Ter um gato oferece benefícios aos humanos

Se tem uma coisa que a gente gosta tanto quanto os pets são as pesquisas e estudos que revelam o quanto os bichinhos são capazes de nos fazer bem e o quanto podemos nos surpreender positivamente quando estreitamos o relacionamento com eles! Dessa vez, um estudo da Royal Canin, conduzido pelo instituto de pesquisa OnePoll, foi quem trouxe alguns dos benefícios (e gratas surpresas) que os gatos proporcionam aos humanos.

Gato-pesquisa-Petlove

A pesquisa realizada nos Estados Unidos analisou a vida de dois mil pais e mães de gatos neste período de pandemia e isolamento social. Um pouco mais da metade dos entrevistados (57%) afirmou também ter pelo menos um cachorro em casa, e o questionário respondido por todos trouxe as seguintes revelações: 

– 57% sentiram-se menos sozinhos.

– 49% ficaram menos ansioso.

– 41% disseram ter alguém para conversar.

– 64% encontraram um novo local em que seu gato gosta de se esconder.

– 57% descobriram um novo comportamento dos felinos.

– 35% encontraram no gato uma sensação de positividade para seus dias.

– Três em cada quatro entrevistados ficaram mais próximos de seu gatinho durante a quarentena.

Mesmo com tantas boas notícias, o estudo faz um alerta aos pais e mães de gatos visando um mundo pós-pandemia. “Embora muitos gatos estejam gostando da atenção de seus familiares por estarem em casa, a maioria dos felinos é independente e faz um bom trabalho na estruturação do seu dia”, afirmou Laura Pletz, DVM, Gerente de Serviços Científicos, Royal Canin. “Os tutores devem fazer mudanças graduais para ajudar a reduzir o estresse e facilitar a transição de volta à vida normal”, finalizou.

Demais benefícios conhecidos

Além do estudo citado, é sabido que a presença de um gato em casa é capaz de transformar a nossa vida em algo mais leve e feliz, já que os felinos domésticos nos ajudam a manter a saúde mental e afetiva em dia, diminuindo o nível de estresse, com a troca de carinhos e sendo excelentes companheiros em todas as horas. Isso só pra ficar em alguns exemplos.

Os gatos até tornam a nossa vida mais ativa, já que precisamos tomar cuidados diários para garantir o bem-estar deles, com tarefas relacionadas à alimentação, limpeza e higiene, além disso, durante os momentos de brincadeiras nós movimentamos o nosso corpo e ficamos mais felizes ao ver a agilidade e graciosidade dos bichinhos.

E você, é pai ou mãe de gato? Se sim, conta pra gente, quais os benefícios que o seu peludinho te trouxe, principalmente durante a pandemia. Escreva nos comentários 😻.

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.