Escovando os dentes do seu cachorro

Escovando os dentes do seu cachorro

Escovando os dentes do seu cachorro

A ração max da total alimentos preparou o texto “escovando os dentes do seu cachorro”.

Quando o assunto são os dentes, os cachorros apresentam uma enorme vantagem sobre os humanos. Para começar, um cão adulto possui normalmente 10 dentes a mais do que um ser humano, ou seja, 42, com excessão do Chow Chow que possui 44 dentes. Além disso, se alimentado com ração adequada ele dificilmente terá cárie. Entretanto todos estes pontos positivos não significam que a higiene bucal do cachorro pode ser deixada de lado e para que você cuide bem do seu animal vamos dar algumas dicas para manter a boca dele limpa e cheirosa.

Um dos maiores inimigos da boca de um cachorro é o tártaro e por isso uma escovação diária é recomendada.

O primeiro passo para escovar os dentes do seu cão é arrumar uma pasta adequada. Pastas de seres humanos não podem ser utilizadas pois podem causar problemas para os animais, sendo assim compre pastas especiais em Pet Shops.

Antes de começar a escovar os dentes do seu amigão deixe que ele experimente o produto. No primeiro dia passe a pasta no dedo e permita que o cão cheire e lamba, no dia seguinte passe um pouco nos dentes dele e espere ele se familiarizar. Lembre-se de respeitar o tempo dele, este processo de familiarização pode levar alguns dias, então não tenha pressa.

O próximo passo no processo de escovação é a escova.  Escovas para cães podem ser encontradas em Pet Shops e é muito importante que não sejam utilizadas escovas de pessoas pois estas podem quebrar e machucar o animal. Uma alternativa para a escova é enrolar um pedaço de gaze no dedo e utilizá-lo para a limpeza. Este método é muito eficaz nas primeiras escovações já que dessa forma o dono poderá tocar e sentir os dentes do animal, percebendo suas reações e familiarizando com o jeitinho mais adequado para o porte do seu amigo.

escovação dentaria para cachorros

escovação dentaria para cachorros 

Quando o cachorro estiver acostumado com a pasta e a escova, comece com a escovação em si. Nas primeiras tentativas o cão provavelmente não irá deixar que todos os seus dentes sejam limpos, então verifique em quais regiões ele se sente mais confortável e dê atenção a elas.

Com o passar dos dias aumente gradativamente o tempo que você passa limpando a boca dele até que consiga escovar toda a boca. Procure sempre fazer movimentos circulares e massageie a linha das gengivas sem fazer muita força. E não esqueça de fazer um carinho bem gostoso no seu cachorro após cada escovação!

Além da escovação, outras alternativas que ajudam a manter a boca do seu animal saudável são os snacks e os brinquedos próprios para morder. Eles ajudam a manter os dentes fortes e realizam a limpeza enquanto são mastigados!

 

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

Deixe um comentário