazer uma transição gradual no caso de alterações na alimentação de seu pássaro. Caso tenha dúvidas sobre como ofertar um novo alimento, o indicado é  consultar o seu médico veterinário para orientação sobre suplementos e porções recomendadas de cada tipo de alimento.

Mito Nº 3 – Se não faz mal para mim, não faz mal para ele!

Pessoal, vamos usar o bom senso! Lembre-se que seu pássaro na natureza não encontraria uma porção de macarrão, batata frita, salgadinhos, café e por aí vai. Então, antes de oferecer para sua ave algo que você gosta, faça essa análise. Mesmo que ele coma e até goste, não é bom para ele. Alimentos para humanos não foram feitos para serem ofertados aos animais e uma dieta desequilibrada pode colocar a vida do seu pet em risco. 

Sobre o autor

Gabriela Teixeira

Gabriela Teixeira

Estudante de medicina veterinária e mãe da Bela. Possuo formação em Biotecnologia, mas o amor por pets sempre foi maior que minha curiosidade pela ciência, tive que mudar de área e seguir meus instintos..rs..Hoje, nutro minhas paixões e sigo curiosa por tudo que se refere a tratar bem de nossos pets.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.