Cinco doenças comuns em hamster e seus principais sintomas

Está pensando em adotar um hamster? Por mais que sejam pets independentes e que requerem pouquíssimos cuidados, esses roedores são propensos a alguns problemas de saúde, que devem ser de conhecimento dos futuros pais para que possam ser prevenidos.

Fora uma boa alimentação, higiene e atividades físicas, os pais humanos devem assegurar que o pet receba todos os cuidados necessários, estando atentos aos sinais que podem ser emitidos pelo peludo quando possivelmente está com algum problema de saúde. A seguir, separamos cinco doenças comuns em hamsters e seus principais sintomas.

Cinco doenças comuns em hamster e seus principais sintomas

Diarreia

A diarreia é um dos problemas mais comuns em roedores e suas reais causas podem variar bastante. As infecções gastrointestinais, como a doença de Tyzzer, tênias e oxiúros são as causas mais comuns, mas a utilização de antibióticos inadequados, ingestão de alimentos não indicados para a espécie e estresse também podem motivá-la.

Anorexia

A perda de apetite é a principal causadora da anorexia. Mas a perda de interesse do pet em se alimentar pode ser ocasionada por desidratação, desnutrição, neoplasia ou problemas dentários motivados pelo desgaste incorreto, comida inadequada e a própria diarreia.

Sede excessiva

Seu hamster está tomando muita água todos os dias? Por mais que isso seja algo relativamente bom, principalmente para evitar a desidratação, isso pode ser causado por infecções na bexiga ou no trato urinário, cistos ovarianos, tumor, doença de cushing, amiloidose dos rins e diabetes.

Espirros intensos

Assim como nós, os hamsters também podem ficar resfriados e sofrer com os incômodos espirros. Algumas causas também são as mesmas: alergias, infecções respiratórias, má higiene e poeiras no ambiente, mas também pode significar má inclusão incisiva ou anemia.

Cauda molhada

Também chamada de ileíte proliferativa, a cauda molhada é um dos problemas mais comuns nesses roedores, e muitas vezes pode ser confundido com a diarreia, porém, os sintomas e as causas são diferentes. Estresse, má alimentação ou higiene são as razões mais comuns em filhotes que acabaram de desmamar. Em hamsters adultos, as causas mais comuns são motivadas pelas chamadas “coli-bactérias”, que são microrganismos já presentes no intestino dos hamsters, mas podem motivar a patologia por alguns desses problemas citados na infância.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.