Meu gato parou de usar a caixa de areia. E agora?

 

usar a caixa de areia

Seu gatinho sempre usou a caixa de areia sem problemas e agora ele começou a preferir lugares como embaixo da mesa, dentro do vaso de plantas, dentro do armário, enfim, todos os lugares, menos o que você gostaria? E agora, como fazê-lo voltar a usar a liteira? Por mais que pareça estranho para você, esse comportamento tem sentido para o seu gato. Se ele está 100% saudável e decidiu parar de usar a caixinha de areia, provavelmente é porque algo está o incomodando. Vamos descobrir o que pode ser?

Repare na caixa de areia

Quantas vezes você não procurou os óculos até lembrar que eles estavam na sua cabeça? Com a situação do cocô fora do lugar, é a mesma coisa. Muitas vezes o problema está bem onde nós nem procuramos: na própria caixinha de areia! Gatos são muito sensíveis. Pode ser que uma coisa que não te chamou a menor atenção, esteja estressando o seu gato, que o faz mudar o lugar do banheiro. Neste artigo vou te contar as razões mais comuns que fazem os  gatos pararem de usar a caixa de areia e como você pode agir para corrigir o problema (se for um caso simples). As vezes nem é tão complicado, um ajuste lá, uma limpadinha aqui e tudo se resolve.

1-    A caixa de areia está suja?

Por mais simples que seja, ter a caixa de areia limpa é essencial para alguns gatos. Alguns não se incomodam por usarem uma caixinha com umas pelotinhas no canto, já outros não passam nem perto de uma caixa de areia suja. Se você passa muito tempo sem limpar a caixinha, a sujeira deixada pelo seu gato pode ser um aviso de “limpe minha caixinha, por favor!”. Isso é fácil de corrigir: recolha as necessidades do seu gato mais vezes e mude a areia da caixa mais regularmente.

2-    Comprou areia nova?

A maioria dos gatos é muito apegada as suas rotinas. Trocar o tipo de areia pode trazer odores e sensações diferentes das quais o seu gato está acostumado. Se você experimentou uma areia nova recentemente, tente voltar para a antiga. Talvez a areia nova seja a causadora do problema. Mas caso você realmente precise trocar a marca ou tipo da areia, faça isso aos poucos – como você faria se estivesse trocando a marca da comida. Ah, e evite areia com odores, a maioria dos gatos não aprova!

3-    Cobertura para a caixinha?

Muitas pessoas instalam coberturas nas caixas de areia (também conhecidos como banheiros para gato ou caixas de areia cobertas) de seus gatos por pensarem que, assim como nós, eles também querem estar isolados enquanto fazem suas necessidades. Apesar de alguns até gostarem bastante da cobertura, a maioria acha a sensação estranha e ameaçadora. Lembre-se que os antepassados dos gatos, na natureza, têm como o momento de ir ao banheiro o mais vulnerável aos seus predadores. Além disso, uma cobertura prende o cheiro das necessidades do gato – o que é mais um ponto para ele não querer usar a caixa. Se você colocou uma cobertura na caixinha do seu gato recentemente, retire-a e veja se o comportamento muda.

caixa de areia coberta

4-    Caixinha de areia não é tamanho único!

Uma caixinha que seja muito grande ou muito pequena pode deixar seu gato desconfortável para usá-la como banheiro. Caixas muito pequenas podem fazer o gato se sentir preso ou não ter onde enterrar suas fezes. Já caixas muito grandes, podem armazenar mais odores. Opte por uma caixinha que seja, pelo menos, 1,5 ou 2 vezes o tamanho do seu gato e que tenha pelo menos a sua largura. Evite caixas que tenham altura maior que 10cm – especialmente se seu gato já for mais idoso.

5-    Cada um com sua caixinha!

Se você tem mais de um gato em casa, essa é para você. Gatos não gostam de dividir a caixa de areia (por preferirem tipos diferentes de areia, por não gostarem do cheiro, por causa do tamanho da caixa…). A regra é que o número de caixas é o número de gatos mais 1. Então tenha no mínimo uma caixa para cada gato e lembre-se de deixá-las em áreas diferentes da casa para manter a privacidade e o espaço de cada um. Ah, e lembre-se de não tirá-las do lugar. Com isso, além de evitar que eles fiquem confusos e façam a casa inteira de banheiro, você conseguirá manter a paz!

