OK!
> Comportamento > Seis maneiras do seu gato demonstrar que te ama

Seis maneiras do seu gato demonstrar que te ama

Por Juliana Packness -

Ainda hoje se tem a ideia de que os gatos são tão independentes que só procuram a família para pedir comida, mas é claro que isso não é verdade. Você sabe dizer como o gato faz para demonstrar que te ama?

Comparando gatos e cachorros, os gatos são, de fato, mais independentes do que os cachorros. Mas quem tem gato sabe que eles fazem questão sim da presença da família e, algumas vezes, elegem alguém “preferido” na casa, justamente por este dar mais atenção e carinho do que os demais integrantes da família.

Gato de olhos fechados e recebendo carinho

Mas como saber quando nosso gatinho está demonstrando amor e carinho? Quais os sinais que ele nos dá? Separamos algumas formas que os felinos têm de demonstrar que somos importantes para eles. Olha só:

Seis maneiras do seu gato demonstrar que te ama

Como e quando os gatos demonstram amor?

  • Quando ele ronrona. Aqueles momentos em que ele arruma um cantinho para deitar ao seu lado e ronrona, o gato está querendo que você saiba que ele está muito satisfeito em estar ali com você!
  • Quando ele te dá presentes. Esta é a maior representação de amor que um gatinho pode dar. Ele aparece com brinquedos, bolinhas de papel e até presas caçadas por ele para te presentear! Se pudesse, ainda deixaria um bilhetinho de amor junto.
  • Quando ele te recebe em casa depois de um longo dia. Não, ele não vai correndo atrás de você apenas para pedir comida. Ele te recebe em casa roçando por entre as pernas e fazendo todo o charme que só um gato tem para te seduzir e conseguir aquele carinho gostoso em troca. Eles só se doam deste jeito com quem confiam, já que são muito reservados.
  • Quando ele encosta a cabeça em você. É um carinho muito charmoso. Eles aproveitam essa hora para também marcar o dono como território dele, já que existem glândulas situadas nesta região da cabeça que deixam o cheiro do gato.
  • Quando ele mostra a barriga para você dar carinho. A barriga de um gato é quase intocável por ser uma região muito sensível para ele. Quando um gato mostra que você pode dar carinho nessa região, ele está te mostrando o nível máximo de confiança entre vocês!
  • Quando ele te lambe. Essa prática é feita entre os gatos e de gatos para humanos, o que demonstra um instinto maternal de cuidado.

Os gatos são muito amorosos e criam uma confiança muito grande com seus donos. Lembrando que para que haja essa confiança, é preciso uma troca de carinho. Seja carinhoso com um gato, que então ele te retribuirá com todo o amor que ele tem!

Gato deitado com a barriga para cima

Atenção para gato arisco, ele provavelmente tem motivos para desconfiar de humanos ou nunca teve um contato de carinho. Caso seja um gato já domiciliado, mas estressado, é importante uma consulta veterinária para se ter a certeza de que não há nada causando dor ou desconforto, refletindo no seu comportamento.

Por Juliana Packness

Especialista em patologia clínica veterinária

Veja todas suas publicações

66 comentários

  1. Luciana Azeved disse:

    Tenho um siamês, que peguei da rua há um ano e oito meses. Na época a veterinária calculou que ele teria entre 4 e 5 anos. Ele ia diariamente no meu trabalho por cerca de 3 a 4 meses. Comia e dormia o dia inteiro. Até que resolvi trazê-lo. Passou a me atacar com mordidas (e praticamente berros!!! ) e até hoje ainda faz isso, às vezes mesmo quando estou fazendo carinho, mas principalmente quando brigo com ele por ele ter derrubado algo ou quando fica miando incessantemente para ir pro lado de fora da casa. É um gato difícil de definir… alguns momentos é dengoso, mas carinho mesmo, só com meu esposo, que no início nem queria bicho algum! Fico muito frustrada com esses ataques a mim, nos quais me morde muito os braços!!
    Não sei o que fazer!!!

    1. Juliana Packness disse:

      Luciana, provavelmente ele deve te associar a alguma situação ruim que ele tenha passado com você. Talvez todos os trabalhos de cuidar dele tenha ficado com você (banho, dar remédios, pegar ele da rua, etc), já seu marido nunca deve ter feito isso e ele só o associa com carinho!
      Os siameses são bem geniosos, tente dar carinho nele e respeitar o limite. Ele da avisos de que vai te arranhar (chicoteia o rabo, orelha para trás) e então recue. Não lute com ele! Com o tempo ele começa a entender que você também respeita o espaço dele e o respeita e pode aceitar melhor seu carinho.

    2. Camila disse:

      Olá Luciana,

      Desculpe a minha intromissão, porém temos problemas parecidos rs.

