Como saber se uma cachorra está prenha?

A gestação de uma cadela tem duração de aproximadamente 63 dias e esses dois meses geram muita expectativa e ansiedade nos pais humanos. Na maioria das vezes não é fácil identificar a prenhez logo no início, mas se você percebeu que sua pet está agindo de modo estranho e ela não é castrada, fique atento aos sinais e consulte logo um médico veterinário para saber se sua cachorra está prenha e oferecer a ela todo o suporte necessário neste momento. 

Acompanhamento pré-natal

Antes de mencionarmos os principais sinais de que sua cadela está prenha, é preciso saber que o acompanhamento de um médico veterinário durante a gestação é de extrema importância. As consultas são essenciais mesmo que sua pet esteja saudável e não apresente riscos durante a gestação. Hoje em dia, existem até mesmo clínicas veterinárias especializadas em reprodução e em neonatos que podem auxiliar nesse momento tão delicado.

A ida ao médico veterinário é fundamental neste momento em que você desconfia que a cadela está prenhe, pois alguns exames podem ser feitos para confirmar a gestação e saber como está a saúde geral de todos (futura mamãe e filhotes). Assim como em humanos, o médico veterinário pode realizar exames físicos, de sangue e até mesmo de imagem. A ultrassonografia pode ser solicitada em qualquer estágio da gestação, enquanto a radiografia pode ser feita no final dela, especialmente para termos uma ideia de quantos filhotes serão.

Sinais de que a cadela está prenhe

Seja qual tenha sido a circunstância, se a gestação foi planejada ou por acidente, as pets começam a apresentar sinais quase no final do primeiro mês de gestação, antes disso, as mudanças podem ser sutis e quase imperceptíveis. 

1. Diminuição da atividade física: Para pets que costumam ter bastante energia, a diminuição na atividade física pode ser um grande indicador de prenhez, principalmente se a cadela passa a maior parte do dia dormindo e cansa facilmente.

2. Mudança de comportamento: Cada pet é único e as mudanças de comportamento na cadela prenhe podem ser variadas. Mas se você sabe qual é a rotina da sua filha de quatro patas e como ela costuma a se comportar normalmente, uma simples alteração nisso já fica perceptível que algo diferente está acontecendo. Algumas pets podem buscar mais atenção e mostrar carência, mas em outros casos podem procurar isolamento e ficam irritadas mais facilmente.

3. De olho no apetite: É comum pensarmos que uma cadela prenhe por regra terá um aumento no apetite. Porém, isso costuma ocorrer mais no terço final da gestação. No começo, pode haver até uma diminuição no apetite e ocasionalmente a pet pode vomitar (algo como o enjoo matinal em humanos).

4. Inchaço das mamas: Esse sinal costuma acontecer após o primeiro mês de gestação, os mamilos ficam inchados, mais avermelhados e quando a pet estiver próxima de parir, em alguns casos você pode observar um pouco de leite vazando dos mamilos.

5. Ganho de peso e aumento abdominal: Conforme os filhotes crescem, a barriga da cadela aumenta de tamanho e esse é um dos principais sinais que ela está prenhe. O aumento de peso geralmente tende a ocorrer junto ao aumento abdominal.

Na suspeita de um comportamento estranho por parte da cadela, reforçamos que é fundamental a ida ao médico veterinário. Todos esses sinais mencionados acima podem ser indicadores de prenhez, mas também de algumas doenças. O ideal é que um profissional avalie cada caso.

A visita ao médico veterinário também é importante para que os pais da pet recebam as instruções de como lidar com a gestação, quais são os cuidados, a melhor alimentação e a previsão do parto, assim, você pode se preparar para que o profissional acompanhe todo o processo. Lembrando que se você não for um criador legalizado, o mais indicado é a castração de cachorros machos e cadelas para evitar ninhadas indesejadas e o abandono.

Sobre o autor

Beatriz Mario

Beatriz Mario

Graduanda em Medicina Veterinária, sonho que tenho desde de criança, hoje sou conhecida como a louca dos gatos, mas nas horas vagas sou a louca dos bichos também, sem distinção. Tenho 10 lindos gatinhos resgatados e meu propósito é poder ajudar o máximo de pets possível (E seus pais e mães humanos escrevendo aqui no blog).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.