6-    Privacidade, por favor!

Gatos preferem um lugarzinho mais quieto para irem à caixinha, ao invés de ser na frente da família toda na sala de estar. Se você deixou a caixa de areia do seu gato no meio do corredor, na sala ou no quarto do seu filho pequeno que tem mil brinquedos, ele, provavelmente, ficará muito incomodado e procurará um local quieto para usar como banheiro. Por isso, prefira locais como a lavanderia, um quartinho quieto ou o banheiro mais isolado para deixar a caixa do seu gato e certifique-se de que não tenha barulho dos aparelhos, como máquina de lavar e aquecedor a gás, pois o som e o calor causado por esses aparelhos podem assustar seu gato e espantá-lo.

7-    Falta areia?

Se a caixa de areia não tem areia suficiente nem para o seu gato enterrar suas necessidades, ele, provavelmente, não a usará. Além disso, o odor das fezes ficará bem mais forte. Calma, não estamos dizendo para transbordar a caixa de tanta areia! Procure deixar mais ou menos 7cm de areia bem espalhada e limpa. Evite deixar mais do que 7cm de areia, pois com mais, o seu gato pode acabar com areia grudada nos pelos das pernas e na barriguinha – e ele não vai gostar nada disso.

8-    Nada de mudanças repentinas

Muitos tutores mudam a caixa de areia de lugar quando recebem visitas, para prevenir o mal cheiro. Por mais que você pegue seu gato e mostre onde a caixinha vai ficar durante aquele período, ele vai cheirar e não vai entender nada. A grande maioria dos gatos está acostumada a rotina e, entre outras coisas, não gosta que sua caixinha de areia seja mexida. Então tente não mexê-la, a não ser que seja extremamente necessário, ou que vá limpá-la. Se a mudança de local é 100% necessária, faça esse processo com calma. Mude primeiro dentro do mesmo cômodo (leve de um lado para o outro da parede), e assim vá levando a caixa gradativamente para o novo local que deseja.

9-    Associações traumáticas

Mesmo que a caixa esteja limpa, com areia e no local de sempre, qualquer coisa que assuste seu gato durante a ida à caixinha pode fazer com que ele associe a caixa ao ocorrido e prefira não usá-la mais por insegurança. Seja um latido de cachorro, uma telha solta no telhado, um barulho ou grito muito alto… Quase qualquer coisa pode se passar por uma ameaça e se tornar uma associação negativa. Para prevenir que isso aconteça, deixe a caixa de areia em um local seguro, silencioso, livre de outros animais e crianças. Caso seu gato já tenha sofrido algum trauma, você pode tentar criar associações positivas com o local: dar petiscos saborosíssimos apenas quando ele está próximo do local. Pode também mudar a caixa de lugar e coloca-la do outro lado da casa ou comprar uma nova e coloca-la em um lugar novo da casa (pode ser do mesmo modelo que a antiga, mas procure mudar algo, como a cor, ou um ou dois cm).

10- Razões de saúde

Quando os gatos ficam doentes seus hábitos podem mudar bastante. Infecções de trato urinário, parasitas, pedras no rim, cistite, infecções, etc. podem causar essas mudanças. Para prevenir esse problema, lembre-se de levar seu gato periodicamente ao veterinário e de alimentá-lo com a melhor comida possível (comida enlatada, ou seja, ração úmida, é melhor que rações secas pela grande quantidade de proteínas, redução de carboidratos e também porque ela contém mais água, que é essencial para a hidratação). Se o seu gato começar a demonstrar sinais de que está doente -letargia, perda de apetite, diarréia e vocalização extrema – vá ao veterinário o mais rápido possível, antes que isso afete os hábitos eliminatórios do gato e, principalmente, evoluam para um grau mais perigoso.

Mas e quando o problema não é a caixa de areia?

Não se pode culpar sempre a caixa de areia para todos os problemas de idas ao banheiro do seu pet. As vezes, a menor mudança no ambiente do gato pode causar estresse e alterar o seu comportamento. Por exemplo, mudar o sofá de lugar ou trazer um móvel novo (mesmo que ele não altere em nada a localização da caixa de areia) pode incomodar um gato que seja mais sensível. Um novo membro da família, como por exemplo a chegada de um bebê, pode confundir, amedrontar e ameaçar o gato e causar mais acidentes ainda.

