Ayurveda e os Cães

Ayurveda é a ciência da saúde mais antiga da humanidade. Na tradição oral, sua origem remonta há milhares de anos e na sua forma escrita, 5000 anos de existência. A palavra Ayurveda em sânscrito é formada por duas partes: “ayus” ou vida e “veda”, conhecimento, então Ayurveda significa o “conhecimento da vida”. O objetivo dessa ciência é estudar as influências dos elementos da natureza nos seres vivos, onde sua filosofia define que o ‘ser’ é um microcosmo dentro de um macrocosmo, o universo.

Alguns direitos reservados por qousqous

“A medicina ayurvédica veterinária tem sido aplicada no tratamento de animaizinhos de estimação, como cães e gatos com o intuito de mantê-los saudáveis.”

A medicina ayurvédica afirma que tudo no universo é formado pelos cinco elementos básicos da natureza: ar, fogo, água, terra e espaço, ou éter. Os elementos se unem para formar os três humores biológicos, chamados de Doshas que são Vata, Pitta e Kapha. É a partir destes três humores que um tipo de tratamento é desenvolvido para cada um dos indivíduos, podendo ser utilizada também para os animaizinhos.

A medicina ayurvédica  veterinária tem sido aplicada no tratamento de animaizinhos de estimação, como cães e gatos com o intuito de mantê-los saudáveis. No caso dos cãezinhos, primeiramente é preciso se descobrir o tipo psico-biológico de cada um, por meio de um questionário com perguntas sobre o comportamento e as características físicas e orgânicas do animalzinho. Com o resultado dessa análise é que se desenvolve o comportamento correto de acordo com o animal. Por exemplo, o tratamento de um resfriado para um cão de raça pequena não é igual ao tratamento de um cão de raça grande mesmo se tratando de uma mesma doença, pois são animais de estrutura e perfil distintos que necessitam de tratamentos diferenciados, ou seja, cada um é um ser único com cuidados específicos.

Na abordagem terapêutica ayurvédica se usa a dieta natural, massagem, aromaterapia, fitoterapia (plantas medicinais), gemoterapia (tratamento com metais e pedras), cromoterapia e reenergização dos chakras e mantras. Para os animaizinhos, a dieta natural é um fator fundamental para a prevenção de doenças ou na recuperação de enfermidades. Para cada Dosha, existe uma dieta específica, pensada particularmente para cada época da vida ou tipo de enfermidade que possa surgir no decorrer da vida do cãozinho.

No Ayurveda, também é possível definir qual o melhor animalzinho para cada dono. Segundo essa ciência, donos acima do peso ou sedentários devem ter cãezinhos mais ativos, assim como os mais franzinos e ansiosos devem ter animais mais tranquilos. Dessa forma, a convivência providenciaria uma troca de “energias” que agiria positivamente na relação dono/pet.

As vantagens da utilização da Ayurveda nos companheiros de quatro patas é que, além do alívio ao sofrimento que eles são acometidos em casos de enfermidades ainda se previnem de doenças por técnicas naturais, promovendo assim maior longevidade do amiguinho e zelando por sua boa saúde.

Sobre o autor

Bruno Oliveira

2 Comentários

  • Bom dia Bruno,
    Gostaria de saber se utiliza de alimentos vegetariano para cães .
    Conheço ayurveda e gostaria de iniciar minha cã nestes princípios.
    Eu já faço alimentos caseiros. Mas utilizou da carne.
    Gostaria de ter um suporte de um profissional com norral em aiyrveda.
    VC pode me ajudar?
    Fone 43687653

Deixe um comentário