Cadastre-se e ganhe 20% OFF na primeira assinatura!

Como evitar que seu cachorro peça comida durante a ceia

Duas datas festivas e gastronômicas podem facilitar roubos indesejados. Mas tem como evitar que o cachorro peça comida durante a ceia.

As ceias de Natal e Réveillon podem ser perigosas, mas muito interessante para os cães. Perigosas por conta dos inúmeros ingredientes tóxicos. Frutas secas, chocolate, castanhas, ossos cozidos são ingressos para horas no pronto socorro veterinário.

O aroma da comida chama muita atenção dos peludos famintos e curiosos. Mas mesmo aqueles olhinhos de gatinho do Shrek não são desculpa para desvios de comida para baixo da mesa. Por mais que ele peça, chore, pule no colo, nada de liberar comida. Ao invés disso, ofereça algo que o pet pode comer e se divertir durante o jantar.

dois cachorros próximos a duas mulheres sentadas em uma mesa

Dispositivos alimentares salvam a ceia de Natal

Só porque é Natal, eu vou liberar aquele petisco que seu pet mais gosta. Mas nada de oferecer direto na boca dele, ok?! Vamos colocar dentro de um dispositivo recheável. Pode ser comprado ou mesmo feito em casa. 

Cada temperamento de cachorro exige um tipo de brinquedo diferente. Se oferecermos algo muito fácil, o cachorro come tudo rápido e volta a pedir comida. Mas se dermos algo muito difícil, ele desiste e também volta a pedir comida. Fazer alguns testes dias antes da ceia é uma ótima forma de avaliar o nível de interesse e engajamento do cão. 

Antes de iniciar a ceia, recheie o brinquedo e ofereça para o cachorro. Assim, ele ficará entretido com o dispositivo e não pedirá mais comida à mesa. Sem precisar ficar de olho naquela mãe ou avó de coração mole.

O que fazer com cachorro que rouba comida?

Nem todos os cães pedem comida. Alguns ficam só observando. A qualquer desatenção humana, vlap! Um pedaço de carne ou queijo some. Isso é ainda mais comum durante o preparo da ceia. Aquele entra e sai de gente da cozinha dá tempo de sobra para um pulo na pia para verificar qual será o alvo.

Quem tem um cachorro larápio sabe que precisa se precaver. Não adianta chorar sobre o peru roubado. Antecipar o problema é sempre melhor que remediar. Assim sendo, ofereça um mordedor bem gostoso para seu cachorro. Outra opção é um tapete de lamber recheado com algo um alimento úmido bem apetitoso. 

O cachorro vai passar horas entretido ali e esquecer de todo aquele banquete. Mas se por ventura em algum momento ele lembrar, basta você levar o foco de volta ao mordedor ou tapete de lamber.

Não adianta, quem tem cachorro louco por comida precisa se programar para não ter problemas. Ferramentas de enriquecimento ambiental são a solução para oferecer bem-estar a todos durante as festas de finais de ano.

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Luiza Cervenka

Luiza Cervenka é bióloga, com mestrado em Psicobiologia (comportamento animal), Pós-graduação em Jornalismo e doutoranda em Medicina Veterinária. Assina o blog Comportamento Animal do Estadão e tem quadro pet no Programa Revista da Manhã na TV Gazeta. Atende cães e gatos como Terapeuta Comportamental.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.