Mas a boa notícia é que essas mudanças no ambiente do seu gato provavelmente só causarão uma confusão temporária, e aos poucos o pet vai voltando a usar sua caixinha de areia como antes – pelo menos, espera-se que isso aconteça.   Lembre-se: quanto mais você procurar entender seu gato e sua conexão com a caixinha de areia, mais chances você terá de prevenir esses problemas. E, caso eles já tenham se iniciado, você terá mais chances de combate-los com sucesso.   Pensar sobre e compreender o lado do seu pet é o primeiro passo para  ter um gato feliz e saudável.

Escrito por: Carolina Rocha – Médica veterinária e mestre em comportamento animal pela USP. Fundadora da empresa Pet Anjo que oferece dog walker, pet sitter e hospedagem com qualidade excepcional.

Sobre o autor

Carolina Rocha

Carolina Rocha

Médica veterinária e mestre em comportamento animal pela USP. Fundadora da empresa Pet Anjo que oferece dog walker, pet sitter e hospedagem com qualidade excepcional. Site: www.petanjo.com / www.blog.petanjo.com / www.carolinarocha.com.br

61 Comentários

  • Meu gato não quer mais usar a caixa de areia compartilhada e passou a fazer as necessidades no chão , nos tapetes.. Comprei outra caixa mas o outro gato que tenho acaba usando as duas.. não sei o que fazer..

    • Olá, Cris! O ideal, para quem tem mais de um gato, é sempre ter uma caixa de areia extra, ou seja, se você tem dois gatos, é legal ter três caixas e preferencialmente em locais diferentes da casa. Um abraço!

    • Olá, Rita! Entre em contato com o controle de zoonoses da sua cidade, pois eles poderão te orientar sobre clínicas que fazem o serviço sem custo ou a um valor bem mais baixo do que o mercado. Um abraço!

  • Achei um gato abandonado e o adotei, assim que coloquei a caixinha de areia ele usou tranquilamente, mas colocamos ele na cama e do nada ele fez um tanto de cocô em cima da cama, já fez no tapete e hoje no sofá, mas quando ele esta em outro comodo da casa ele usa a caixinha mesmo, já teve vezes que deixamos a porta do quarto aberta, ele tentou entrar e não deixamos, quando fechei a porta do quarto, ele foi na caixinha de areia e fez a necessidade, ou seja ele iria fazer na nossa cama de novo,mesmo estando no mesmo comodo da caixinha e com ela limpa…o que eu faço?

    • É muito raro que os gatos se comportem desta forma. Se ele não está com problemas de saúde (o que justificaria ele não conseguir “segurar”, por exemplo), isso pode ser comportamental. Sugiro que tenha pelo menos mais uma caixa em outro cômodo da casa e sempre as mantenha bem limpas – evite usar produtos com cheiro forte, sendo indicado, por exemplo, lavar com detergente neutro e água, apenas. Um abraço!

  • Tenho vários gatos, adotados, portanto, várias caixas de areia, deixamos sempre limpas, todos usam, menos ela!?
    Eu acho que da casa que eu adotei, ela só fazia no chão do quintal mesmo….o que faço?

  • Minha gata faz o xixi dentro da caixinha normalmente, mas o coco faz no chão. Mesmo a areia limpa, continua no mesmo lugar a caixinha, ela faz no chão. O que pode ser? Não sei oque faço.

  • Minha gata é castrada ela usava sempre a caixinha,mas de um tempo pra cá ela deixou e a caixa dela,fica no banheiro na parte de cima da casa,onde é o meu quarto só subo para dormir ou quando vou arrumar,a caixa dela é sempre limpinha lavada,a areia sempre trocada e isso me preocupa muito,não sei o que devo fazer

  • meu gato foi atropelado achei que ia morrer mas sobreviveu faz 5 dias ele so esta tomando leite nao quer racao faz xixi mas nao fez coco ainda to muito preocupada

    • Preocupada? levou no veterinário?Quando você for atropelada, fique em casa. Se tivesse levado, não estaria perguntando esse tipo de coisa! Animais sentem dor como nós sentimos!

