Benefícios de ter um gato

Só no Brasil existem cerca de 22 milhões de gatos, eles são os pets mais populosos (globalmente falando) juntamente com os cães. Pensando assim, são muitos gatinhos que podem trazer benefícios para as nossas vidas!

Os gatos são seres incríveis que nos ensinam diversas lições que podemos aplicar em nosso dia-a-dia e tê-los em nossas vidas pode ser muito valioso em termos de aprendizado . São conhecidos pelo seu jeito peculiar, onde ora se mostram afetuosos e ora apenas querem curtir a sua própria presença. Porém, ao menor sinal de que seus pais humanos não estão bem emocionalmente, eles se postam ao lado e não desgrudam até sentirem uma melhora. Listamos algumas maravilhas que os gatos são capazes de nos proporcionar. Confira:

Tranquilidade

Acariciar um gatinho pode fazer bem para a saúde! É comprovado cientificamente que ao tocar um felino, há diminuição da pressão arterial e da frequência cardíaca, fazendo com que o estresse e a ansiedade que adquirimos em nosso dia-a-dia corrido e caótico também diminua. 

Além do carinho trazer tranquilidade, o ronronar dos gatos também nos deixa super relaxados sem que percebamos. Segundo alguns estudos, o ronronar dos gatinhos possui efeitos terapêuticos que aliviam quando estão com algum incômodo e esse efeito se estende a nós também.

Independência

Diferentemente dos cães, os gatos não necessitam de passeios para fazerem suas necessidades, basta terem a caixa de areia sempre limpa e acessível. Isso não quer dizer que eles não precisam de nossos cuidados e tão pouco não necessitam de carinho e afeto. Apesar de muitas pessoas ainda acharem que os gatos não são carinhosos, este pensamento é super errado!

Redução de alergias

Há quem pense que quando um bebê está para chegar na família, é necessário doar o gato, mas esse mito deve ser desconsiderado. Existem estudos que comprovam que crescer com um bichinho de estimação reduz um possível aparecimento de alergias futuras. Gatos e crianças costumam ser uma ótima combinação que com certeza renderá inúmeras risadas e momentos divertidos.

Ajudam pessoas com autismo

É muito comum pessoas que sofrem com o autismo terem uma dificuldade maior em se comunicar com as demais pessoas. Em algumas pesquisas, foi comprovado que os gatos ajudam neste processo e que principalmente colaboram para que as crianças desenvolvam um comportamento mais tranquilo e sociável por criarem uma conexão mais rapidamente.

Se você estava na dúvida se deveria ou não adotar um gatinho, provavelmente tem mais motivos agora para levar um pra casa! 

Sobre o autor

Gabriela Azevedo

Gabriela Azevedo

Formada em design gráfico e cursando medicina veterinária, profissão que herdei paixão graças ao meu pai. Catlover e apaixonada pelos meus 6 gatinhos (Tchantcham, Drake, Josh, Marie, Maysa e Cara Preta -in memoriam- ♥) e pelos pets agregados que fazem parte da minha vida (todos os que encontro. bem doida dos bichos!).

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.