O que um papagaio deve comer?

É muito comum achar que a base da alimentação de pássaros é composta por sementes. No caso dos papagaios, a principal semente é o girassol, mas ele não é recomendado como alimentação rotineira, pois é muito rico em gordura e isso não é legal para a saúde. Um alto teor de gorduras pode levar a um quadro de problemas no fígado da sua ave, por exemplo. Descubra o que o papagaio deve comer!

Papagaio em uma cerca

Qual a alimentação ideal sugerida para meu papagaio?

O legal é que desde o início da sua vida ele seja alimentado com frutas, verduras e legumes, que terão os nutrientes essenciais para seu desenvolvimento. Existem no mercado rações comerciais que são formuladas com composições balanceadas de nutrientes, oferecendo uma dieta equilibrada para seu pássaro.

Algumas opções bem avaliadas são a Ração Nutrópica Natural para Papagaios e a Ração Megazoo Extrusada Bits para Papagaio, ambas extrusadas, auxiliando no desgaste natural dos bicos. Além da alimentação, lembre-se sempre de deixar a água limpa e fresca, para que ele se hidrate, isso é muito importante, você pode usar bebedouros para aves, encontrados em nosso pet shop online.

Mix de sementes

Alguns petlovers acreditam que o mix de sementes é tudo o que papagaio deve comer. Mas, é preciso muito cuidado, sejam naturais ou as opções comerciais, os mis de sementes são diferentes das rações, podem conter grande quantidade de gordura e, com isso, prejudicar a saúde do seu pássaro.

As sementes devem ser oferecidas como um petisco/ agrado e não deixados para seu papagaio comer a vontade. Você pode encontrar mix como a Mistura Balanceada Zootekna de Sementes Papagaio, Ração Megazoo Mix Amigos do Louro José para Papagaio

banner Petlove

Petiscos estão liberados?

Tenha sempre em mente que tudo em excesso faz mal. Existem no mercado diversos petiscos para você agradar seu papagaio, a Barritas Zootekna com Coco para Papagaio, é um exemplo, vem em sabores de coco e maçã. 

Papagaios, assim como outros pássaros, são sensíveis a alterações bruscas em sua dieta, portanto caso queira introduzir novos alimentos na rotina da sua ave, é legal fazer de forma gradual. Consulte sempre um médico veterinário antes de fazer qualquer mudança na dieta da sua ave.

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriela Teixeira Degiovani

Estudante de medicina veterinária e mãe da Bela. Possuo formação em Biotecnologia, mas o amor por pets sempre foi maior que minha curiosidade pela ciência, tive que mudar de área e seguir meus instintos..rs..Hoje, nutro minhas paixões e sigo curiosa por tudo que se refere a tratar bem de nossos pets.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.