    • Preocupada? levou no veterinário? Quando você for atropelada, fique em casa. Se tivesse levado, não estaria perguntando esse tipo de coisa! Animais sentem dor como nós sentimos! Coitado do ato… cinco dias sentindo muita dor e você esperando para ver se ele iria sobreviver! Veterinário não é frescura!

  • meu gato foi atropelado achei que ia morrer mas sobreviveu faz 5 dias ele so esta tomando leite nao quer racao faz xixi mas nao fez coco ainda to muito preocupada

    • Meus irmao deu umas chineladas no gato coitado sai de la tao brava que nao se falamos mais ate agora sera q adianta bater no gato? ha e ainda esfregou a cara dele no coco

  • Obrigado pelas informações que, talvez sejam produtivas. Estou disposto a tentar essa técnica, uma vez que considero válida toda e qualquer tentativa que possa harmonizar nossas relações sociais com pessoas e até mesmo com nossos animais de estimação.

  • Olá, tenho 5 gatos adultos, e eles sempre usaram a caixinha. Uma delas às vezes fazia xixi ou cocô em outro lugar, mas era bem de vez enquando, só que de um tempo pra cá ela praticamente parou de usar a caixa de areia, faz xixi e cocô pela cozinha e área de serviço e não sabemos mais o que fazer. Não é a caixa de areia, não chegou ninguém novo, não mudamos nada e ela está saudável. O que fazemos? Está enlouquecedor! Tem algum produto que podemos usar?

  • Pelo amor de Deus alguém me ajuda! Eu tenho um gato Persa de uns 3 anos, já castrado e ele sempre usou a areia, tudo normal… Daí no ano passado, compramos uma Bulldog Francês, com isso, tivemos que colocar uma grade na porta do quartinho aonde estava a caixa de areia (porque se não a cachorra fica xeretando)… Por muito tempo meu gato continuou usando a caixa, ele pulava a grade e ia tranquilamente… Mas já faz talvez 1 mês que ele está fazendo xixi e coco no jornal da cachorra! Eu não sei o que fazer, porque ele fica tentando enterrar o jornal e acaba que fica fedendo xixi! :/ Preciso de ajuda!

    • Se vc tem um gato, o ideal é usar duas caixas de areia (em locais diferentes e onde ele costuma ficar) e de preferência sem barreiras no caminho para a caixa, pois seu gato vai procurar o que estiver mais fácil ou acessível para ele.

      Lembre-se que vc deve procurar maneiras de fazer com que o seu cão deixe de procurar ou “xeretar” a caixa do felino, sem criar barreiras no ambiente.

      Quanto ao gato está usando o jornal, como citei, provavelmente o acesso é mais fácil do ponto de vista do animal ou ele está marcando território.

      Um abraço.

  • OLA TENHO UMA GATINHA DE UNS 6 MESES, ELA ESTA EMPURRANDO COM A CABEÇA A CAIXA DE AREIA E DEFECANDO NO CHÃO NO LUGAR ONDE FICA A CAIXA, OQUE POSSO FAZER PRA MUDAR ISSO?

    • Tente fazer um teste com outros tipos de areia diferentes (granulação maior ou menor) e sem cheiro de preferência e disponibilize mais uma caixa de areia em outra parte da casa. Dê preferência para um local tranquilo e que o seu gato costume frequentar.

  • Eu acho que quando o mau comportamento começa, ele nunca mais vai parar. Meu gato, diferente da fêmea, faz cocô fora da caixa (ambos são filhotes de 8 meses,castrados. A fêmea chegou primeiro). Quando eu o impeço de fazer no local preferido, ele volta a usar a caixa, mas apenas por um breve período. Logo arranja outro canto. Já fiz de tudo: levei no vet (está saudável), troquei a areia, coloquei mais caixas, usei cheiros desagradáveis e xixi não pode, cobri com alumínio, fita adesiva… até a ração eu já coloquei onde ele gostava de usar como banheiro. Faltou fazer em cima do pote de comida. Enfim… É triste. Quero só ver quando eu me mudar pro meu miniape de 30m2 sem varanda. Vai ser divertido. Sqn.

