Lhasa Apso

Lhasa Apso o cão sagrado do Tibet.

Conheça o fantástico Lhasa Apso, aquele cachorro peludinho que originou o Floquinho, famoso personagem da Turma da Mônica, e que faz a alegria de milhares de famílias com seu comportamento e estripulias. O Lhasa Apso era o companheiro dos monges tibetanos, muito querido pelo Dalai Lama. Inteligente, companheiro, afetuoso é a companhia ideal.

Inteligente, companheiro e afetuoso, o cachorro Lhasa Apso é um dos animais preferidos dos brasileiros. Seu porte pequeno o torna ideal para quem vive em apartamentos com metragens reduzidas e sua resistência física e simpatia permitem longas tardes de brincadeiras ao ar livre. Caracterizado por sua pelagem longa e exuberante, o cachorro Lhasa Apso já figurou nas telas da televisão e nas páginas de quadrinhos como o adorável Floquinho, cãozinho do personagem Cebolinha em Turma da Mônica, do Maurício de Sousa. Apesar de sua aparência frágil, o cachorro Lhasa Apso é ótimo para a atividade guarda e para brincadeiras com crianças.

História do cachorro Lhasa Apso

Não são só os brasileiros os apaixonados pelo cachorro Lhasa Apso. Até o dizer o que ele é Dalai Lama se apaixonaram por esta raça encantadora. O cachorro Lhasa Apso foi criado nas altitudes elevadas do Tibet. A raça foi desenvolvida para resistir ao frio rigoroso e sua bela pelagem é um dos principais fatores.  A pelagem longa e áspera com subpelo denso protegem o animal tanto de temperaturas baixas, quanto do calor, criando uma resistência térmica maior. Já os pelos longos sobre os olhos impedem que o vento, a poeira e até a luminosidade afetem o animal. Sua exuberância e resistência logo conquistaram o ocidente, desembarcando na Grã-Bretanha no início da década de 1920. A partir daí, o cachorro Lhasa Apso conquistou cada dia mais espaço se tornando um dos cães preferidos em todos os países.

Principais características do Lhasa Apso:

O cachorro Lhasa Apso macho pode atingir 25 centímetros de altura e pesar de 4 a 7 quilos, enquanto as fêmeas são um pouco menores. Mesmo com seu tamanho reduzido, a raça possui resistência e adora brincar e praticar atividades físicas. Seus olhos são ovalados e sua pelagem é longa e áspera com diversas variações de cor. Entre os mais comuns está o lhasa Apso preto, bege e lhasa apso marrom, mas é possível encontra a raça em dourado, areia, mel, cinza escuro, entre outras variações. A tosa do lhasa Apso filhote costuma ser mais curta, enquanto cães adultos ostentam pelagens fartas e longas. Justamente por causa do tipo de pelagem, o cachorro Lhasa Apso não suja a casa com a queda de pelos.

Variações:

Não existem variações de tamanho, porém existem variações de cor de pelagem além do tradicional bege, marrom e preto.

Tamanho do Lhasa Apso:

O Lhasa Apso pode chegar a 25 centímetros de altura e pesar de 4 a 7 quilos.

Pelagem:

As cores relatadas atualmente são: Preto, branco, marrom, bege, dourado, areia, mel, cinza, ardosia, fumaça. Com pelo abundante, liso e longo, com bastante quantidade sobre a cabeça, olhos e com bigodes grandes e fartos.

PADRÃO DA RAÇA CBKC:

No site da Confederação Brasileira de Cinofilia é possível encontrar o padrão da raça.

TEMPERAMENTO DO Lhasa apso:

Como ele era o cão de companhia dos monges tibetanos não seria novidade descrever que ele é um excelente cão de companhia para a família, adora crianças, deve ser mantido dentro de casa e se adapta facilmente a rotina da família. Pode latir durante o dia quando quer avisar ao seu dono de algo diferente da rotina, mas não chega a ser um cão de guarda. Aprende fácil a fazer xixi e coco no local correto. Pode ficar sozinho em casa durante o dia enquanto o dono está trabalhando.

O cachorro Lhasa Apso também é muito inteligente, sendo facilmente adestrado. Tanto o lhasa Apso filhote quanto o adulto aprenderão rapidamente tanto a fazer xixi no local certo, quanto comados e truques. Apesar e adorar ficar próximo aos donos, esta raça consegue passar algumas horas sozinha em casa sem problemas.

NÍVEL DE ATIVIDADE:

O Lhasa Apso tem um nível de atividade baixo para moderado e necessita de poucos passeios. A raça se adapta bem a qualquer espaço, pequenos passeios e brincadeiras curtas já são suficiente para o seu nível de atividade física. Não tem tendencia a obesidade.