      Eu adotei em uma ong uma gata com 4 anos, super saudável, porém tive os mesmos problemas. Ela nos mordia, vivia escondida, não comia, e todas as vezes que achávamos que ela queria um carinho, éramos arranhados e mordidos. Fora o problema de fazer as necessidades nos lugares mais variados e nunca na caixa.

      Adotamos ela tem aproximadamente 2 meses.

      Foi cansativo, mas, não desistimos e procuramos ajuda de uma profissional, comecei a trata-la com homeopatia e hoje temos outro animal em casa.

      Mudou totalmente.

      Espero ter ajudado de alguma maneira =)

    3. Anônimo disse:

      Ele foi castrado?

    4. Anônimo disse:

      Oi Luciana, também adotei uma gatinha de rua, e no inicio ela me mordia, era arisca, não queria ficar perto das outras duas gatinhas, fazia xixi no sofá… Demos tempo ao tempo, sempre nos aproximando dela bem devagar, dava comida pra ela e ela atacava o potinho das outras, atacava as outras, enfim, deu um pouquinho de trabalho, mas com muito amor e paciência ela se transformou. Acho que por ser de rua teve que brigar por comida, apesar de só ter um mes aparentemente. Hoje é um amor só com todos lá de casa. Amamos muito nossos bichinhos.

  2. Joice disse:

    Adotei meu gato depois de tentar salvar a mãe dele de um atropelamento, não sei se ela tinha dono antes e infelizmente ela não resistiu.

    O Shoko veio pra casa não deveria ter nem 3 meses junto com o irmãozinho (q foi adotado por outra família depois que eu cuidei dele).

    Já tenho ele a 2 anos e ele me ataca do nada, outro dia, eu estava sentada na mesa do computador, ele subiu e me atacou de unha direto no rosto, por eu usar óculos ele só arranhou um pouco pra baixo da sobrancelha. Sempre tentei dar carinho e ele sempre me ataca de unhas e dentes (e não são aquelas mordidinhas de carinho).

    Já com minha vó, que sempre brigou com ele, joga água ou o travesseiro pra ele parar de arranhar o sofá, o sem vergonha só falta dormir na barriga dela.
    Até com a veterinária ele é um docinho.

    Vou tentar partir pra homeopatia tbm e ver se ele se acalma.
    Ps: ele não aceita carinho de ninguém mais alem da minha vó ¬¬’

    1. Nataly disse:

      Joice! Alem de tentar um floral…tente um ferormônio.. compre o feliway, pode ajudá-lo.
      Fora isso, quando vc chegar em casa, ou quando encontrá-lo, dê um petisquinho a ele, pois ele pode assimilar a sua presença a algo bom.

      Obs: tente evitar que sua vó jogue agua nele, apesar dele gostar dela, isso pode estressá-lo.

      Boa sorte!!

  3. KELLY disse:

    Ola.. adotei um gato siames que apareceu aqui em casa.. ele devia ter uns 6 meses.. hj ja faz 2 ano que esta comigo..
    mas pensa num gato bravo que não deixa fazer carinho nenhum.. ele morde.. arranha.. e ainda te ataca qdo menos espera.. mas tem um porem, quando estamos deitados ele sobe na cama e deita em cima da gente. mas não podemos nem relar nele q ele volta a morder

    1. Rubens disse:

      Siameses as vezes sao assim mesmo, mas o estranho é que eles sao assim com estranhos, com os donos e pessoas da casa eles costumam ser carinhosos…

  4. Sonia Maria disse:

    Amei a sua matéria parabens! Tenho 3 gatos sendo 2 machos e uma fêmea. Todos os 3 são muito carinhosos. Mas o Thomas o siamês muito parecido com esse que vc segura vive procurando meios de sair de casa. Eu crio os 3 dentro de casa. Os outros dois são tranquilos nesse aspecto. Sei que ele me ama pois sou a única na casa que ele fica perto e lambe minha orelha isso sem contar com os rom roms que são muito intensos. O que fazer pra ele se convenser a parar de tentar fugir? Se minha casa não fosse telada ele já teria fugido com certeza. Bjs

    1. Rubens disse:

      Sonia, se ele nao for castrado, esse comportamento de querer fugir é normal mesmo.

  5. janaina disse:

    como posso fazer minha gata aceitar a outra gatinha??? já faz 40 dias e ele não aceita. só bate na pequena.

    1. Anônimo disse:

      Janaina, neus gatos demoraram mais de 5 meses para terem uma convivência melhor, e até hoje brigam!!! Pode demorar muito tempo, tenha paciência!!

