Tudo sobre o seu:

Australian Cattle Dog

O Australian Cattle Dog é também conhecido no Brasil como Boiadeiro Australiano ou blue heeler e é uma raça muito peculiar. Forte, inteligente, resistente e extremamente leal aos seus humanos. Sua criação teve início no XIX na Austrália, como o próprio nome diz. Nesta época, criadores de gado em terrenos australianos dispunham de cães importados da Europa para desempenharem a função de boiadeiros (que pastoreiam o gado). No entanto, esses animais não eram adaptáveis às temperaturas e aos solos da Austrália, não desempenhando a função como esperado. Foi então que começou um processo de criação de uma raça específica para a região e que se adaptasse bem ao convívio com o rebanho. Diversas foram as tentativas a fim de se chegar a uma raça exemplar. Ela tinha que se dar bem com o ambiente e ser resistente o suficiente para lidar com diferentes situações, mas ao mesmo tempo deveria ser equilibrada a fim de não assustar os demais animais. Os primeiros cruzamentos se deram entre cães que vinham da Europa, especialmente da Inglaterra, com cachorros locais. A partir daí, os cruzamentos foram feitos a fim de adaptar os pontos que ainda eram negativos. Por exemplo: essa primeira “raça” era um tanto quanto agressiva com cavalos, por isso ela foi cruzada com um Dálmata, conhecido por se dar muito bem com os equinos. Collies e Bull Terriers também entraram nessa experiência genética. Podemos dizer que foi uma verdadeira jornada para chegar até o Boiadeiro Australiano que conhecemos hoje. Em 1980 ele foi reconhecido pelo American Kennel Club como uma raça oficial e vem ganhando espaço no Brasil, especialmente em regiões onde há grandes criações de gado.

Características do seu Australian Cattle Dog

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Australian Cattle Dog

Tamanho

A altura varia de
43 a 51 cm

Peso

O peso varia de
15 a 20 kg
Pelagem
A pelagem do Boiadeiro Australiano é muito característica e bonita. Os pelos são lisos, assentados e duros, resistentes à chuva. Sua cor possui uma variedade de marcações, mas as predominantes são azul ou vermelho. O Boiadeiro Australiano ainda tem como objetivo trabalhar, por isso é uma raça muito prática e fácil de manter. Ele solta pouco pelo e apenas sazonalmente, por isso é preciso apenas aquela escovadinha básica para garantir que você não tenha trabalho. O filhote do Australian Cattle Dog nasce praticamente branco, depois de uma semana as cores começam a aparecer, mas apenas após um ano é que o animal exibe suas cores permanentes, que costumam ser bem mescladas.
O Boiadeiro é um cão rústico e isso faz com que ele seja forte e saudável, desde que mantenha uma rotina de atividades físicas e cuidados básicos. Três doenças podem acometer a raça e tem origem genética: a luxação patelar, que consiste no deslocamento da articulação do joelho do animal causando dor e dificuldade na locomoção (o tratamento depende da gravidade e deve ser acompanhado de perto por um profissional), a atrofia progressiva da retina, que pode levar o cão à cegueira, e a surdez congênita. Todas essas condições podem ou não aparecer em seu animal, por isso procure sempre canis de confiança onde você tenha certeza que as ninhadas sejam criadas com cuidado e com saúde. Testes genéticos podem prevenir a maioria destes problemas.
O blue heeler ou red heeler (nomes também dados à raça baseado na cor de seus exemplares) são cães centrados, inteligentíssimos e muito leais aos seus pais humanos. Estão sempre em alerta a fim de proteger a família e por isso podem ser arredios com a presença de estranhos, mas não é uma raça agressiva. Ele se dá muito bem com crianças e outros animais, mas precisa de uma socialização logo quando filhote a fim de equilibrar sua força em relação com outros, principalmente crianças pequenas. Pode ser um tanto quanto insistente no pastoreio de pessoas (especialmente crianças) quando não habituados com elas desde pequenos. Apesar de serem animais reservados, não gostam de ficar sozinhos e procuram sempre a companhia do seu tutor. Se ficarem muito tempo longe de sua família, podem apresentar problemas de comportamento. Não são de latir e nem de fazer bagunça, desde que gastem suas energias diariamente de forma adequada. O boiadeiro australiano não costuma gostar muito de barulhos e agitação. Se for receber visitas, permita que seu pet fique em um local reservado, caso deseje se isolar.
A inteligência é um ponto forte dessa raça. Eles aparecem em décimo lugar no livro "A Inteligência dos Cães", de Stanley Coren. Isso mostra que eles precisam de pouquíssimas repetições para gravar um comando e eles vão te obedecer prontamente. Mas toda essa inteligência precisa ser estimulada desde filhote para que ela seja usada para o bem! O treinamento deve começar o quanto antes para que o Boiadeiro entenda como deve se comportar. Caso contrário ele vai tomar o controle e aí ficar muito difícil fazer com que ele te obedeça.
A expectativa de vida do Boiadeiro Australiano fica entre 12 e 14 anos, mas essa é uma raça conhecida por sua longevidade e por ser muito saudável e não exigir cuidados fora do comum.
O Australian Cattle Dog não exige muitos cuidados especiais. O principal é mantê-lo ativo e suprir suas necessidades de atividades físicas. Caminhadas leves não serão suficientes para esse cão. Eles precisam de amplos espaços abertos para que possam correr, brincar, escalar… gastar o tanto de energia que cabe dentro deles. Brincadeiras estimulantes são essenciais como caçada a petiscos, esconde-esconde com as crianças e seus pais humanos, pegar a bolinha, frisbee etc. Adoram perseguir coisas e trazê-las de volta, algo que podem fazer por horas, se deixarem. Se você não é muito fã de esportes, talvez o Boiadeiro Australiano não seja a melhor escolha como um filho de quatro patas. Também vale lembrar que é uma raça que não se dá muito bem em apartamentos. Eles precisam sempre estar em contato com espaços amplos ou poderão desenvolver problemas de comportamento.
O Boiadeiro Australiano late muito pouco. Algumas pessoas mais próximas da raça comparam o latido dessa raça ao pio de uma coruja. A cor branca dos filhotes de Boiadeiro Australiano é uma característica dos Dálmatas que está presente na herança genética dessa raça, assim como a tendência à surdez congênita.
Videos
Ainda não temos videos para esse pet