Vantagens dos peixes como bichinhos de estimação

Vantagens dos peixes como bichinhos de estimaçãoPetlove - O Maior Petshop Online do Brasil

Vantagens dos Peixes como Bichinhos de Estimação. Todos os direitos reservados a andyram1 (imagem)

A medicina já comprovou que as pessoas que possuem animais de estimação possuem menor chance de apresentar depressão ao longo da vida. Quem tem ou já teve um pet sabe o quanto faz bem estar em contato com um ser que nos oferece nada mais que carinho e amizade. Porém, é um erro de quem pensa que só cães, gatos e roedores são companhias alegres e divertidas para as pessoas.

Os peixes são animais bastante procurados como pets devido à sua beleza, e muitas vezes, um aquário faz toda a diferença na decoração de um ambiente. Porém, é necessário saber que ao lado dessas vantagens, também vem a responsabilidade de cuidar de uma ou mais vidas que possuem suas necessidades bastante peculiares.

Alguns peixes são solitários, como o conhecido Betta, que encanta por sua beleza e simplicidade. São peixes que não precisam de muito mais que um pequeno aquário e um aquecedor para os dias muito frios. Também é interessante que exista alguma planta, natural ou artificial, que sirva de abrigo para ele. De comportamento solitário, os Bettas são pequenos peixes originários de águas rasas da Indochina, no sudoeste da Ásia, e, por esse motivo, convivem bem em aquários pequenos, não suportando aquários muito fundos, devido à pressão da coluna de água. Vivem, em média, 4 anos, e são uma excelente opção para quem não abre mão de ter um pet, mas dispõe de pouco tempo para dedicar-se a cuidar de um.

Diversas outras espécies de peixes também são populares como pets, como é o caso do Acará disco e do Acará bandeira, peixes de aquário que convivem bem em grupo, inclusive com outras espécies, porém demandam maior cuidado com o aquário, como a oxigenação, iluminação, substrato (ou “pedrinhas” próprias para o fundo dos aquários) além de plantas, preferencialmente naturais.

Seja qual for a espécie escolhida, é necessário que se saiba quais os tipos de cuidados serão necessários para que o peixe viva bem, e se adapte à rotina da casa e das pessoas que moram nela. Limpezas periódicas do aquário e atenção especial às condições da água são fundamentais para manter qualquer peixe saudável.

Observando o cotidiano dos peixes em um aquário, é possível perceber seus comportamentos peculiares e notar que  eles podem, sim, demonstrar afeto e gratidão por seus donos, especialmente no momento da alimentação, no qual o animal pode demonstrar sua alegria com movimentos rápidos e até saltos bonitos de observar. Peixes também são uma excelente companhia para quem aprende a interagir com esses belos pets.

Sobre o autor

Bruno Oliveira

Deixe um comentário