    2. Rubens disse:

      Infelizmente gata aceitar outra gata (femea) é sempre mais dificil mesmo… Seria mais facil se fosse um gatinho (macho), e nao uma segunda gatinha… Ate um gato macho aceitar um gatinho (outro macho) filhote é muito mais facil, mas duas femeas podem NUNCA se entrosar de verdade… Conheco caso de femeas que moram juntas ha anos e ainda assim brigam eventualmente e convivem permanecendo em espacos diferentes da casa.

    3. Anônimo disse:

      Janaina os gatos demoram mesmo. Minha gata de 10 anos levou uns 3 meses para parar de tentar bater no filhote que adotei. Ela não é carinhosa com ele, mas hoje convivem bem, e é a pequena quem fica tentando correr atras da mais velha rsrs. Leva tempo, mas acostuma.

  6. Gabriela disse:

    Tive a sorte de adotar o gatinho mais carinhoso do mundo. Me segue onde eu vou, dorme agarrado comigo, sempre esta na porta me esperando quando chego de algum lugar, da todas essas demonstrações de carinho citadas a cima. Me provou que gatos tambem sabem dar carinho assim como cachorros.

    1. Anônimo disse:

      Gabriela, acho até que são mais carinhos que cachorros, pois, os gatos fazem carinho desinteressado no dono !

  7. Celice disse:

    Tenho 3 gatas adultas. A mais velha rejeitou a chegada das outras duas. Já se passaram uns 4 anos e cada vez mais piora o relacionamento delas. Como faço para que elas convivam bem? Não tenho mais esperanças que elas fiquem ” amiguinhas”…mas que elas se suportem, pelo menos.

  8. Anônimo disse:

    Tenho uma gatinha ela vai fazer um ano daqui uns dias e está muito doente com canser mas vou cuidar amala mais ainda nesse momento tão delicado contando minutos pra ela ter alta do hosp

  9. Sam disse:

    Sou uma apaixonada pela minha persa, q é o ser mais maravilhoso desse mundo! E quero deixar registrado o meu imenso carinho e respeito a todas as pessoas q amam os animais. Eu sonho com o dia em q os seres humanos reconhecerão q em cada animalzinho tem um pedacinho de Deus e q todos eles serão amados e cuidados. Um abraço enorme a todos os PETLOVERS!

    1. Anônimo disse:

      Muito Linda a tua mensagem! Adore I e as sing em baixo.

  10. helene disse:

    eu sou uma amante de felinos, mas amo todos animais. Não sou muito de “gente”! Apareceu emcasa uma gatinha adolecente, gravida em seu primeiro cio; teve a cria no sotão de munha casa. no meio de todas cooisas q se tem num sotão após obra e ainda não terminada e gambás, q se protegem ali, pois ninguem tem o direito de incomodá-los. A gatinha, Miona ( pois mia muito …), é arisca, e muito medrosa, agora ela já se esfrega, fica feliz, mas nada de colo e se deixar pegar… ela teve 4 gatinhos (3 femeas e 1 macho) dois dos filhotes, depois que conseguimos tira-los do sotão, com um sacrificio danado, por causa dos restos de madeira da obra e outras coisas, são muito bravos, não consigo pegá-los, e não sei mais o que fazer, castrei a Miona ( mãe) ela esta internada, pois não ia dar conta de tratar de uma gata que não quer ter nontato fisico… e sozinha. Preciso vermifugar os filhos, não sei como resolver isso, e castrá-los. SOCORRO, alguem pode me ajudar???

    1. celio disse:

      tenta tirar amae deles e coloca alguma coisa gostosa do lado de fora.. dai quando eles sairem vc fecha aporta e pega eles.

  11. Rosangela disse:

    Tenho cinco gatos SRD (sendo um casal de um ano e sete meses e as três filhotinhas c/ oito meses, todos castrados) q crio em um apto de menos de 50m2 e sou uma pessoa muito sortuda pq todos eles são muito carinhosos mesmo! Peguei o casal da mãe de uma amiga q embora seja uma acumuladora de animais, possui uma casa enorme e pelo q percebi, procura, na medida do possível, cuidar razoavelmente dos quase 30 gatos, 06 cães e incontáveis aves… Enfim, qdo o Pierre e a Hanna vieram aqui p/ casa estavam c/ pulgas, sarna de ouvido e diarréia (além de timidez e inquietação) e eu como gateira de primeira viagem quase enlouqueci, mas depois de uns três meses, após cuidados veterinários, ração e areia super premium, muitos brinquedinhos e principalmente, paciência e alta dose de carinho, eles estavam sadios, felizes e muito mais calmos e carinhosos. Na verdade, estou fazendo esse relato meio q p/ explicar q sei q os meus gatos ñ foram criados na rua e ñ tiveram q passar por traumas q os bichanos dos comentários anteriores passaram, mas acredito verdadeiramente q todos os felinos têm necessidade de brincar c/ seus humanos ainda q alguns minutos por dia, ter brinquedos, tocas e caminhas deles, nda muito caro, mas q eles saibam q a gente comprou ou fez p/ eles. Sou meio exagerada e acabei transformando meu escritório e a minha varanda em playgrounds pros meus “bichaninhos” c/ arranhadores de parede, “árvore”, pontes e prateleiras forradas de carpete, mas ñ precisa desse exagero todo: um pequeno arranhador de vinte/trinta reais, algumas bolinhas c/ guizo, uma caixa de papelão “personalizada” p/ fazer as vezes de toca/cama já são mais q o suficiente…

