Como Evitar Que Cães Esburaquem o Jardim

Muitas vezes é fácil encontrar o dono de um cão reclamando que seu bichinho de estimação está cavando buracos e destruindo todas as plantas do quintal. O hábito dos cães de cavar, esconder objetos ou procurar coisas debaixo da terra está no instinto herdado dos lobos que por necessidade escondiam sua comida e nesses casos, a única maneira de evitar esse tipo de comportamento inconveniente é ensinando ao pet que isso é errado. Porém, esse problema pode ter origem a algum mal que acometendo a saúde do cãozinho, como o calor excessivo ou até mesmo tédio e solidão e existem algumas medidas para melhorar esse problema.

Alguns direitos reservados por marymactavish

“O hábito dos cães de cavar, esconder objetos ou procurar coisas debaixo da terra está no instinto herdado dos lobos que por necessidade escondiam sua comida.”

Muitas vezes, os cães cavam o quintal para encontrar um lugar fresquinho para se deitar na terra, devido ao calor. Portanto, o dono deve reservar no espaço externo da casa uma área livre, sem plantas, sombreada e com água fresca disponível para que o cão não sinta a necessidade de cavar um novo lugar sempre que for coibido.

Uma dica que ajuda a prevenção desse mal é aumentar as brincadeiras e as caminhadas do pet, pois se ele está cavando todo o jardim é porque tem energia de sobra para fazer o que faz. Por isso, o dono deve dedicar um tempo para se exercitar com seu amigo de quatro patas por meio de passeios e brinquedos, como bichinhos de pelúcia, frisbees, bolinhas, pneus, halteres entre outros, pois assim o bichinho se diverte e consequentemente usa a energia que tinha para esburacar o jardim.

Se isso não for suficiente, algumas atividades diferentes para a distração do cachorrinho podem resolver, como petiscos espalhados pelo quintal para que ele se canse procurando se mostra uma boa opção. Alguns cães “cavadores” tendem a enterrar seus ossinhos, brinquedos ou outros acessórios na terra e o dono pode evitar isso amarrando o objeto em uma corda de maneira que ele consiga morder, mas não possa enterrar.

Há também os casos em que cadelinhas prenhes fazem um ninho para ter os filhotinhos e acabam esburacando todo o jardim. Esse caso pode ser resolvido facilmente reconhecendo o local onde ela mais goste de ficar e colocar uma caminha ou cobertor na casinha, para que ela se sinta segura para adotar aquele lugar como o ninho para ter seus lindos filhotinhos. Esse local deve ser calmo e longe da passagem de pessoas, de preferência não muito iluminado. Seja qual for a razão que motiva o cão a fazer os buracos, conhecer o animal é imprescindível para solucionar o problema.

Sobre o autor

Bruno Oliveira

Deixe um comentário