    • resolveu?

      já resolvi , 3 vezes com gatos diferentes esse problema .

      eu e minha esposa tinhamos 1 gato . achei 2 filhos na rua quando estava passeando com meu cachorro .

      o macho chegou comeu rodou a casa toda e foi na caixinha fazer xixi e coco a femea no dia seguinte foi no cantinho do quarto e fez xixi e coco

      isso durou uns 2 meses tinhamos que limpar o quarto todo dia de manha e nada ai tivemos que prender ela no outro quarto sozinha para no dia seguinte ir castrar já estava na hora e ela com 6 a 7 meses ja estava querendo cruzar sorte que o irmão dela não queria e a outra era uma gata !!!!

      sabe o que aconteceu? ela usou a caixinha então fui fazer um teste deixamos ela no quarto mais 5 dias .

      resultado? Ela ó fez na caixinha .

      depois soltamos ela e ela nunca mais fez fora da caixinha .

      o 4 gato fazia na caixinha mais queria brigar , sabe o que fizemos ?

      prendemos no outro quarto sozinho 3 dias .

      quando saiu parou de arrumar confusão !

      acho que esse isolamento munda um pouco o temperamento do gato !

  • Meu gato está fazendo cocô no meu sofá e na minha cama ?
    Havia um monte de terra no quintal que ele usava além da caixa de areia. Precisei tirar o monte de terra, como ele tb usava a caixinha achei que não teria problema. Agora ele faz no chão do quintal. Não usa mais a caixa e pra piorar, começou a fazer no meu sofá e na minha cama.

  • Meu gato tem 8 meses, teve diarreia e começou a urinar e defecar fora da caixa. Quando melhorou, voltou a urinar na caixa, mas continua defecando fora. Há alguns dias a diarreia fica voltando e passando, e ele continua do mesmo jeito, urinando na caixa e defecando fora.

  • Tenho dois gatos um cudei desde um mes hoje ele tem um ano eoito meses o outro sempre vinha brincar com ele em baixo da arvore ate o dia que dei os braço e o ajudei a descer da arvore ficou comigo ambos usavam a mesma caixa so que quando o mais novo ficou no ciu faz xixi em toda casa queria muito que eles voltassem a rotina de antes usar caixa de areia, nao sei o que fazer gostaria muito que eles voltassem ser como antes por favor ajude -me

  • Tenho dois gatinhos castrados, um de um ano e pouco e outro de uns 8 meses mais ou menos, pois adotei ele grandinho. Um ja castrei faz tempo e é bem educado, o outro castrei a um mes, sempre foram bem educadinhos, mas agora o mais novo passou a fazer xixi na caixa, mas coco no tanque…e qdo deixo alguma coisa no tanque, ele faz embaixo do armario da cozinha, eles têm duas caixas e limpo muito bem desde sempre, não mudei de lugar e nada aconteceu de diferente, e ele esta super saudavel, bem sapeca, mas so faz na cx se eu desconfiar antes e coloca-lo la. Não sei o que fazer…

    • Eu tive um problema parecido. Estava usando a sílica grossa, e os meus gatinhos tinham dificuldade em enterrar o coco. Como costumo ter duas caixas, mantive a sílica grossa em uma e comprei a sílica fina e botei em outra. Voltaram a fazer no lugar, mas não usam mais a sílica grossa, só pra fazer xixi.
      Cheguei a conclusão que eles preferem texturas mais finas. A desvantagem é que espalha muito.

    • deixe ele em um lugar trancado com a caixa de areia agua e comida longe da areia é claro e a agua longe da comida pois os gatos nao gosta da agua perto da comida e isso é verdadeiro nem perto de onde eles fazem xixi e coco entao arrume um lugar e deixe por uma semana ele vai acostumar a fazer dentro da areia por nao ter outra opção eu fiz e deu certo bjs

  • Meu gato tem 7 meses e fazia no meu quintal em diversos locais, na parte cimentada e na parte de terra também. Mas há uns dois meses começou a fazer no tapete do banheiro, estou mantendo a porta fechada, aí ele fez no tapete do meu quarto. Não tivemos nenhuma mudança para que ele mudasse de comportamento. O que pode ser e como eu posso resolver isso?

  • Tenho duas femeas de 01 ano que sempre fizeram suas necessidades na caixinha…Porém de alguns meses para cá, quase não usam a caixa e resolveram urinar em todos os locais que acham panos ou tapetes…Minha mãe está começando a se estressar e já quer que eu dê as minhas gatinhas…Me ajudem, já tentei de tudo…O pode e não pode, trocar a caixa de areia e mudar a marca da areia… mas nada mudou!!!