  12. Fernanda Martins Cardoso disse:

    Bom dia… Juliana… Gostaria de tirar uma dúvida com você. Tenho uma gata de 12 anos, mas está perfeita de saúde, para não ficar sozinha em casa, peguei um gatinho de +ou- 4 meses e ficou tudo bem ele aceita ele deitar c ela e tudo comem, ele corre atrás dela, achei que ficaria tudo bem. Mas ele mudou o comportamento, fiz uma toca de papelão para os dois, ela não sai mais de lá… Só pra comer e beber, e ir ao banheiro e as vezes para o patê. Estou preocupada pego ela faço carinho, tudo igual ao que eu fazia quando era só ela, mas ela sai e volta para a toca. Quando meu namorado não está em casa ela fica mas tranquila deita no meu colo dorme comigo. Será que é a presença dele? Ele gosta dela, dá comida, faz carinho, mas ela anda com a barriga no chão de medo. Sabe o que pode estar acontecendo??? Obrigada

    1. Maria disse:

      Com toda certeza ele fez algo pra ela, talvez até sem querer, uma ação dele pode ter assustado ela. Mas tbm teve o caso de uma moça que pôs câmera em casa e pegou o noivo maltratando os bichinhos dela. Pode ser uma dessas dias coisas.
      E com relação ao gatinho novo, ele é elétrico, e por ela ser mas velhinha fica cansada e não vai ter pique pra brincar com ele, mas o gato de ele querer brincar o tempo todo vai deixar ela estressada.

  13. Fatima disse:

    Bom dia, amei a matéria! Gostaria de tirar uma duvida: tenho um gatinho de 5 meses e sou a humana preferida, visto que eu o alimento e passo mais tempo com ele em casa. É um chicletinho, onde estou ele está perto, quando estou no pc ele literalmente vem pra cima de mim. So que anda fazendo uma coisa que me incomoda e não tenho deixado, esta com mania de vir para meu colo e mordiscar de leve meu queixo. Eu não sei se so o fato de tirar o rosto da reta e falar não pra ele é suficiente pra entender, mas gostaria que ele parasse com isso. Porque faz isso e como eu educo para que me entenda e não queira mais me dar mordidas no meu queixo. Agora ele é pequeno nao doi, mas fico imaginando que ele vai crescer e as mordidas vão ser mais fortes… hum hum quero não! rsrsrs

    1. isaura disse:

      Estas mordidinhas são as mordidinhas se amor, e qdo ele crescer vai morder até c menos força.

  14. marcia Da Silva ferraioli disse:

    Tenho dois gatos. A nina chegou primeiro e depois de 3 anos o Fred, são siameses. Só que até hoje eles não se dão. O Fred tem 5 anos e a Nina 8. A Nina hoje fica no andar de cima da casa e quando do se encontram é só briga. Depois ela fica super estressada e brava, e uma gata arisca, temperamental. O que eu mais queriaera ve-os juntos. Será que existe jeito ainda.???

  15. Amanda disse:

    Gostei muito da matéria, me esclareceu alguns comportamentos da minha gata!
    Tenho uma ‘escaminha’ de 2 anos e 9 meses, a deixaram ainda filhote (aproximadamente com uns 3 meses) em uma caixa, na porta de minha casa, mas nunca a rejeitei, pelo contrário, foi amor à primeira vista. Porém, desde filhote, ela nunca gostou que a tocassem, é só um passar de mão e para ela está ótimo, caso contrário mordida na certa.
    Morávamos no interior (eu e ela), mas há 2 anos vim para a capital, em relação à querer fugir, ela nunca me deu trabalho.
    As vezes não sei o que acontece, ela parece não gostar de carinho, não gosta que pegue e coisas do tipo, e isso me faz sentir longe dela, porque não conseguimos ser próximas…
    A unica coisa que fazemos juntas é brincar de “caçar”, sendo eu a caça e ela o predador, sempre se escondendo, em todas as oportunidades para dar o “bote”.
    Alguem sabe dizer se esse comportamento tem alguma coisa a ver comigo? De não querer carinho e só brincar assim?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e fique sabendo das ofertas antes de todos!