Coelho pode tomar banho? Como cuidar do pelo dos coelhos

Muita gente já deve ter percebido que os coelhos estão ganhando cada vez mais espaço na vida dos Petlovers. E para aqueles que pretendem aumentar a família e adotar um orelhudo em um futuro breve, um conselho: coelhos não se parecem com cães ou gatos, por isso, busque conhecimento sobre a espécie!

Já falamos aqui no Dicas Petlove sobre os motivos para adotar um coelho, as doenças mais comuns, os cuidados no dia a dia, na alimentação e com os dentes e até de rações e produtos indicados para eles. Desta vez, falaremos a respeito da higiene.

Afinal, coelhos podem tomar banho?

A resposta é não! Dar banho em coelhos não é recomendado. Além deles realizarem uma auto-limpeza naturalmente – eles se lambem para limpar os pelos -, duchar um orelhudo pode levá-lo a óbito por pânico ou estresse. Lembre-se: na natureza, os coelhos são considerados presas, portanto, é comum se assustarem facilmente com qualquer movimento repentino.

Em casos em que o peludo esteja com diarreia ou simplesmente sujou as patas de terra, por exemplo, o ideal seria usar um lenço umedecido para tirar toda a sujeira. Mas caso não seja o suficiente, o humano pode lavar apenas o local que esteja sujo, porém com muito cuidado para que ele não se assuste, pois uma eventual tentativa de fuga pode causar algum tipo de lesão e/ ou trauma.

Nestes casos, é importante secar muito bem o lugar que teve contato com a água, para evitar infecções de pele secundárias à umidade. Nem pense em utilizar secadores para isso, afinal, o barulho provavelmente causará pânico no pet, além de que coelhos são muito sensíveis ao calor, o que pode causar uma hipertermia.

Portanto, diferentemente dos cães, não há a necessidade de dar banhos em coelhos. Se você estava pensando em mandar o orelhudo a um petshop para que ele volte com cheiro de shampoo e com uma linda gravatinha ou lacinho, pode esquecer!

Como cuidar do pelo de um coelho?

A principal recomendação para quem deseja manter a pelagem saudável é escovando-a regularmente, no mínimo uma vez por semana. Em algumas raças que possuem pelos maiores, a escovação deve ser realizada com maior frequência, para que não ocorra a formação de nós, que podem evoluir para uma inflamação de pele. Além disso, os pais não devem realizar a tosa, pois também pode causar estresse.

Posso limpar as orelhas do meu pet?

Por último, geralmente não há a necessidade de limpar as orelhas dos coelhos. Mas é preciso estar sempre atento, pois em casos onde tenha muita secreção, o peludo pode estar com sarna ou algum outro tipo de infecção. Os pais podem realizar uma leve limpeza com algodão, por exemplo, mas sempre tomando cuidado para não deixar o local úmido.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.