Melhor ração para gatos

Gatos são animais criteriosos em todos os sentidos e com a alimentação não é diferente. A escolha da ração felina pode nos fazer ficar em dúvida devido a vasta variedade existente no mercado. Porém, o critério indispensável para a escolha é a qualidade da ração. Alimentação de baixa qualidade pode ser prejudicial à saúde dos gatos e se tornar um problema a longo prazo. 

Em aspectos nutricionais, tanto a ração úmida quanto a ração seca são completas e suprem as necessidades do pet. A diferença entre elas é a presença de água, uma vez que  na ração úmida, a quantidade é bem superior à da seca. Essa escolha faz diferença se lembrarmos que estamos falando de animais que possuem o hábito de ingerir pouca água no seu dia-a-dia, concentrando a urina para eliminar pouca água e não ficarem desidratados. 

Por serem carnívoros estritos, os gatos necessitam não apenas de carne em sua dieta, mas principalmente das vísceras, que é onde se concentra grande quantidade de água e dos aminoácidos necessários. 

Gatos são bem seletivos com a alimentação e apesar de exigentes, necessitam de alimentação constante, por isso é interessante deixar a alimentação disponível em tempo integral e não em horários regulares como fazemos com os cães. Caso passem de 36h em jejum, os felinos domésticos podem desenvolver uma doença chamada lipidose hepática que pode ser fatal.

Um fato importante é que esses peludos  não são capazes de sintetizar certas substâncias, isto é, não produzem elementos como taurina, vitamina A e ácido aracdônico sendo necessário suplementar com alimentação adequada.

Como saber qual a melhor ração para o gato?

Rações do tipo super premium são ideais para os gatos, pois contêm maior concentração de nutrientes de boa qualidade. Em geral, elas contam com conservantes, palatabilizantes e corantes em menor quantidade se comparadas aos outros tipos de ração, além de priorizarem nutrientes de melhor procedência e mais “naturais”.

A alimentação premium é comercializada à preços extremamente acessíveis e geralmente são encontradas em supermercados. Esse tipo de alimento é feito com ingredientes de baixa qualidade e baixo teor nutricional, com isso, o cachorro ingere uma quantidade maior de ração para se saciar. Além da qualidade duvidosa dos ingredientes, a alimentação premium utiliza grandes quantidades de corantes e aromas artificiais em sua formulação.

Alimentação de tipo Standard também contém todos os nutrientes necessários na dieta dos gatos, porém a qualidade da proteína não é tão boa quanto a alimentação do tipo super premium. Consequentemente, os gatos irão ingerir mais ração que o normal para saciar a fome. Na maioria das vezes, esse tipo de alimento contém grande quantidade de conservantes, palatabilizantes e corante.

As rações do tipo especiais ou coadjuvantes/ medicamentosas como são popularmente conhecidas são indicadas para gatos em alguma condição especial ou doentes crônicos, como é o caso da doença renal felina. No caso das rações para doentes renais, a quantidade de sódio é menor do que nas outros tipos, evitando a complicação no quadro clínico.

É possível encontrar os valores nutricionais no site do fabricante ou no rótulo da embalagem do produto escolhido. Antes de comprar ração para seu pet, converse com o médico veterinário e analise junto com ele a situação do seu gatinho.

Sobre o autor

Gabriela Azevedo

Gabriela Azevedo

Formada em design gráfico e cursando medicina veterinária, profissão que herdei paixão graças ao meu pai. Catlover e apaixonada pelos meus 6 gatinhos (Tchantcham, Drake, Josh, Marie, Maysa e Cara Preta -in memoriam- ♥) e pelos pets agregados que fazem parte da minha vida (todos os que encontro. bem doida dos bichos!).

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.