ATIVIDADE DE GUARDA:

Como era de se esperar é um cão companheiro, porém como acaba latindo quando ouve algo errado, muita gente acaba confundindo como cão de guarda. O Lhasa Apso não é um cão de guarda como os mais conhecidos.

INTELIGÊNCIA E OBEDIÊNCIA DO Lhasa apso:

O Lhasa Apso tem uma inteligência peculiar, porém gosta de fazer o que quer, ou seja, não seria o cão ideal para ensinar a fazer malabarismos mas aprende a maioria das coisas com facilidade, principalmente o que interessa para ele. A raça foi classificada na colocação 68a. no livro “The Inteligence of Dogs” de Stanley Coren.

CUIDADOS COM O SEU lhasa apso:

Uma alimentação balanceada com rações de boa qualidade é o melhor que você pode fazer para o seu Lhasa Apso… Confira nosso post sobre o assunto e descubra qual a melhor ração para o seu pet. Escovação diária da pelagem com rasqueadeira ou escova especial é necessário para evitar embolamento dos pelos e uma aparação mensal pode ser realizada em profissional de banho e tosa. Banhos semanais ou quinzenais com shampoo especial, e lembre-se, é preciso tomar cuidado para não entrar água dentro do ouvido, pois pode causar inflamação de ouvidos. Se não ocorre o desgaste natural das unhas por passear em pisos ásperos, deve-se providenciar o corte de unhas a cada 45 – 90 dias. E claro, como todo cachorro de estimação gosta de ossinhosbifinhos, biscoitos e agradinhos, dar petiscos para ele de maneira moderada. Geralmente eles se adaptam bem em fazer xixi e coco nos tapetinhos higiênicos.

O cachorro Lhasa Apso vive entre 10 e 16 anos e exige diversos cuidados ao longo da vida. Além de cuidados comuns a todos os cães como castração, vacinação, vermifugação, escovação de dentes e visitas periódicas ao veterinário, a raça Lhasa Apso possui algumas peculiaridades. Ainda assim, não é incomum no cachorro Lhasa Apso, o aparecimento de doenças dermatológicas como piodermites superficiais, seborreias e alergia à pulgas. Além disso, o cachorro Lhasa Apso pode apresentar dificuldades respiratórias por causa do focinho mais curto, problemas oftalmológicos e renais. A coprofagia também pode ser frequente nessa raça.

Apesar da raça não ter tendência à obesidade e se adaptar bem à níveis baixos e moderados de exercício, é importante passear com frequência para proporcionar interação com outros animais e novas experiências. Brincadeiras com outros cães e com os donos também são indicadas para relaxar e entreter o animalzinho. Essas atividades são indicadas tanto para o Lhasa Apso filhote quanto para o adulto, mas deve ser evitada em dias muito quentes. A alimentação correta também colabora para a manutenção do peso e a saúde geral do seu cachorro Lhasa Apso. Ofereça apenas rações  de alta qualidade e para a idade e raça específica do seu animal.

A SAÚDE DO lhasa apso:

Pela pelagem exuberante e densa, as piodermites superficiais, seborreia são as principais doenças dermatológicas na raça Lhasa Apso. Dermatite alérgica a picada de pulgas, conhecido como DAPP ou DAPI, também são bastante frequentes nessa raça. Algumas doenças genéticas são conhecidas em Lhasa Apso como atrofia progressiva da retina que em casos severos e prolongados pode levar a cegueira, assim como a displasia renal familiar que pode levar a doenças degenerativas renais precocemente. A coprofagia pode ser frequente nessa raça. Recomendamos visitas anuais ao veterinário, além das vacinações e exames periódicos regularmente, apos 7 anos de idade recomendamos semestralmente acompanhamentos com exames complementares como exame de urina, exames para ver a função renal, exames para a função cardiaca e etc. Cuidados dentários são importantes, por isso recomendamos que desde pequeno realizem a escovação dentária do mesmo e quando houver necessidade um tratamento periodontal (erradamente denominado de limpeza de tártaro).

DúVIDAS FREQUENTES SOBRE A RAÇA lhasa apso:

SOLTA MUITO PELO?

Não, o Lhasa Apso não solta muito pelos, por causa do tipo de sua pelagem. A escovação semanal é fundamental para evitar a queda de pelos, com rasqueadeiras ou produtos específicos contra queda de pelo como o furminator.

QUAL O CLIMA MAIS ADEQUADO PARA O lhasa apso?

Sem duvida alguma um local com clima frio ou ameno é mais agradável para o Lhasa Apso viver, logico que em locais de clima quente eles podem viver, porem um cuidado mais frequente com a altura do pelo pode ser necessário.

QUANTOS ANOS VIVE UM lhasa apso?

A raça tem uma idade média de 10 a 16 anos.

O lhasa apso LATE MUITO?

Não é o cachorro que vive latindo, late somente quando interage com outros cães e com o proprietário, brincando e se divertindo.

