Deficiência de Cálcio e Fósforo nos Animais Domésticos

Quando criados em ambientes pequenos, os animais tem seus movimentos e o acesso à luz solar limitados. Sem contar que, quando domesticados, a oferta de alimentos nem sempre é aquela que o animalzinho encontraria disponível na natureza. Para evitar possíveis problemas causados pela falta de nutrientes necessários, o mais indicado é oferecer rações premium, que estão disponíveis tanto para os cães como também para os gatos.

O organismo dos animais, assim como qualquer outro, precisa de uma alimentação saudável e balanceada com bons nutrientes. Caso contrário o animalzinho pode sofrer com problemas de saúde, a falta de cálcio e fósforo na alimentação, por exemplo, pode causar deficiência na formação dos ossos, já que esses são minerais que estão presentes em 90% da massa óssea. Nos filhotes esse cuidado deve ser maior ainda, mantendo a alimentação da mãe rica em cálcio para que as glândulas mamárias possam produzir o leite necessário.

Quando os minerais não são oferecidos na proporção correta ao organismo podem ocorrer diversos problemas de saúde. O raquitismo é uma doença que se desenvolve com a deficiência de cálcio, fósforo e vitamina D, em exames clínicos esse problema é detectado como rosário raquítico, que consiste  num espessamento das articulações condrocostais, como se fossem contas de um rosário, os ossos se apresentam frágeis e propensos a fraturas. Ocorre durante a fase de crescimento do animal por isso tem como consequência alguns defeitos de postura, os quais são insanáveis na vida adulta.

Outro problema que pode acontecer é a osteomalácia, consequente também da deficiência de cálcio e fósforo e associada a problemas endócrinos, é uma doença na qual os ossos “ficam moles” e em exames de raio-x pode-se observar pouca ou nenhuma impregnação por sais de cálcio nos ossos. Já a osteoporose é frequente em animais idosos que ficam com fragilidade óssea, devido à falta do mineral cálcio.

O tratamento de animais com deficiências em cálcio e fósforo é realizado com suplementação de vitaminas e minerais, porém, esses distúrbios, geralmente são associados a problemas endócrinos que também devem ser diagnosticados de forma correta com o auxilio de um veterinário, para evitar a recorrência desses problemas e garantir uma vida longa e saudável do animalzinho de estimação.

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

2 Comentários

Deixe um comentário