Doença periodontal em cães

 

É muito comum que, depois de certa idade, comecem a surgir doenças da gengiva (doença periodontal) em cães também. Mas como podemos ajudar nossos peludos? O que é doença periodontal? Como evitar o surgimento das doenças da gengiva em cães? Confira:

O que é doença de gengiva (doença periodontal)?

Segundo a Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (Abov), a doença de gengiva é a mais comum entre os cães. Oito em cada dez animais desenvolvem o problema. Ou seja, grande parte da população canina terá a doença em alguma fase da vida. Certas complicações odontológicas em pets são semelhantes às humanas, outras são bem específicas. A doença periodontal, por exemplo, mais conhecida como a doença da gengiva, é mais corriqueira em cães do que em pessoas. Normalmente ela aparece mais prematuramente, se comparada à que atinge seres humanos. Cães de raças pequenas costumam amargar mais com a doença do que os maiores, sendo que os afetados costumam pesar até 7 kg.

Sintomas da doença da gengiva:

• Vermelhidão e inchaço gengival (gengivite)

• Sangramento gengival

• Acúmulo de cálculo dental

• Halitose

O não tratamento adequado pode causar:

• Perda dental

• Irritabilidade/desconforto e dor

• Infecção sistêmica de outros órgãos (ex: coração e rins)

Como evitar doenças de gengiva?

A utilização de produtos que perfumam a boca dos animais pode esconder o problema de saúde, portanto abrir a boca do seu cão para examinar se os dentes estão em ordem é um dos cuidados frequentes necessários para assegurar uma vida saudável ao pet. A escovação é crucial e deve fazer parte da rotina de cuidados diárias do animal (com pasta e escova apropriadas).

Além da escovação, alimentos funcionais (principalmente petiscos) que se comprometem a reduzir o tártaro realmente funcionam, mas é necessário fazer com que o cão os ingira diariamente (confira opções de alimentos funcionais aqui). Esses alimentos podem ser oferecidos como petiscos e, além dos cães adorarem, fazem bem para a saúde dos nossos peludos!

 

Escrito por: Rafael Vieira Leal – Mars Petcare Brazil

Sobre o autor

Luisa Russo

Luisa Russo

Jornalista, editora do Dicas Pet Love e mãe de 2 cachorros e 1 gato, é lembrada pelo seu amor declarado por brigadeiro e pets, não necessariamente nessa ordem.
Dizem que sua personalidade é muito parecida com a de seus cães e gato: é curiosa, adora experimentar receitas novas e, na lista de suas atividades preferidas quando tem algum tempo livre, comer e dormir ocupam as primeiras posições!