VIVE BEM EM APARTAMENTO?

Sim, o Lhasa Apso é perfeito para apartamento, tanto que é um dos preferidos nas grandes cidades brasileiras, ele não se importa com o tamanho disponível, pois gosta de ficar próximo dos seus donos.

O lhasa apso SE DÁ BEM COM CRIANÇAS?

Sim, as crianças adoram o Lhasa Apso e eles adoram as crianças, pois eles interagem com as crianças na forma de brincadeiras. Adoram brincar de cabo de guerra ou de trazer bolinhas.

QUAL O DONO IDEAL PARA O lhasa apso?

Via de regra o Lhasa aApso se adapta a qualquer pessoa, independente do seu ritmo, agenda ou hábitos.

COMO É UM FILHOTE DE lhasa apso?

Um filhote de Lhasa Apso é uma delicia, super brincalhão, afetuoso. Aprende fácil a fazer as necessidades no local correto e gosta de roer ossinhos e gosta de biscoitinhos.

QUANTO CUSTA UM FILHOTE DE Lhasa apso?

Tudo depende do criador e dos pais do filhote. Em uma rápida pesquisa na internet o valor encontrado foi de R$ 500,00 a R$ 2500,00.

CINCO MELHORES CANIS DE lhasa apso NO CBKC:

  • Canil CUCCIOLI
  • Canil RMORETTO CANE
  • Canil BR YUZZO
  • Canil LIONS AMOEDO
  • Canil CHRYSANTEME

PRODUTOS RECOMENDADOS PARA lhasa apso:

 

FOTOS E IMAGENS DE lhasa apso

lhasa-apso

 

Crédito fotos:

http://cuccioli.com.br/

http://pixabay.com/en/animals-animal-dogs-pink-white-166872/

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

17 Comentários

  • Olá Mestre …Waldman.
    Eu sou proprietária de alguns e preciso organizar um canil em 3 grupos com espaço no sol .
    Pode dá idéias como resolver e soluções de canil em base alta para facilitar espaço e limpeza.
    Duas ninhada e um recém nascidos de dois dias; totalizando 9 unidade da família sem interesse de vendas.
    abraço aurinha.

  • OLá. Estou decepcionada com uma tosa horrível que fizeram no meu lhasa. o Rabo.. Tosaram o rabinho dele!! Está ridículo. ficou curto e sem corte. Mudei de tosador e me arrependi. GOSTARIA DE SABER SE O PÊLO DO RABO CRESCE normalmente. Pois nunca tinham tosado o rabo dele antes.

  • o meu filhote de lhasa apso não custou nenhum da queles preços o meu filhote com 2 messes custou 700.00 ahora ele tem 3 messes dúvidas de quando o pelo começa a ficar maior o pelo de fica maior com 6 messes ele faz um aninho com 12 messes então por isso observe bem nas rações de lhasa apso ou de raças pequenas ou até mesmo junior até quantos messes pode comer.Eu já estudei bastante sobre o lhasa apso vê esse vídeo do YouTube Link:https://www.youtube.com/watch?v=SRN79vZeGj4 dá uma curtida no vídeo dela porque ela sabe tudo de cachorros e só Pesquisar no YouTube:tudo sobre cachorros lhasa apso golden retrive ou sei lá.

  • Ql ração específica pela pelagem d lhasa O meu está cm seis meses so q o pelo dele não é tão grande ja vi mts cm 5 meses q o pelo e bem maior ok eu uso p pelagem dele crecer rápido????

    • O Lhasa é um cão de energia baixa a moderada.O meu é muito tranquilo e bonzinho.Só brinca e faz bagunça quando mexemos com ele ou vamos passear.Todavia se vc achar o teu quieto demais não custa dar um pulo no veterinário para ver se está tudo bem com ele.Se estiver tudo ok é porque este é o temperamento dele.

    • Pode.Já aviso que dá um certo trabalho pois o preparo para eles é diferente do nosso.Não pode cebola,alho,sal,pimenta,qualquer semente(seja de um tomate ou uma ameixa).Osso só o pescoço de frango cozido ou um calcanhar de boi.Tem alimentos proibidíssimos como noz pecã,abacate,carambola,café,chocolate,uva e uva passa.Depois de seis anos estamos voltando para ração pela praticidade e pelo fato de ter surgido ração superpremium não transgênica.

    • Pode.Já aviso que dá um certo trabalho pois o preparo para eles é diferente do nosso.Não pode cebola,alho,sal,pimenta,qualquer semente(seja de um tomate ou uma ameixa).Osso só o pescoço de frango cozido ou um calcanhar de boi.Tem alimentos proibidíssimos como noz pecã,abacate,carambola,café,chocolate,uva e uva passa.Depois de seis anos estamos voltando para ração pela praticidade e pelo fato de ter surgido ração superpremium não transgênica.

Deixe um comentário