Banner Multiplus
Lhasa Apso

Tudo sobre Lhasa Apso

Descrição do Lhasa Apso


Especificações do Lhasa Apso

Tamanho

15 a 25 cm

Peso

5 a 7 kg

Pelagem

O Lhasa Apso é conhecido pela sua pelagem brilhante e sedosa, comprida e densa. Apesar de os mais comuns serem brancos e dourados, a raça também apresenta cores como areia, mel, cinza escuro e preto. Precisa de escovação diária para que os pelos não embaracem e também exigem cuidado na região dos olhos, já que os pelos podem atrapalhar a sua visão quando não aparados corretamente.

Rações para Lhasa Apso


Saiba mais sobre raça

A saúde do Lhasa Apso

No geral essa é uma raça bastante saudável e não apresenta maiores complicações de saúde. Com um pouco mais de frequência é possível observar algumas alergias, principalmente de pele que podem ser difíceis de identificar por conta do pelo longo demais. Por isso cuidados na alimentação, banhos regulares com shampoo especial e o controle contra pulgas e carrapatos feito mensalmente ajudam a prevenir problemas como esses. O Lhasa Apso também pode ser acometido por algumas doenças genéticas. As mais comuns são: atrofia progressiva da retina, que se não for diagnosticada cedo pode levar a cegueira, e a displasia renal cística congênita onde os rins possuem um formato menor do que o esperado e irregular. Desta forma o animal deve seguir um acompanhamento com o médico veterinário desde filhote para garantir o funcionamento normal de todo o seu organismo. Pesquisas genéticas e sobre o canil escolhido podem auxiliar - e muito - na prevenção de problemas hereditários.

Temperamento do Lhasa Apso

Apesar de possuir a aparência de um cãozinho frágil e que só gosta de colo, o Lhasa possui muita energia e adora brincar, mas mesmo assim é uma raça que se adapta muito bem a pequenos apartamentos (desde que faça algumas caminhadas durante o dia). É bastante desconfiado com estranhos e vai latir para alertar seu tutor quando algum desconhecido se aproximar. No entanto costuma ser fiel, o que faz do Lhasa Apso um companheirão.

Inteligência e Obediência do Lhasa Apso

Segundo a classificação do ranking de inteligência canina descrita no livro A Inteligência dos Cães, de Stanley Coren, o Lhasa está na posição 68º. Isso não significa que ele não é inteligente, apenas afirma que trata-se de um cãozinho um pouco mais teimoso e disperso. Cachorros nesta categoria precisam de um maior número de repetições para assimilarem um comando e também exigem um treinamento diário para não esquecer o que aprendeu. Mas em sua maioria, cachorros dessa raça serão muito obedientes com seus pais humanos, já que são extremamente fiéis e apegados. Também é importante socializar o Lhasa desde pequeno, principalmente com crianças, já que eles não costumam ter muita paciência com elas.

Expectativa de vida do Lhasa Apso

A expectativa média de vida de um cachorro da raça Lhasa Apso fica entre 12 e 15 anos.

Cuidados específicos do Lhasa Apso

Deve-se ter um cuidado especial com os pelos do Lhasa. Por serem densos, precisam de banhos regulares e escovação diária para evitar emaranhamento - vale lembrar que os nós conferem muita dor aos pets, além do incômodo. Alguns tutores preferem tosar o animal que, apesar de ficarem sem os exuberantes e longos pelos, facilita na manutenção especialmente se o animal fica muito exposto a áreas externas. A tosa bebê é uma das favoritas dos pais de lhasas, oferecendo uma aparência de filhotinho mesmo aos adultos. Falando em áreas externas, o Lhasa Apso é um cachorrinho para se ter dentro de casa, não pode e não deve ser criado em quintais, por exemplo. Apesar de ser muito brincalhão e precisar de estímulos diários, não é um animal tão ativo assim e prefere caminhadas leves, não muito longas. Eles adoram, ainda, brincar com pelúcias. Por isso também se adapta muito bem vivendo em ambientes pequenos.

Curiosidades do Lhasa Apso

É muito comum confundirem o Lhasa Apso com o Shih tzu. Antigamente essa semelhança era ainda maior, já que a diferenciação entre raças só começou a acontecer há cerca de 150 anos, onde através de cruzamentos estabeleciam-se diferenças consistentes entre as raças. De qualquer forma, eles ainda são muito parecidos. A maior diferença está no focinho, já que o Lhasa possui o focinho mais alongado que o Shitzu. Mas os dois são igualmente fofos! Sabe o Floquinho, o cachorro do Cebolinha, da Turma da Mônica? Aquele verde mesmo. Pois bem, ele é um Lhasa Apso! Aquele montão de pelo na cara representa bem essa raça tão peludinha. O Lhasa Apso, devido à sua história e tradição, é considerado um cão que traz sorte! Assim como eles eram dados de presente pelos monges, antigamente, acredita-se que quando você ganha um Lhasa Apso, você está recebendo um amuleto da sorte.

Higiene e Limpeza para Lhasa Apso


Outros produtos para Lhasa Apso


Sentiu falta de alguma informação ou tem alguma sugestão para melhorar nossa página? Envie para a gente no email: [email protected]

Caracteristicas do Lhasa Apso

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais

Fotos de Lhasa Apso


Videos de Lhasa Apso