    • Estou com o mesmo problema com uma das minhas gatas. Não temos mais tapete em casa e qualquer pano que esquecemos ela faz xixi, além disso passou a fazer cocô fora da caixa, na maioria das vezes próximo da caixa, mas no chão. Será que alguém pode nos ajudar?

  • Bom dia!
    Tenho duas gatinhas. Uma de um ano e três meses e a outra de 5 meses completando 6 no final deste mes de Junho. A de 5 meses começou a urinar em duas caixas de papelão que forrei com toalhas para que deitassem ali e escolhesse qual iria ficar. A mais velha escolheu a dela e sempre dorme lá quando deseja. a mais nova nunca dorme ali, mas entra e logo sai. Não aceitam caminhas de jeito nenhum. Alem de não aceitar a caminha fez xixi nelas. Tirei a toalha de uma, lavei e recoloquei. Aí fez xixi na cx da mais velha.
    Ela não deixou de usar a cx de areia. Sempre vai lá. Mas nesta semana teve este comportamento.
    Poderia me ajudar?
    Desde já obrigada pela atenção.

    • Retire toalhas, panos e papelão do chão, elas irão se acostumar a fazer em qualquer pano que estiver no chão porque elas entendem que ali é o lugar de fazer o xixi, tem caminhas super baratas em lojas de 1,99, apenas coloque em um lugar longe da que elas já fazem xixi, compre duas caixas de areia e areia de gato, no supermercado ou em lojas de pets tem um produto próprio para educar, um em gotas que voce pinga nos lugares que voce quer que ela faça xixi , e o outro maior em spray em lugares em que voce nao quer q ela faça, pingue duas gotinhas nas caixas do produto ”pode” todos os dias e leve as duas até a caixa de areia agradando e dando carinho, e passe o spray do ”não pode” em tudo, na sua cama, sofá, tapete, pano de chão do banheiro, e principalmente na cama delas. Sempre eduque as duas, e não só uma, mesmo a que ja esteja fazendo certo. Espero ter ajudado. Beijos

  • Minha gatinha tem seis anos. Quando mudamos para um apartamento pensamos q n iria se adaptar mas graças a Deus td transcorreu bem. Colocamos uma banheira para ser seu banheirinho com areia e ela sempre fez td direitinho por lá contudo como o odor estava ficando forte por mais que impasse comprei uma caixa de areia coberta. Ela n quer mais fazer necessidades. Estou desesperada. Sempre foi MT saudável nunca teve problemas de saúde e agora está triste. Como faço para que ela se adapte ao novo banheiro sem traumas? Abraço!

    • Troca a caixa de areia coberta pela aberta, pois a coberta deixa os odores mais fortes dentro da caixa, e se o cheiro é muito forte, troca de areia gradualmente para uma de silicato, ela ”suga” todo o cheiro da urina, porem tem gatos que querem sentir o cheiro da propria urina na hora de fazer o xixi, e enterra-lo para ter certeza que fez, entao caso ela nao gostar da areia de silicato, ai vai uma dica: compra uma areia normal, e toda vez que ela fizer, remove os torroes e joga por cima talco de neném, vai mascarar o cheiro forte mas nao vai remover totalmente, deixando ela feliz e voce também. Beijos

  • Tenho 4 gatos, 3 fêmeas e 1 macho, todos castrados. Usavam a mesma caixa normalmente, de repente deixaram de usar e passaram a fazer suas necessidades nos jardins dos vizinhos, gerando muitas queixas. Estou tentando contornar e deixá-los trancados em casa a noite toda, mas está difícil. Como fazer para voltarem a usar a caixa?

    • É maravilhoso quando eles fazem suas necessidades fora de casa, porem nao no jardim dos vizinhos, tem um produto para educar em lojas de pets ou supermercados que é o ”pode” e o ”não pode”, deixe a caixa de areia mais atrativa do que o jardim do vizinho, compra mais de uma caixa, assim não fica suja tão rapido, e pinga 6 gotinhas do ”pode” dentro da areia todos os dias e leve-os na caixa sempre agradando e dando carinho mostrando onde deve ser feito, o processo é demorado, mas tranca-los em casa vai deixa-los estressados, solte-os apenas se ver que já fizeram suas necessidades na caixa! Espero ter ajudado. Beijos

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.