5 curiosidades sobre vira-latas que você precisa saber

Para ser o melhor amigo de todo mundo, o seu cachorro não precisa ser de raça. Cães sem raça definida (SRD) são tão companheiros, carinhosos e fiéis quanto todos os outros e eles merecem toda a atenção possível. Por isso, separamos 5 curiosidades sobre vira-latas para você conhecer mais sobre esses dogs que amamos muito.

1 – Eles têm diversos nomes

Apesar de o correto ser chamá-los, como acima, de sem raça definida (SRD), os vira latas tem diversos nomes, dependendo da região do país em que estão. Os apelidos podem ser Rasga Saco e Pé Duro.

2 – A saúde dos vira-latas é melhor

Já que eles não cruzaram com a ajuda de humanos – e muitas vezes não tem humanos cuidando dos filhotes – os mais fracos tendem a morrer, sobrando apenas os mais fortes e resistentes. Com o tempo passando, ficaram hoje os com menor predisposição para doenças.

3 – Eles são os favoritos da família paulistana

Em 2010, o Datafolha realizou uma pesquisa para saber quais cães as famílias paulistanas tinham. O levantamento entrevistou 613 famílias e os vira latas ganharam disparado. Além disso, apenas 26% dos entrevistados disse ter comprado o seu pet.

4 – É possível encomendar uma análise genética do seu vira lata

Por essa curiosidade sobre vira-latas você não esperava: algumas empresas disponibilizam análises genéticas dos cães sem raça definida. Eles usam o DNA do cachorro para descobrir as raças que configuram os vira latas. No entanto, estes testes ainda são bastante limitados, principalmente porque a mesma raça pode ter diferentes perfis genéticos.

5 – Eles passaram a ganhar espaço em concursos de cachorros

Em 2000, o Crufts, o maior Dog Show do mundo, que acontece na Inglaterra, passou a realizar uma competição paralela apenas para os vira latinhas: o Scruffs. No que diz respeito a curiosidades sobre vira-latas, essa é a que mais vem se destacando. O espaço em concursos só aumenta. Em 2014, os SDRs passaram a participar do Westminster Kennel Club e Dog Show, nos Estados Unidos.

Sobre o autor

Larissa Moreira

Larissa Moreira

Larissa tem quatro miaus: Câmara, Ação, Gravando e Clica Fora, está no quarto ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, é apaixonada pela língua alemã, livros de fantasia, chá de camomila e pelos seus quatro bebês (que já nem são mais bebês).

1 Comentário

  • Oi,me chamo Glediane.tenho uma cadela viralata de quase 1 ano . E ela está se cosando demais da conta.tbm percebir umas falhas em seu corpo,principalmente nas orelhas.Gostaria de ajuda nesse caso.

Deixe um comentário